Bragança Paulista - A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) celebra o retorno das corridas de rua homologadas pela entidade em 2021, depois de mais de um ano e meio por causa da pandemia. A Meia Maratona do Rio | Claro, neste domingo (14/11), e a Maratona do Rio COSAN, que será disputada no feriado de segunda-feira (15/11), receberam os permits e os selos prata e ouro, respectivamente, de reconhecimento de competições oficiais.
Para o diretor executivo da CBAt, Cláudio Castilho, o retorno das corridas de rua, tanto para o atletismo regional como o nacional, é fundamental para a sobrevivência do sistema. “Sabemos que o Brasil vinha num desenvolvimento interessante neste segmento de corrida de rua, com muitos eventos acontecendo no País inteiro, em todos os Estados e a pandemia simplesmente não só causou o impacto da interrupção dos eventos como abalou o próprio segmento, com muitas empresas fechando as portas, a cadeia produtiva do movimento corrida de rua foi extremamente impactada. Eu tive muitas reuniões com organizadores de eventos e sei o quanto esse segmento sofreu”, observou Castilho, que estará presente nas competições.
As provas do Rio são tradicionais no calendário da cidade e do Brasil, reúnem corredores amadores do Brasil inteiro e atletas de elite também. "É uma prova de peso, que simboliza, de fato, o retorno do segmento. E a CBAt faz questão de estar junto porque é a marca da nova gestão, de olhar com um pouco mais de carinho para esse setor, apoiar todos os membros dessa cadeia, principalmente os organizadores e as federações”, prosseguiu Cláudio Castilho.
“A volta das corridas de rua homologadas pela CBAt, com permit, são extremamente importantes. Os atletas podem retomar às provas com a segurança de integridade física, sabendo que terão as ambulâncias necessárias, os postos de hidratação adequados, arbitragem oficial e o percurso aferido para o registro de todos os resultados reconhecidos”, comentou o presidente do Conselho de Administração da CBAt, Wlamir Motta Campos.
As duas provas terão a presença do medalhista olímpico Arnaldo de Oliveira, integrante do Programa Ídolos Loterias Caixa da CBAt. "A retomada das corridas de rua é de suma importância, agora que a maioria da população já está vacinada. É bom para os atletas, os patrocinadores podem voltar, é o início de uma nova vida normal. E importantíssimo as provas do Rio terem o permit, a chancela da CBAt, que sirvam de modelo para as demais corridas de rua", afirmou Arnaldo que fará as largadas e premiações, participará do aquecimento e vai interagir com os atletas de elite no hotel e na prova e entre os convidados e atletas para autógrafos e estímulo.
A Maratona do Rio Cosan terá largadas em ondas, a partir das 5 horas do dia 15, na Avenida Infante Dom Henrique, no Aterro do Flamengo, mesmo local das chegadas. Já a Meia Maratona será disputada a partir das 5 horas deste domingo, com largadas também em ondas. Os tiros de partida serão dados na Avenida Delfim Moreira, no Leblon, e a chegada ocorrerá no Aterro do Flamengo.
Mais informações no site www.maratonadorio.com.br
A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a saúde integral dos atletas e apoio às competições como os dois eventos do Rio.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe -helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
A competição - com provas de 5 km e 10 Km -, que já foi a Capital do Brasil e para as regiões Sudeste e Nordeste agora chega ao Centro-Oeste na sexta de 11 etapas, antes de ir também para o Norte e o Sul do País; o atleta olímpico Bruno Liz Tenório será o padrinho da prova em Goiânia
A competição levará a João Pessoa estrelas da seleção convocada para o Sul-Americano Sub-18 e clubes de todo o País; as provas serão transmitidas pela TV Atletismo Brasil e secretário Lindolfo Pires diz que o Estado "vive um grande momento no esporte"
O atleta conquistou o ouro na Gymnasíade do Bahrein, nesta terça-feira (29/10), com a marca de 20,59 m; ainda compete no Sul-Americano de San Luis (Argentina) em dezembro com o Atletismo Brasil
A Nota Oficial 167/2024 também traz orientações para os profissionais que vão fazer os cursos de Marcha Atlética, Meio-Fundo e Fundo e Provas Combinadas, todos em novembro, no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista (São Paulo)