Bragança Paulista - O Brasil será a sede do Campeonato Pan-Americano Sub-20. A Associação Pan-Americana de Atletismo (APA) confirmou a informação para a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) nesta quinta-feira (27/1). A competição será realizada nos dias 4 e 5 de junho.
O Pan-Americano Sub-20 estava marcado para o Chile, em outubro de 2021, mas foi adiado. Na semana passada, o Chile declinou da candidatura e a CBAt apresentou o nome do Brasil. A Colômbia também chegou a apresentar candidatura, mas não conseguiu os aportes financeiros necessários para manter a proposta.
"Estamos seguros de que será um grande evento pela histórica tradição do Brasil que já realizou eventos como os Jogos Olímpicos, os Jogos Pan-Americanos, Sul-Americanos e Mundiais. Será uma oportunidade para que os atletas dos países das Américas tenham a oportunidade de integração após dois anos muito duros de pandemia do coronavírus", disse o presidente da APA, Marcos Oviedo.
"Esperamos que todos os países de América se motivem e façam esforços para participar do evento e possamos mostrar o melhor de nossa juventude atlética do continente em competição", acrescentou Oviedo.
"Foi um dia muito especial. Nós tivemos a confirmação pela APA que realizaremos o Pan Sub-20 no Brasil, nos dias 4 e 5 de junho. O Brasil recupera o protagonismo nos grandes eventos na América do Sul. Este foi um compromisso de campanha e está sendo cumprido", disse Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt, observando que o Brasil fará também o Pan-Americano e o Sul-Americano de Cross Country, o Sul-Americano Sub-18 e o Sul-Americano Sub-23.
A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a saúde integral dos atletas e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe -helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
A competição levará a João Pessoa estrelas da seleção convocada para o Sul-Americano Sub-18 e clubes de todo o País; as provas serão transmitidas pela TV Atletismo Brasil e secretário Lindolfo Pires diz que o Estado "vive um grande momento no esporte"
O atleta conquistou o ouro na Gymnasíade do Bahrein, nesta terça-feira (29/10), com a marca de 20,59 m; ainda compete no Sul-Americano de San Luis (Argentina) em dezembro com o Atletismo Brasil
A Nota Oficial 167/2024 também traz orientações para os profissionais que vão fazer os cursos de Marcha Atlética, Meio-Fundo e Fundo e Provas Combinadas, todos em novembro, no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista (São Paulo)
A saltadora, que é recordista nacional da categoria do distância e triplo, disputa a competição que será realizada de sexta-feira a domingo (1 a 3/11), na Vila Olímpica da Parayba, em João Pessoa, com transmissão da TV Atletismo Brasil