Capa

CBAt aprova filiação de nova federação de atletismo do Rio

07.12.2021  |    27 visualizações

A FERAT passa a ser a responsável pela gestão do esporte no Estado, um dos que já revelou importantes talentos para o Brasil. O presidente da CBAt, Wlamir Motta Campos, comemorou a filiação da nova entidade pela coragem da busca por soluções

Bragança Paulista - O Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) aprovou, em sua reunião de segunda-feira (6/12), por unanimidade, a filiação da FERAT, a nova Federação Estadual Rio de Atletismo. A FERAT, presidida por Robson Maia, passa a integrar o sistema federativo e ser a única entidade responsável pela administração do atletismo no Estado do Rio de Janeiro. 

A FARJ continua a existir, mas fora do sistema confederativo. O Conselho aprovou o desligamento tácito da entidade porque há mais de dois anos não está em pleno exercício no gozo de seus direitos, conforme prevê o Estatuto da CBAt e a Lei Pelé (Lei 9.615). A FARJ já não tinha presença na Assembleia Geral por não atender os requisitos necessários.

Pela Lei Pelé, apenas uma entidade pode ser responsável pela administração da modalidade no Estado e esta representante passa a ser a FERAT.  A partir de janeiro, a FERAT assinará os contratos com a CBAt para ter os direitos, inclusive a recursos, bem como as obrigações de uma federação. Os clubes do Rio de Janeiro terão de se filiar à FERAT para que os atletas continuem a ter os seus direitos federativos.

"Começa uma nova história no atletismo do Estado do Rio de Janeiro", afirma Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt. "Faço um reconhecimento à FERAT pela coragem de buscar solução para um problema que parecia insanável, sem ódio", acrescentou.

A direção da FERAT é formada por Robson Maia, presidente, Jorge Archanjo, vice-presidente,  Nelson Rocha dos Santos, diretor técnico, e Weldon Massi, diretor executivo.

"Recebo esse comunicado muito feliz e emocionado. Aguardamos os próximos passos e certamente a FERAT será uma grande federação e vai contribuir para o resgate do atletismo do Rio de Janeiro e nacional. Vamos trabalhar muito para que tenhamos um atletismo cada vez mais forte", disse Robson Maia.

A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a saúde integral dos atletas e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe -helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.

Leia também...
30.10.2024

A competição levará a João Pessoa estrelas da seleção convocada para o Sul-Americano Sub-18 e clubes de todo o País; as provas serão transmitidas pela TV Atletismo Brasil e secretário Lindolfo Pires diz que o Estado "vive um grande momento no esporte"

29.10.2024

O atleta conquistou o ouro na Gymnasíade do Bahrein, nesta terça-feira (29/10), com a marca de 20,59 m; ainda compete no Sul-Americano de San Luis (Argentina) em dezembro com o Atletismo Brasil

28.10.2024

A Nota Oficial 167/2024 também traz orientações para os profissionais que vão fazer os cursos de Marcha Atlética, Meio-Fundo e Fundo e Provas Combinadas, todos em novembro, no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista (São Paulo)

28.10.2024

A saltadora, que é recordista nacional da categoria do distância e triplo, disputa a competição que será realizada de sexta-feira a domingo (1 a 3/11), na Vila Olímpica da Parayba, em João Pessoa, com transmissão da TV Atletismo Brasil