Bragança Paulista - A Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (CACOB) disponibiliza uma cartilha com informações diversas, de interesse dos atletas brasileiros do atletismo e de todas as modalidades, que pode ser consultada no site da entidade (o link para o documento é https://www.cob.org.br/pt/documentos/download/fdb0501d3ada8). Por meio de suas Comissões os atletas têm representatividade e visibilidade.
De forma didática, o material explica o que é a CACOB e quais são os seus integrantes, informa sobre os direitos dos atletas, os canais de comunicação disponíveis, cursos e orientações e fala de documentos importantes.
A representatividade dos atletas tem sido cada vez mais relevante nas confederações, como na Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) – o presidente da Comissão de Atletas é Cleiton Cesário – e no Comitê Olímpico do Brasil (COB). A CACOB tem 25 integrantes 19 deles com direito a voto (um terço do total dos votos). Inspirada na Comissão de Atletas do Comitê Olímpico Internacional (COI), foi criada em 2009, para representar os atletas olímpicos e fortelecer a comunicação e interação com o COB. No início, tinha apenas um representante.
“E é muito gratificante acompanhar o engajamento das Confederações Olímpicas nessa direção, ao estimularem a participação cada vez maior dos integrantes de suas comissões de atletas nas decisões das entidades, ampliando a relação entre atletas e instituições”, afirma Paulo Wanderley Teixeira, presidente do COB na apresentação da cartilha.
“A CACOB trabalha para a melhoria de todo o sistema desportivo nacional. Contribuímos com o fortalecimento das comissões de atletas das Confederações de cada modalidade olímpica, tornando fundamental que os atletas participem e sejam ouvidos em suas bases. Nesta publicação, estão informações básicas sobre a CACOB e o sistema esportivo nacional”, destaca Yane Marques, presidente da CACOB.
Cabe a CACOB manter contatos com as Comissões de Atletas da Panam Sports Organization, da Organização Desportiva Sul-Americana (Odesur) e de outros Comitês Olímpicos Nacionais, além de oferecer sugestões, recomendações ou informações sobre quaisquer assuntos relacionados com o Movimento Olímpico.
E atuar em questões fundamentais como a de garantir que todos os atletas de modalidades olímpicas sejam assistidos em casos de assédio sexual, desvio de ética e moral; promover o envolvimento dos atletas nas tomadas de decisão do Movimento Olímpico Nacional; difundir informações sobre o combate ao doping; apoiar os atletas para que tenham sucesso em suas carreiras esportivas e não esportivas, dentre outros aspectos.
A Comissão de Atletas também pode ser seguida no instagram @comissao.atletas e no site: https://www.cob.org.br/pt/comissao.
A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a saúde integral dos atletas e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
O atleta conquistou o ouro na Gymnasíade do Bahrein, nesta terça-feira (29/10), com a marca de 20,59 m; ainda compete no Sul-Americano de San Luis (Argentina) em dezembro com o Atletismo Brasil
A Nota Oficial 167/2024 também traz orientações para os profissionais que vão fazer os cursos de Marcha Atlética, Meio-Fundo e Fundo e Provas Combinadas, todos em novembro, no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista (São Paulo)
A saltadora, que é recordista nacional da categoria do distância e triplo, disputa a competição que será realizada de sexta-feira a domingo (1 a 3/11), na Vila Olímpica da Parayba, em João Pessoa, com transmissão da TV Atletismo Brasil
O treinador Elson Miranda, que preparou a campeã mundial e o campeão olímpico Thiago Braz, foi o principal ministrante; na prova realizada para encerrar a atividade o melhor colocado foi o campeão brasileiro Lucas Alisson Pedro