Bragança Paulista - O primeiro dia do Desafio de Atletismo CBAt/CPB teve um recorde mundial paralímpico, quebrado pelo velocista paraibano Petrúcio Ferreira nos 100 m rasos da classe T47 - para atletas com deficiência nos membros superiores - com o tempo de 10.29, nesta quinta-feira (31/3) no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Petrúcio melhorou sua própria marca, de 10.42, que era do Mundial de Dubai-2019.
O medalhista paralímpico disse que não parou de trabalhar desde a Olimpíada. "Fiz todo o trabalho multidisciplinar para me manter em alto nível. Estou muito feliz com o resultado", disse Petrúcio (Pinheiros), observando que os atletas sem deficiência "puxam". "Fico motivado para superá-los."
O segundo colocado nos 100 m foi o atleta olímpico Derick Souza (Pinheiros), campeão mundial com o revezamento 4x100 m do Brasil no Mundial de Revezamentos de Yokohama, no Japão, em 2019. O terceiro foi Luís Gabriel Silva (MEM).
O Desafio CPB/CBAt prossegue até sábado (2/4). O evento tem a finalidade de difundir e desenvolver a prática da modalidade entre atletas paralímpicos e olímpicos do país. Dirigido e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), as competições serão divididas em sete etapas durante todo o ano de 2022.
TODOS OS RESULTADOS
A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a saúde integral dos atletas e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
A competição levará a João Pessoa estrelas da seleção convocada para o Sul-Americano Sub-18 e clubes de todo o País; as provas serão transmitidas pela TV Atletismo Brasil e secretário Lindolfo Pires diz que o Estado "vive um grande momento no esporte"
O atleta conquistou o ouro na Gymnasíade do Bahrein, nesta terça-feira (29/10), com a marca de 20,59 m; ainda compete no Sul-Americano de San Luis (Argentina) em dezembro com o Atletismo Brasil
A Nota Oficial 167/2024 também traz orientações para os profissionais que vão fazer os cursos de Marcha Atlética, Meio-Fundo e Fundo e Provas Combinadas, todos em novembro, no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista (São Paulo)
A saltadora, que é recordista nacional da categoria do distância e triplo, disputa a competição que será realizada de sexta-feira a domingo (1 a 3/11), na Vila Olímpica da Parayba, em João Pessoa, com transmissão da TV Atletismo Brasil