Capa

Agenda extensa em Brasília marca véspera de carnaval

28.02.2022  |    34 visualizações

Festival em Sobradinho, conversas com autoridades do esporte e reunião com as Loterias Caixa estiveram entre as atividades do presidente do Conselho de Administração da CBAt Wlamir Motta Campos no Distrito Federal

Bragança Paulista - O presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Wlamir Motta Campos, teve uma agenda extensa em Brasília (DF), na semana que antecedeu o carnaval brasileiro de 2022. Os compromissos incluíram, inclusive, a presença no I Festival de Atletismo de Sobradinho, realizado no Estádio Agustinho Lima, com 300 alunos, crianças e jovens de 10 a 17 anos, e provas dos 50 m, 400 m, arremesso do peso, salto em altura e salto em distância.

O CASO - Centro de Atletismo de Brasília - tem parceria com a escola CEF 01 de Sobradinho e fez uma peneira com o objetivo de montar um projeto de atletismo. A escola mandou cinco turmas do 6º e 7º anos. "A escola pediu que fizéssemos esse festival e demos o suporte - árbitro, pista etc - fazendo um Festival da Caixa", contou o treinador João Sena, responsável pelo CASO, antes de viajar, na madrugada desta segunda-feira (28/2) para Mascate, Omã. A equipe do Distrito Federal tem sete dos 15 marchadores que foram para o Mundial de Marcha Atlética por Equipes em Mascate.

Compareceram ao evento, a convite do presidente da CBAt, Bruno Souza, secretário Nacional de Esportes de Alto Rendimento, e Marco La Porta, vice-presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Francisco Xavier de Oliveira, presidente da Federação de Atletismo do Distrito Federal, e Ricardo Vidal, assessor de Relações Institucionais da CBAt em Brasília, também estiveram no festival.

"Foi uma agenda muito boa, bem ampla", disse Wlamir, que visitou Ronaldo da Costa, ex-maratonista recordista mundial. Formado em Educação Física Ronaldo agora é treinador - dá aulas de iniciação para crianças e jovens no Centro Olímpico de Atletismo de Samambaia, Distrito Federal. 

Wlamir esteve no Palácio do Planalto na cerimônia de lançamento do Plano Nacional do Desporto (PND), enviado como Projeto de Lei para o Congresso Nacional. E participou de duas reuniões no Ministério da Cidadania, com Bruno Souza, secretário Nacional de Esportes de Alto Rendimento, e Marcelo Magalhães, secretário Especial de Esportes.

Nas conversas foram tratados projetos para o atletismo na área de infraestrutura - a construção da pista de Petrolina (PE), da pista indoor em Camboriú (SC) e a revitalização do Célio de Barros (RJ). Também foi abordada a ampliação da parceria da CBAt com a Secretaria Especial de Esportes no suporte para eventos que serão realizados no Rio de Janeiro, os Campeonatos Brasileiros e os internacionais, como por exemplo, o Sul-Americano Sub-23 em Cascavel (PR), no apoio para receber as 13 delegações da América do Sul com hospedagem e alimentação.

Wlamir também foi a diretoria de infraestrutura esportiva do Ministério da Cidadania para conhecer e conversar sobre recursos em favor do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, de São Paulo, que estavam parados e foram devolvidos ao Tesouro. 

Na agenda com Mosiah Rodrigues, coordenador do Bolsa Atleta, o objetivo foi agradecer a equipe do Bolsa Atleta que atendeu ao pedido da CBAt de ampliar o benefício para os atletas da categoria sub-23. Os três primeiros do Ranking Brasileiro passam a ter o direito ao Bolsa Atleta pela primeira vez em 2022. Com isso, o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) também poderá apoiar o Campeonato Brasileiro Sub-23. 

"A agenda na Caixa foi muito positiva, está super bem encaminhada a renovação do contrato de patrocínio com as Loterias Caixa", disse Wlamir. O contrato da CBAt com as Loterias Caixa visa o ciclo olímpico até os Jogos de Paris-2024 e pode ser renovado até dezembro de 2024 ou março de 2025. A reunião foi conduzida pelo presidente das Loterias Caixa Rodrigo Hori e equipe de patrocínios liderada por Márcio Makoto. Os detalhes do contrato serão acertados, bem como os recursos.

Está em destaque no contrato, além da volta da seleção brasileira a proposta de dobrar o número de Centros de Formação, os centrinhos, de 60 para 120, com todas as 5.000 crianças e jovens recebendo uniformes e lanches. 

Na Câmara Federal e Senado o assunto foi o Permit CBAt, o selo de qualidade para as corridas de rua que significa percurso bem medido, postos de hidratação em número e locais adequados, arbitragem de qualidade, ambulâncias etc. A CBAt está trabalhando com a senadora Leila Barros, relatora do Projeto de Lei que trata da lei geral do esporte, para que o Permit que está inserido no Código Brasileiro de Trânsito seja transferido para a Lei Pelé. E para que os árbitros servidores públicos possam atuar com as mesmas condições dos demais árbitros em competições.

A agenda de atividades do dirigente incluiu visita a Universidade de Brasília (UNB) que está construindo duas pistas de atletismo, de seis e oito raias. O assunto foi a parceria entre a UNB e a Federação de Atletismo do Distrito Federal para a utilização das pistas.

Antidoping - Wlamir ainda esteve com Luísa Parente, secretária Nacional da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), e equipe. "A CBAt já é a maior parceira da ABCD dentre as confederações, o que mostra o nosso comprometimento com o jogo limpo e o enfrentamento ao doping", disse. O objetivo da reunião foi ainda ampliar a parceria pelo #jogolimpo, com a realização de mais testes nos Brasileiros, Copas, Troféus, corridas de rua e eventos internacionais. A CBAt está conversando com os parceiros internacionais - World Athletics, Associação Pan-Americana (APA) e Sul-Americana - para verificar as exigências das entidades e aumentar o número de testes. 

A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a saúde integral dos atletas e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe -helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.

Leia também...
30.10.2024

A competição levará a João Pessoa estrelas da seleção convocada para o Sul-Americano Sub-18 e clubes de todo o País; as provas serão transmitidas pela TV Atletismo Brasil e secretário Lindolfo Pires diz que o Estado "vive um grande momento no esporte"

29.10.2024

O atleta conquistou o ouro na Gymnasíade do Bahrein, nesta terça-feira (29/10), com a marca de 20,59 m; ainda compete no Sul-Americano de San Luis (Argentina) em dezembro com o Atletismo Brasil

28.10.2024

A Nota Oficial 167/2024 também traz orientações para os profissionais que vão fazer os cursos de Marcha Atlética, Meio-Fundo e Fundo e Provas Combinadas, todos em novembro, no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista (São Paulo)

28.10.2024

A saltadora, que é recordista nacional da categoria do distância e triplo, disputa a competição que será realizada de sexta-feira a domingo (1 a 3/11), na Vila Olímpica da Parayba, em João Pessoa, com transmissão da TV Atletismo Brasil