Bragança Paulista – Vanderlei Cordeiro de Lima e Ronaldo da Costa, dois integrantes do Programa Ídolos Loterias Caixa da Confederação Brasileira de Atletismo, tiveram nesta semana uma experiência inesquecível, ao mesmo tempo que contribuíram para abrilhantar ainda mais a realização da 1ª Olimpíada dos Povos Xavantes, realizada na Aldeia São Marcos, em Barra do Garças, Mato Grosso.
"Foi uma experiência muito importante. Na verdade, eu nunca havia convivido com povos indígenas", lembrou Vanderlei Cordeiro de Lima, medalha de bronze na maratona nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004 e dono da exclusivíssima medalha Pierre de Coubertin do Comitê Olímpico Internacional (COI). "Eles organizaram as Olimpíadas e gostei muito. Mostraram a cultura deles, e força, determinação e muita capacidade na passagem da tora. Gostei muito."
Já Ronaldo da Costa destacou a cultura dos povos Xavantes. "Estou tendo muitas histórias para contar. É tudo muito diferente do que você é acostumado a ver. Muitos indígenas falam um português arrastado e existe muita pobreza. Mas a alegria do pessoal foi contagiante e gostei muito de participar das atividades e ver a corrida de tora", disse. "Queriam que eu participasse. E eu disse ‘de jeito nenhum’, não estou doido", lembrou, dando risada. "Fiquei impressionado também com a Casa do Atleta da Vila Olímpica de Barra do Garças, com alojamentos, refeitório e ótimas condições de treinamento."
O professor Sivirino Souza dos Santos, responsável pela equipe de atletismo da cidade e incentivador da Olimpíada, ficou emocionado. Eles ficaram em Barra do Garças de 16 a 19 abril, dia dos Povos Indígenas.
"Foram dias mágicos com a presença dos dois ídolos. Eles deram palestras para os atletas do nosso projeto, para profissionais de educação física e acadêmicos de educação física, coletiva de imprensa no gabinete do prefeito, presença em uma corrida de rua em uma cidade vizinha 'Minimaratona Aniversário de Nova Xavantina', onde nossos heróis foram a atração principal. E passamos todo o dia 19 na Aldeia São Marcos para conhecer o nosso projeto esportivo de atletismo nas aldeias e assistir às corridas de 6 km, 100 m e corrida de tora de buriti, modalidade tradicional dos povos Xavantes. No dia 19/4, foi a etapa final das Olimpíadas da Terra Indígena de São Marcos", contou o treinador.
"Vanderlei e Ronaldo são pessoas fora do comum, cada um dentro de suas particularidades. Tenho certeza de que vão levar essa experiência para o resto da vida. Vi várias vezes o Vanderlei e o Ronaldo com lágrimas nos olhos, sem conseguir falar. A visita deles foi muito importante para a turminha daqui, mostrou que é possível sonhar, apesar de todos os problemas."
Para o presidente do Conselho de Administração da CBAt, Wlamir Motta Campos, que possibilitou a visita dos dois ídolos, o trabalho de Sivirino é transformador. "Tenho a certeza de que o Ronaldo e o Vanderlei estão honrando a missão dos Ídolos do Atletismo. Tenho absoluta certeza que nesses dias eles tiveram uma grande experiência de vida."
Quem ficou emocionado também foi o indígena Caetano, coordenador das competições na Aldeia São Marcos - além do atletismo e da corrida de tora, foram disputadas provas de arco e flecha, futebol e cabo de guerra. "Receber atletas tão importantes é uma honra. Eles servem de inspiração para os mais novos ao prestigiar e acompanhar nossa competição. Já vamos programar o evento de 2023", comentou.
A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a saúde integral dos atletas e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
A competição levará a João Pessoa estrelas da seleção convocada para o Sul-Americano Sub-18 e clubes de todo o País; as provas serão transmitidas pela TV Atletismo Brasil e secretário Lindolfo Pires diz que o Estado "vive um grande momento no esporte"
O atleta conquistou o ouro na Gymnasíade do Bahrein, nesta terça-feira (29/10), com a marca de 20,59 m; ainda compete no Sul-Americano de San Luis (Argentina) em dezembro com o Atletismo Brasil
A Nota Oficial 167/2024 também traz orientações para os profissionais que vão fazer os cursos de Marcha Atlética, Meio-Fundo e Fundo e Provas Combinadas, todos em novembro, no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista (São Paulo)
A saltadora, que é recordista nacional da categoria do distância e triplo, disputa a competição que será realizada de sexta-feira a domingo (1 a 3/11), na Vila Olímpica da Parayba, em João Pessoa, com transmissão da TV Atletismo Brasil