Bragança Paulista - A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) apresentará uma representação ao Ministério Público do Estado de São Paulo questionando a intenção da Prefeitura de Cubatão de conceder o Poliesportivo Professor Roberto Dick, que é a pista de atletismo da cidade, para a iniciativa privada - o local poderá ser transformado num espaço fechado ao público, para treinamento das equipes de futebol feminino do Santos FC.
O presidente do Conselho de Administração da CBAt participou de uma audiência pública organizada pela Câmara Municipal de Cubatão por meio da Comissão de Inquérito, na quinta-feira (28/4), para tratar do projeto de lei de concessão onerosa enviado pelo prefeito Ademário Oliveira (PSDB) visando a concessão do poliesportivo, um dos maiores formadores de atletas do Estado de São Paulo, sem uma discussão ampla com a sociedade.
"Somos radicalmente contra esse projeto, pois ao fim e ao cabo o propósito parece ser dar a concessão para um projeto de futebol montar um centro de treinamento." A CBAt conversou com o advogado Marcelo Franklin e estuda a representação no Ministério Público do Estado de São Paulo.
A campeã pan-americana Juliana Gomes dos Santos, que nasceu e começou no atletismo de Cubatão - seus familiares ainda vivem na cidade -, e seu marido o maratonista Marílson Gomes dos Santos, atleta olímpico e bicampeão da Maratona de Nova York e tricampeão da São Silvestre, estiveram presentes. Juliana falou em nome dos atletas e foi muito aplaudida. O treinador Roberto Dick e o ex-atleta Rogério Bispo, vice-presidente da Federação Paulista de Atletismo, também estiveram na audiência. "Isso não tem sentido", disse Marílson Gomes dos Santos.
O poliesportivo tem localização próxima do Centro da cidade, é estratégico pela facilidade de acesso, e pode receber projetos de inclusão social ao em vez de se transformar em área privada, com acesso proibido para a população. "O esporte é uma ferramenta de inclusão e transformação social", disse Wlamir. "O Projeto de Lei atende interesses do futebol, em prejuízo da população, do atletismo e desconsidera a história do atletismo de Cubatão e da importância dessa pista não apenas para Cubatão mas para a história do atletismo nacional nos últimos 35 anos. A CBAt não pode se calar frente a aberrações como essa", acrescentou.
Pelo projeto a área seria concedida por 30 anos, renovável por mais 30 anos e o município seria recompensado apenas com 30% do valor avaliado do espaço. "A iniciativa privada vai tomar conta totalmente, impedindo a população de utilizá-lo, e a pista de atletismo vai ser praticamente destruída e o local utilizado para outros fins esportivos", explicou o vereador Rodrigo Ramos Soares, o Rodrigo Alemão.
A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a saúde integral dos atletas e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
A competição levará a João Pessoa estrelas da seleção convocada para o Sul-Americano Sub-18 e clubes de todo o País; as provas serão transmitidas pela TV Atletismo Brasil e secretário Lindolfo Pires diz que o Estado "vive um grande momento no esporte"
O atleta conquistou o ouro na Gymnasíade do Bahrein, nesta terça-feira (29/10), com a marca de 20,59 m; ainda compete no Sul-Americano de San Luis (Argentina) em dezembro com o Atletismo Brasil
A Nota Oficial 167/2024 também traz orientações para os profissionais que vão fazer os cursos de Marcha Atlética, Meio-Fundo e Fundo e Provas Combinadas, todos em novembro, no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista (São Paulo)
A saltadora, que é recordista nacional da categoria do distância e triplo, disputa a competição que será realizada de sexta-feira a domingo (1 a 3/11), na Vila Olímpica da Parayba, em João Pessoa, com transmissão da TV Atletismo Brasil