Bragança Paulista - A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) de Curitiba, Paraná, vão firmar acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento do atletismo nas escolas da rede municipal da cidade.
O tema foi o assunto de reunião realizada na quinta-feira (17/3), em Curitiba, entre o presidente do Conselho de Administração da CBAt, Wlamir Motta Campos, o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Jr, e o presidente da Federação de Atletismo do Paraná, Ubiratan Martins Jr., o Bira, que também é integrante do Conselho de Administração da CBAt.
Também participaram do encontro George Cordeiro, coordenador do Centro de Formação Atletismo Uma Opção, o centrinho de Curitiba que tem selo prata, e integrante da seleção brasileira que foi ao Sul-Americano de Marcha Atlética em Lima, Peru, e Elmar Paulo Klock Junior, professores da Smelj no Núcleo Regional da CIC.
A CBAt vai oferecer capacitação para os professores de Educação Física da Prefeitura de Curitiba, em cursos à distância (EAD). A parceria entre as instituições também vai promover o Festival de Atletismo de Curitiba, no Parque Olímpico do Cajuru (antigo Parque dos Peladeiros), no segundo semestre deste ano. "A ideia é que esses atletas que se destacarem nesse festival sejam aproveitados nos centrinhos ou que Curitiba apresente projetos de outros centrinhos", frisou Wlamir Motta Campos.
"Ninguém nasce no alto rendimento. A missão da CBAt é administrar o atletismo nacional da base ao alto rendimento. Reconhecendo que o atletismo começa na escola a CBAt firmou essa parceria com a Prefeitura de Curitiba para capacitarmos os professores de educação física da rede municipal para que possam apresentar o atletismo aos alunos, a partir da sexta série (12 anos)", acrescentou Wlamir.
Ao final da capacitação dos professores e da apresentação da modalidade aos alunos será organizado o festival, com aproximadamente 400 crianças e jovens dos 180 colégios que devem participar do programa de capacitação.
A ideia é que o festival tenha também a participação de medalhistas olímpicos para que conversem e interajam com os estudantes. "Para servirem de inspiração mostrando a importância da educação e o poder do atletismo como ferramenta de inclusão e transformação social", destacou Wlamir.
A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a saúde integral dos atletas e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
A competição levará a João Pessoa estrelas da seleção convocada para o Sul-Americano Sub-18 e clubes de todo o País; as provas serão transmitidas pela TV Atletismo Brasil e secretário Lindolfo Pires diz que o Estado "vive um grande momento no esporte"
O atleta conquistou o ouro na Gymnasíade do Bahrein, nesta terça-feira (29/10), com a marca de 20,59 m; ainda compete no Sul-Americano de San Luis (Argentina) em dezembro com o Atletismo Brasil
A Nota Oficial 167/2024 também traz orientações para os profissionais que vão fazer os cursos de Marcha Atlética, Meio-Fundo e Fundo e Provas Combinadas, todos em novembro, no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista (São Paulo)
A saltadora, que é recordista nacional da categoria do distância e triplo, disputa a competição que será realizada de sexta-feira a domingo (1 a 3/11), na Vila Olímpica da Parayba, em João Pessoa, com transmissão da TV Atletismo Brasil