Bragança Paulista – O paulistano Thiago Moura (ASUFAM-SP), representante brasileiro no salto em altura nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2021, está inscrito para a disputa da prova no Troféu Adhemar Ferreira da Silva Loterias Caixa de Atletismo, que será disputado neste sábado e domingo (14 e 15 de maio) no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista (SP). O evento será transmitido, ao vivo, pelo canal do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
Quinto colocado no Mundial Indoor de Belgrado, na Sérvia, em março deste ano, com 2,31 m, novo recorde sul-americano em pista coberta, Thiago foi eleito também em março o Melhor Atleta Universitário do Brasil na temporada 2021, dentre todas as modalidades.
“Continuo estudando pós-graduação na Universidade Guarulhos, como docente do ensino superior. Na verdade, estou bem perto de terminar o curso. O atletismo é uma oportunidade, assim como no alto rendimento, que temos de aproveitar”, disse o atleta de 26 anos. “Preparei minha vida após a carreira, levo meus estudos muito a sério. Aprendi em casa, com minha família, e com o professor Fernando Roberto de Oliveira, do CRIA Lavras, de Minas Gerais.”
Atleta de alto rendimento, que acabou de ser convocado para a seleção brasileira para o Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, de La Nucia, de 20 a 22 de maio, na Espanha, foi preciso superar dificuldades na carreira. “Realmente é uma vida difícil conciliar estudos, treinos e viagens, mas sabendo organizar a vida entre esporte e a vida acadêmica dá certo. Não dá para ser 100% nos dois, mas dá para achar uma fórmula pessoal, que dá resultado”, completou.
Thiago Moura recebeu o prêmio de melhor atleta em cerimônia realizada pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. Ele é filho do treinador Neilton Moura e sobrinho do técnico campeão olímpico Nélio Moura, que estão entre os principais profissionais do País.
Thiago, que bem representa a união entre o esporte universitário e do alto rendimento, está em ascensão na carreira. Em fevereiro deste ano, por exemplo, conquistou a medalha de ouro no Sul-Americano Indoor de Cochabamba, na Bolívia.
O Troféu Adhemar Ferreira da Silva Loterias Caixa de Atletismo reunirá 530 atletas, de 13 Estados, representando 68 clubes e associações atléticas, com o objetivo de criar vínculo entre o esporte universitário e demais atletas do atletismo. A iniciativa faz parte da filosofia da CBAt que se traduz pelo slogan #SomosAtletismo.
A competição, organizada pela primeira vez pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), terá contagens separadas para os clubes e para as ligas e associações atléticas, na classificação masculina, feminina e geral.
Vários atletas olímpicos estão inscritos na competição, que será aberta às 7 horas de sábado, com a disputa dos 20.000 m marcha atlética feminina. A competição termina no domingo, às 16:50, com a final por tempo do revezamento 4x400 m masculino.
Serviço - A competição será realizada no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo (CNLCDA), que fica na Estrada Antonio Franco Lima, s/n, Campo Novo, próximo ao Bragança Garden Shopping. A entrada é franca, não havendo necessidade de apresentação de ingresso.
A CBAt sugere a doação de 1kg de alimento não perecível. Todo o arrecadado será doado para uma entidade beneficente da cidade de Bragança Paulista.
A competição de atletismo é um excelente entretenimento gratuito, mas quem não puder ir ao estádio pode acompanhar ao vivo pelo canal do YouTube da CBAt.
A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a saúde integral dos atletas e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
O atleta conquistou o ouro na Gymnasíade do Bahrein, nesta terça-feira (29/10), com a marca de 20,59 m; ainda compete no Sul-Americano de San Luis (Argentina) em dezembro com o Atletismo Brasil
A Nota Oficial 167/2024 também traz orientações para os profissionais que vão fazer os cursos de Marcha Atlética, Meio-Fundo e Fundo e Provas Combinadas, todos em novembro, no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista (São Paulo)
A saltadora, que é recordista nacional da categoria do distância e triplo, disputa a competição que será realizada de sexta-feira a domingo (1 a 3/11), na Vila Olímpica da Parayba, em João Pessoa, com transmissão da TV Atletismo Brasil
O treinador Elson Miranda, que preparou a campeã mundial e o campeão olímpico Thiago Braz, foi o principal ministrante; na prova realizada para encerrar a atividade o melhor colocado foi o campeão brasileiro Lucas Alisson Pedro