Bragança Paulista – O Camping de Velocidade e Barreiras na categoria sub-20, que começou na segunda-feira (4/4), terminou na tarde desta sexta-feira (8/4), no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista (SP), com a participação de 32 atletas e 19 treinadores, representando sete Estados e o Distrito Federal.
"O Camping foi bastante proveitoso. Atualizamos as teorias do treinamento na área da velocidade, foram feitas avaliações no modelo técnico de corrida dos atletas por meio de avaliações do biomecânico da CBAt, e foram sugeridos exercícios de coordenação para correção dos erros técnicos encontrados", comentou o professor Jayme Netto Junior. "Houve uma participação bastante efetiva, tanto dos atletas como dos treinadores, demonstrando muito interesse em todo o processo e atividades propostas."
Jayme, responsável pelos revezamentos masculinos medalha de bronze em Atlanta-1996 e prata em Sydney-2000, entre outras conquistas, elogiou a participação em outras áreas do camping. "Acredito que ações desta natureza podem contribuir e ajudar bastante os treinadores no monitoramento controle, desenvolvimento e evolução dos atletas da categoria sub-20, nas áreas de velocidade e barreiras", lembrou.
Houve boa participação também nas palestras e avaliações, de toda equipe multidisciplinar (médico, fisioterapeutas, psicóloga, nutricionista, antidoping) da CBAt na avaliação do treinador.
As atividades contaram com a participação também de representantes dos Centros de Formação de Atletismo (CFAs), o “Centrinhos”, o que é uma garantia de evolução na descoberta e desenvolvimento de atletas na modalidade, com novas metodologias de treinamento.
Este foi o segundo camping de 2022 destinado aos atletas até 19 anos, que têm como objetivo imediato representar o Brasil no Campeonato Mundial da categoria, que será disputado de 2 a 8 de agosto, na cidade de Cáli, Colômbia, e de fortalecer a base para o futuro. O primeiro foi o Camping de Saltos (distância, triplo, altura e vara), realizado em fevereiro, também no CNDA.
Além de Jayme Netto Junior (velocidade), a iniciativa contou com a participação de Renan Valdiero (barreiras) e da presença especial de Sanderlei Parrela, na quarta-feira (6/4).
A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a saúde integral dos atletas e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
A competição levará a João Pessoa estrelas da seleção convocada para o Sul-Americano Sub-18 e clubes de todo o País; as provas serão transmitidas pela TV Atletismo Brasil e secretário Lindolfo Pires diz que o Estado "vive um grande momento no esporte"
O atleta conquistou o ouro na Gymnasíade do Bahrein, nesta terça-feira (29/10), com a marca de 20,59 m; ainda compete no Sul-Americano de San Luis (Argentina) em dezembro com o Atletismo Brasil
A Nota Oficial 167/2024 também traz orientações para os profissionais que vão fazer os cursos de Marcha Atlética, Meio-Fundo e Fundo e Provas Combinadas, todos em novembro, no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista (São Paulo)
A saltadora, que é recordista nacional da categoria do distância e triplo, disputa a competição que será realizada de sexta-feira a domingo (1 a 3/11), na Vila Olímpica da Parayba, em João Pessoa, com transmissão da TV Atletismo Brasil