Capa

Universitário federado por atlética da Santa Casa vence arremesso do peso

15.05.2022  |    82 visualizações

Marcelo Garcia Lopes, da Associação Atlética Acadêmica Manoel de Abreu (AAAMA), venceu a prova no Troféu Adhemar Ferreira da Silva, neste domingo (15/5), em Bragança Paulista, na competição que reúne atletas de clubes e universitários

Bragança Paulista - O estudante do quarto ano de medicina Marcelo Garcia Lopes, federado no atletismo pela Associação Atlética Acadêmica Manoel de Abreu (AAAMA) da Santa Casa de São Paulo, ganhou destaque na manhã deste domingo (15/5) ao vencer a final do arremesso do peso no Troféu Adhemar Ferreira da Silva Loterias Caixa, no estádio do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista, São Paulo. 

Marcelo, que lidera o Ranking Brasileiro Sub-23 (com 17,10 m, feito em 7/5), ganhou a prova com 16,96 m. "Tive uma constância boa, mas venho de resultados de 17 metros", comentou. Thiago Alves (ADC São Bernardo) ficou em segundo (16,19 m) e Luiz Felipe Martins Severino (Clã Delfos) em terceiro (15,24 m).

Nascido em Bebedouro, interior de São Paulo, o objetivo de Marcelo, de 21 anos, campeão brasileiro sub-23 em 2021, é arremessar acima dos 18 metros - sua melhor marca é 17,67 m -, ser campeão brasileiro sub-23 novamente na temporada e ir ao Sul-Americano da categoria. "É meu último ano como sub-23", comenta Marcelo que está entre oftalmologia, a especialidade do pai, ou alguma área da medicina ligada ao esporte. "O esporte me ajuda muito na escola, inclusive, a tirar a cabeça do estresse dos estudos", explicou.

"Quando eu era calouro me puseram para correr. Vi que não era pra mim, mas me interessei pelo arremesso do peso. Quando a Atlética se federou consegui competir em alto nível", contou Marcelo, que treina num setor de salto feito perto do Obelisco do Ibirapuera já que a AAAMA não tem pista para treinamento. Acompanha e admira as carreiras do campeão mundial Darlan Romani, Wellington Morais, o Maranhão, William Denilson Venâncio Dourado e William Braido.

Silas dos Santos Silva (Poli-USP) venceu o arremesso do peso entre os universitários (11,64 m). "Conheci o arremesso do peso no treino aberto e como sempre gostei de provas de força comecei a competir. Importante fazer coisas fora dos estudos e evoluir outras habilidades como pessoa", afirmou o engenheiro ambiental - formado na pandemia ganhou o direito de competir pela Poli-USP por mais um ano.

Nos 400 m com barreiras Anailson Dias Nascimento (AGUIAS Guariba) venceu com 52.97, seguido por Lucca Campbell Simões (ASA) em segundo (53.09) e Marcelo Alves Junior (Pinheiros) em terceiro (54.15). "Foi o meu segundo 400 m com barreiras", disse Anailson, de 20 anos. "Não consegui acertar no início, mas a partir da metade da prova sim e o meu final é bom. Meu foco é no Troféu Brasil", afirmou. "E quero ficar entre os melhores do Brasil, de olho na seleção, nos 400 m também."

Letícia Quingostas (AD Centro Olímpico-SP) venceu os 400 m com barreiras (1:01.55) e Laiane dos Santos (FECAM/ASSERCAM-PR) foi a segunda (1:07.15). Letícia, de 17 anos, esperava uma marca melhor, mas como está se adaptando a uma mudança que fez na corrida acha que vai melhorar quando 'encaixar'. "Eu quero disputar o Pan e o Mundial Sub-20 e para isso preciso de bons resultados", comentou a atleta nascida em Santa Maria da Feira, região de Aveiro, Portugal, que veio ao Brasil com 8 anos e está no Centro Olímpico desde 2016. "Eu precisava gastar energia e minha mãe me mandou para a peneira do atletismo."

Elton Petronilho (Pinheiros-SP) venceu o salto triplo, com 15,58 m. "Quero estar entre os três do Ranking Brasileiro e meu foco principal é no Troféu Brasil e o Sul-Americano Sub-23 já que estou sou o primeiro do Ranking no altura e no triplo." Regicleia Cândido Silva (ADC São Bernardo-SP) venceu o triplo feminino com 12,32 m.

Talles Frederico Sousa Silva (Pinheiros) venceu o salto em altura (2,10 m). Thiago Moura (ASUFAM-SP), que é universitário e federado, estava inscrito, mas decidiu não competir após conseguir fazer um treino técnico no sábado (14/5). "Faríamos esse treino na competição, mas no fim conseguimos fazer em São Paulo", explica Neílton Moura, treinador e pai de Thiago que embarca na terça-feira (17/5) para o Ibero-Americano de La Núcia, Espanha, de 20 a 22 de maio. 

No lançamento do dardo a vitória foi de Bruno Rodrigues de Farias (Luasa-SP) - 68,11 m. Completaram o pódio: Fábio Henrique de Queiroz (Luasa), com 56,78 m e Pedro Cristi (AD Centro Olímpico-SP) , com 49,50 m.

Todos os resultados dos federados e universitários estão disponíveis no site da CBAt, no Minissite da competição. CLIQUE AQUI

A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a saúde integral dos atletas e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.

Leia também...
29.10.2024

O atleta conquistou o ouro na Gymnasíade do Bahrein, nesta terça-feira (29/10), com a marca de 20,59 m; ainda compete no Sul-Americano de San Luis (Argentina) em dezembro com o Atletismo Brasil

28.10.2024

A Nota Oficial 167/2024 também traz orientações para os profissionais que vão fazer os cursos de Marcha Atlética, Meio-Fundo e Fundo e Provas Combinadas, todos em novembro, no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista (São Paulo)

28.10.2024

A saltadora, que é recordista nacional da categoria do distância e triplo, disputa a competição que será realizada de sexta-feira a domingo (1 a 3/11), na Vila Olímpica da Parayba, em João Pessoa, com transmissão da TV Atletismo Brasil

28.10.2024

O treinador Elson Miranda, que preparou a campeã mundial e o campeão olímpico Thiago Braz, foi o principal ministrante; na prova realizada para encerrar a atividade o melhor colocado foi o campeão brasileiro Lucas Alisson Pedro