Bragança Paulista - O Brasil será a sede de três campeonatos sul-americanos em 2022. A novidade foi anunciada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) neste domingo (21/11), após reunião virtual das federações da área com a Atletismo Sul-Americano (ex-Consuldatle), realizada no sábado (20/11).
A abertura do encontro de dirigentes sul-americanos foi feita pelo presidente da World Athletics Sebastian Coe, que falou das medalhas ganhas pelo Continente nos Jogos Olímpicos, com destaque pontual para o brasileiro Alison dos Santos, bronze nos 400 m com barreiras.
O Brasil receberá o Campeonato Sul-Americano de Cross Country, em Serra, no Espírito Santo, no dia 27 de março de 2022. Havia outros países interessados inicialmente, mas o Brasil tinha uma candidatura consolidada que foi eleita com tranquilidade.
O Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), em São Paulo, será a sede do Campeonato Sul-Americano Sub-18, de 9 a 11 de setembro - a categoria de entrada nas competições internacionais. Lima, no Peru, e Guayaquil, no Equador, também apresentaram candidaturas, mas a brasileira saiu vitoriosa.
O Campeonato Sul-Americano Sub-23 será em Cascavel, no Paraná, de 30 de setembro a 2 de outubro, juntando participantes de uma categoria importante por reunir atletas que formarão a base para a seleção olímpica do Brasil em Paris-2024. O Brasil foi candidato único.
A ideia da CBAt é trazer os grandes eventos para o Brasil para desenvolver o esporte nas várias regiões do País e estimular mais atletas a competir. Todas as competições terão transmissão do Canal Olímpico, do Comitê Olímpico do Brasil (COB). "O objetivo é trazer grandes eventos. O Brasil mostrou que tem credibilidade. As federações da América do Sul manifestaram surpresa sobre como o Brasil conseguiu recursos para continuar investindo e realizando as competições mesmo na época de pandemia", afirmou Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt.
O Brasil se candidatou também a sede do Pan-Americano de Cross, mas a CBAt ainda está em negociação com a Associação Pan-Americana. Da mesma forma, poderá receber uma das etapas da Continental Tour da World Athletics, bem como a Colômbia e o Equador. Os eventos ainda estão em negociação com a WA e as federações dos três países para que haja sintonia de datas e provas que comporiam o programa horário. A competição soma pontos importantes no Ranking Mundial e ajudará atletas que estiverem buscando índices para o Mundial de Oregon, nos EUA, em 2022.
O Brasil também é candidato a receber um challenge de marcha atlética, em apoio aos marchadores do País que têm grande potencial para Paris-2024 como Caio Bonfim, Matheus Correa e Érica Sena, que competiram nos Jogos de Tóquio.
A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a saúde integral dos atletas e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe -helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
A competição - com provas de 5 km e 10 Km -, que já foi a Capital do Brasil e para as regiões Sudeste e Nordeste agora chega ao Centro-Oeste na sexta de 11 etapas, antes de ir também para o Norte e o Sul do País; o atleta olímpico Bruno Liz Tenório será o padrinho da prova em Goiânia
A competição levará a João Pessoa estrelas da seleção convocada para o Sul-Americano Sub-18 e clubes de todo o País; as provas serão transmitidas pela TV Atletismo Brasil e secretário Lindolfo Pires diz que o Estado "vive um grande momento no esporte"
O atleta conquistou o ouro na Gymnasíade do Bahrein, nesta terça-feira (29/10), com a marca de 20,59 m; ainda compete no Sul-Americano de San Luis (Argentina) em dezembro com o Atletismo Brasil
A Nota Oficial 167/2024 também traz orientações para os profissionais que vão fazer os cursos de Marcha Atlética, Meio-Fundo e Fundo e Provas Combinadas, todos em novembro, no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista (São Paulo)