Bragança Paulista - A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) assinou Termo de Compromisso ao Programa Esporte Seguro para as Organizações, uma iniciativa do Comitê Olímpico do Brasil (COB), realizado pelo Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), com o objetivo de tornar o esporte um lugar seguro para toda a comunidade de todas as modalidades, o atletismo entre elas. O Programa pode ser aplicado por todas as entidades nacionais de administração do esporte filiadas, vinculadas e reconhecidas pelo COB.
Os objetivos principais do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) com o Programa Esporte Seguro para organizações são:
1) Disseminar a importância do assunto, apoiar as organizações e difundir amplamente temas relacionados ao Esporte Seguro, como violência, assédio, abuso, racismo, ética, dentre outros que podem se manifestar no meio esportivo, contribuindo para a cultura de prevenção, reconhecimento, enfrentamento e adoção de boas práticas, conforme a legislação vigente;
2) Incentivar campanhas educativas nas organizações sobre os temas do Esporte Seguro;
3) Dar subsídio às organizações para implementar ações efetivas de segurança no esporte, provendo informação, conhecimento e incentivando a criação de canais de denúncia, a disseminação da informação, a realização de treinamentos, entre outros.
"Proteger atletas, mulheres e homens, e outras potenciais vítimas de violência no esporte é algo muito importante e essencial", afirma o presidente do Conselho de Administração da CBAt Wlamir Motta Campos.
A CBAt está engajada em todas as ações no sentido de transformar o atletismo em um lugar seguro. Já exige, desde abril, a apresentação do certificado de conclusão do Curso de Prevenção ao Abuso e Assédio do Instituto Olímpico Brasileiro, do Comitê Olímpico do Brasil (COB), como pré-requisito para treinadores e membros de equipe multidisciplinar integrarem as seleções brasileiras de atletismo bem como para árbitros atuarem como delegados em competições nacionais. A exigência está em vigor desde o dia 1º de agosto.
A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a saúde integral dos atletas e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe -helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
A competição - com provas de 5 km e 10 Km -, que já foi a Capital do Brasil e para as regiões Sudeste e Nordeste agora chega ao Centro-Oeste na sexta de 11 etapas, antes de ir também para o Norte e o Sul do País; o atleta olímpico Bruno Liz Tenório será o padrinho da prova em Goiânia
A competição levará a João Pessoa estrelas da seleção convocada para o Sul-Americano Sub-18 e clubes de todo o País; as provas serão transmitidas pela TV Atletismo Brasil e secretário Lindolfo Pires diz que o Estado "vive um grande momento no esporte"
O atleta conquistou o ouro na Gymnasíade do Bahrein, nesta terça-feira (29/10), com a marca de 20,59 m; ainda compete no Sul-Americano de San Luis (Argentina) em dezembro com o Atletismo Brasil
A Nota Oficial 167/2024 também traz orientações para os profissionais que vão fazer os cursos de Marcha Atlética, Meio-Fundo e Fundo e Provas Combinadas, todos em novembro, no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista (São Paulo)