Bragança Paulista - A Confederação Brasileira de Atletismo lamenta a morte do treinador Jorge Peçanha ocorrida nesta quinta-feira (17/2), professor que foi referência e um dos precursores da prática do atletismo na Universidade de Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul. Pai e treinador do atleta olímpico Fabiano Peçanha, Jorge sofria de Mal de Alzheimer havia seis anos e estava hospitalizado em Santa Cruz do Sul. A CBAt e toda a comunidade do atletismo apresentam profundo pesar aos familiares e amigos.
"Meu pai e grande mestre Jorge Peçanha cumpriu seu ciclo e descansou. Obrigado por tudo e por tanto que representou em minha vida. Nenhum ser humano é imortal, mas alguns são eternos e você é um deles", disse Fabiano Peçanha, em seu instagram.
Fabiano, de 40 anos, segue os passos do pai e é treinador da equipe santa-cruzense Associação Medalha de Ouro (AMO) que, inclusive, trabalha com a revelação de talentos. Fabiano estava escalado para a seleção brasileira que viajou nesta quinta-feira para o Sul-Americano Indoor de Cochabamba, na Bolívia, como técnico da atleta Jaqueline Beatriz Weber, dos 800 m e dos 1.500 m, mas teve de cancelar para ficar perto da família.
Observa que aprendeu muito com o pai. "Tive minha carreira inteira com ele e muito da metodologia que aplico hoje nos atletas aprendi com ele. Essa convocação para ser treinador da seleção brasileira eu dedico a ele."
Fabiano foi atleta por 24 anos, com destaque para as medalhas de bronze nos 800 m conquistadas nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo-2003 e do Rio-2007. Também foi semifinalista da prova nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008 e Londres-2012 e medalhista de ouro na Universíade de Izmir-2005. É formado em Educação Física e Fisioterapia. É vice-presidente da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (COB).
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe -helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
A competição levará a João Pessoa estrelas da seleção convocada para o Sul-Americano Sub-18 e clubes de todo o País; as provas serão transmitidas pela TV Atletismo Brasil e secretário Lindolfo Pires diz que o Estado "vive um grande momento no esporte"
O atleta conquistou o ouro na Gymnasíade do Bahrein, nesta terça-feira (29/10), com a marca de 20,59 m; ainda compete no Sul-Americano de San Luis (Argentina) em dezembro com o Atletismo Brasil
A Nota Oficial 167/2024 também traz orientações para os profissionais que vão fazer os cursos de Marcha Atlética, Meio-Fundo e Fundo e Provas Combinadas, todos em novembro, no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista (São Paulo)
A saltadora, que é recordista nacional da categoria do distância e triplo, disputa a competição que será realizada de sexta-feira a domingo (1 a 3/11), na Vila Olímpica da Parayba, em João Pessoa, com transmissão da TV Atletismo Brasil