São Paulo - A AD Centro Olímpico é a campeã brasileira sub-20 de 2022. A equipe competiu em casa, no Estádio do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, e somou 177,5 pontos na qualificação geral para ficar com o título do Campeonato Brasileiro Sub-20 Loterias Caixa de Atletismo, realizado de sexta-feira a domingo (22 a 24/4), em São Paulo. A equipe também foi campeã, com superioridade, no naipe feminino (115 pontos) e segunda colocada no masculino (62,5).
A Orcampi, de Campinas (SP), foi a vice-campeã na classificação geral, com 159 pontos. Mas a equipe foi a campeã no masculino, com 65 pontos, e segunda colocada no feminino, com 94 pontos.
IPEC-PR, com 136 pontos, ficou em terceiro no geral e no feminino (91 pontos). A APCEF-MG, com 122 pontos, foi quarta colocada no geral e terceira no masculino (61 pontos). O CASO-DF, com 107 pontos, ficou em quinto na pontuação final.
"Esta competição para nós foi de longe uma das que mais tivemos erros, principalmente com os revezamentos. Mas tivemos força para sair de uma situação muito desconfortável - todos atletas, treinadores, oficiais - para virar a página, olhar para a frente e vencer o Brasileiro. A equipe é, sem dúvida, muito boa e tiramos muitos aprendizados vendo os dois lados, positivo e negativo", disse Victor Fernandes, supervisor do Centro Olímpico, que competiu com 38 atletas.
"Foi muito bom, superou as expectativas. Nós tivemos uma grande quantidade, 700 atletas e mais de 100 equipes, mas o melhor foi a qualidade suplantar a quantidade. O volume poderia não representar muita coisa, mas os resultados superaram nossas expectativas com muitos índices para o Mundial Sub-20, o que demonstra também que o planejamento dos treinadores está acertado. O clima ajudou bastante e a organização do primeiro grande Brasileiro da temporada também. Foi um campeonato perfeito", avaliou Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt.
No quadro de medalhas o primeiro colocado foi São Paulo, com 40 (15 de ouro, 11 de prata e 14 de bronze), seguido pelo Paraná com 24 (10, 7, 7) Santa Catarina com 28 (9, 12, 7), Mato Grosso com 10 (4, 3, 3) e Minas Gerais com 11 (2, 4, 5).
Números - O Campeonato Brasileiro Loterias Caixa Sub-20 de Atletismo reuniu, em três dias de competições, 700 atletas de 125 clubes de 23 Estados e do Distrito Federal.
Além do público que compareceu ao Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo, as 28 horas de transmissão tiveram 35 mil visualizações, recorde em exibições ao vivo no canal do Youtube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
A New On, parceira da CBAt na área de saúde, fez 450 atendimentos de fisioterapia e recuperação de atletas nos três dias de competições, em estande montado no Centro Olímpico com equipamentos e profissionais especializados, dentre eles médicos e fisioterapeutas, além de prover ambulâncias e paramédicos no local de competição.
Um total de 4.000 copos de água foram encaminhados para a reciclagem. Foram arrecadados 22 quilos de alimentos que serão doados para o Centro para Crianças e Adolescentes (CCA), localizado a Rua Mari José, 186, na Bela Vista, São Paulo.
Para resultados completos CLIQUE AQUI
A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a saúde integral dos atletas e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
A competição levará a João Pessoa estrelas da seleção convocada para o Sul-Americano Sub-18 e clubes de todo o País; as provas serão transmitidas pela TV Atletismo Brasil e secretário Lindolfo Pires diz que o Estado "vive um grande momento no esporte"
O atleta conquistou o ouro na Gymnasíade do Bahrein, nesta terça-feira (29/10), com a marca de 20,59 m; ainda compete no Sul-Americano de San Luis (Argentina) em dezembro com o Atletismo Brasil
A Nota Oficial 167/2024 também traz orientações para os profissionais que vão fazer os cursos de Marcha Atlética, Meio-Fundo e Fundo e Provas Combinadas, todos em novembro, no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista (São Paulo)
A saltadora, que é recordista nacional da categoria do distância e triplo, disputa a competição que será realizada de sexta-feira a domingo (1 a 3/11), na Vila Olímpica da Parayba, em João Pessoa, com transmissão da TV Atletismo Brasil