Capa

Troféu Adhemar Ferreira da Silva tem os primeiros campeões

14.05.2022  |    98 visualizações

Oito finais da competição, que começou neste sábado no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista, foram disputadas na manhã deste sábado na primeira etapa do evento

Bragança Paulista - Oito finais foram disputadas na etapa de abertura do Troféu Adhemar Ferreira da Silva Loterias Caixa de Atletismo, com a participação de atletas de clubes e associações universitárias, neste sábado (14/5), no estádio do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista, São Paulo. A competição prossegue até este domingo (15/5), com entrada franca para o público e transmissão ao vivo pelo YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Allan da Silva Wolski (Pinheiros-SP) venceu o lançamento do martelo com 70,59 m, seguido por Ralf Rei Airton de Oliveira (Orcampi-SP), com 64,02 m, e João Carlos Percegona de Souza (FECAM/ASSERCAM-PR), com 52,61 m. "Quanto ao resultado poderia ter saído um pouco mais, mas pelos treinos está para sair lá no Ibero. A preparação é para pontuar bem no Ranking Mundial no Ibero e no Troféu Brasil", disse Allan, que está de olho numa das 32 vagas de sua prova, a cota definida pela World Athletics para o Mundial de Atletismo do Oregon, na cidade de Eugene, Estados Unidos, de 15 a 24 de julho. 

Allan está na seleção brasileira que embarca na terça-feira (17/5) para o Campeonato Ibero-Americano de La Nucia, Espanha, de 20 a 22 de maio. Fez sua melhor marca da temporada na Argentina, onde foi terceiro colocado, com 73,81 m.

Mariana Grazielly Marcelino (IEMA-SP), que venceu o lançamento do martelo feminino com 66,52 m, também colocou foco no Ibero-Americano. "Eu gostei da prova porque desde o GP Brasil estava sentindo dor no pescoço, por causa de uma contratura, e hoje fiz minha segunda melhor marca do ano. Com a energia do Ibero vem esses 68 metros que a World Athletics fixou como marca mínima e depois é brigar pelos 70 metros até o Troféu Brasil", disse Mariana.

Beatriz Dias Moreira (ADC São Bernardo-SP) ficou em segundo lugar no lançamento do martelo, com 54,17 m, e Graciely Pereira (Pinzan Instituto) em terceiro lugar, com 49,30 m. 

Nos 1.500 m, as vitórias foram de Kleidiane Barbosa Jardim (Orcampi-SP), com 4:48.27, e de Leandro Alves Prates (Pinheiros-SP), com 3:58.55. Ambos ganharam com sobra e contaram que estão se preparando para o Troféu Brasil de Atletismo, em julho. "Para sair um tempo melhor precisaria ter mais competidoras, mas foi importante para dar sequência a preparação para o Troféu Brasil", disse Kleidiane. "Foi bem tranquilo. Meu objetivo é ser medalhista, se possível de ouro, no Troféu Brasil", afirmou Leandro. 

Universitários - Valdileia Martins (Orcampi-SP) ganhou o salto em altura (1,84) e Nemata Nikiema, atleta de Burkina Faso que defende a ADC São Bernardo-SP, o salto em distância (5,92 m). Entre as universitárias a federada Thalia Rafaelly Lima dos Santos, da AAAPES-Taurus de Minas Gerais - que compete pela APCEF-MG - venceu as duas provas, com 5,15 m (0.4) no salto em distância e 1,55 m no salto em altura. A potiguar mudou para Belo Horizonte para estudar medicina veterinária e compete no atletismo. 

Elmir Silva Andrade, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, foi o único universitário inscrito nos 110 m com barreiras - fez 15.51 -, mas comemorou a oportunidade de correr na semifinal da prova, com atletas como Jonathas Brito (CT-Maranhão-MA) e Gabriel Constantino (Instituto Correr Bem-RJ). 

Fábio Vaz, ex-atleta dos 110 m com barreiras e treinador na Atlética da Poli, uma das equipes que está disputando o Troféu Adhemar Ferreira da Silva entre os universitários, disse que esse tipo de competição com a presença dos atletas de alto rendimento de clubes e universitários federados "faz crescer a modalidade nas universidades e desperta o potencial dos atletas. Eles ficam estimulados ao participar de competições nacionais".

Todos os resultados, dos atletas de clubes e atléticas, e demais informações estão disponíveis no minissite da competição no site da CBAt: CLIQUE AQUI

Serviço - A competição está sendo realizada no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo (CNLCDA), que fica na Estrada Antônio Franco Lima, s/n, Campo Novo, próximo ao Bragança Garden Shopping. A entrada é franca, não havendo necessidade de apresentação de ingresso. 

A CBAt sugere a doação de 1kg de alimento não perecível. Todo o arrecadado será doado para uma entidade beneficente da cidade de Bragança Paulista.

A competição de atletismo é um excelente entretenimento gratuito, mas também pode ser acompanhada ao vivo pelo canal do YouTube da CBAt.

A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a saúde integral dos atletas e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.

Leia também...
29.10.2024

O atleta conquistou o ouro na Gymnasíade do Bahrein, nesta terça-feira (29/10), com a marca de 20,59 m; ainda compete no Sul-Americano de San Luis (Argentina) em dezembro com o Atletismo Brasil

28.10.2024

A Nota Oficial 167/2024 também traz orientações para os profissionais que vão fazer os cursos de Marcha Atlética, Meio-Fundo e Fundo e Provas Combinadas, todos em novembro, no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista (São Paulo)

28.10.2024

A saltadora, que é recordista nacional da categoria do distância e triplo, disputa a competição que será realizada de sexta-feira a domingo (1 a 3/11), na Vila Olímpica da Parayba, em João Pessoa, com transmissão da TV Atletismo Brasil

28.10.2024

O treinador Elson Miranda, que preparou a campeã mundial e o campeão olímpico Thiago Braz, foi o principal ministrante; na prova realizada para encerrar a atividade o melhor colocado foi o campeão brasileiro Lucas Alisson Pedro