Bragança Paulista – O sucesso do curso Projetos Incentivados na Prática para os gestores das federações estaduais de todo o Brasil e dos Centros de Formação, ministrado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) entre março e maio, teve plena aprovação dos participantes, segundo pesquisa divulgada neste mês de junho. As respostas indicam que 92,3% ficaram satisfeitos com a capacitação e o conteúdo oferecidos, uma das principais referências do sucesso da iniciativa.
O objetivo da CBAt de dar aos gestores do atletismo nacional as ferramentas necessárias para o uso da LIE foi atingido, segundo os dados da pesquisa. Dentro do tema recursos disponíveis por meio da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), Lei nº 11.438/06, foram abordados os assuntos: Legislação, elaboração de projetos, formatação, tramitação, captação, execução, controle e prestação de contas.
Um total de 76,9% aprovou o tempo de duração do curso, 84,6% ficou satisfeito com a apresentação visual e o material complementar; 100% com o atendimento às solicitações; 84,6% com o esclarecimento de dúvidas e questionamentos; e 92,3% com a clareza e objetividade no atendimento. Os comentários da pesquisa destacaram o domínio que o palestrante tem sobre o conteúdo e a didática na sua apresentação; a iniciativa pioneira da CBAt; e a possibilidade de novos cursos relacionados ao tema.
O palestrante Ricardo Paolluci, sócio consultor da Incentive Projetos & Treinamento, é gestor esportivo, tem mestrado em Administração, é pós-graduado em Administração e Marketing Esportivo, licenciado em Educação Física e bacharelado em Administração de Empresas e Negócios. Tem mais de 100 projetos aprovados na LIE (R$ 300 milhões em recursos a captar) e 25 anos de atuação no segmento esportivo.
A LIE permite que recursos provenientes de renúncia fiscal sejam aplicados em projetos desportivos e paradesportivos. É um instrumento jurídico que pode ser usado em favor do esporte, como um meio de inclusão social. Pessoas jurídicas e físicas podem destinar parcela do Imposto de Renda devido a projetos de esportes. As empresas tributadas pelo lucro real podem destinar até 1% do IR devido a projetos da LIE. As pessoas físicas que fazem a declaração completa do IR podem destinar até 6%.
Um dos bons exemplos de aplicação da LIE foi a realização dos Campeonatos Sul-Americano e Pan-Americano de Cross Country, em Serra, no Espírito Santo, em março, em parceria com a Federação Capixaba, presidida por André Schieck, que teve a captação de recursos da Vale.
"Além de direcionar recursos, a CBAt quis também ajudar na profissionalização dos nossos gestores nacionais dando ferramentas de gestão e administração", ressalta Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt.
A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a saúde integral dos atletas e apoio às competições.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
Podem ser feitas em formulário próprio (link abaixo), conforme informes divulgados pela Nota Oficial 155/2024: Provas Combinadas, Meio Fundo e Fundo e Marcha Atlética são os três grupos de provas dos cursos que serão ministrados por especialistas, em Bragança Paulista, São Paulo, no mês de novembro
A entidade apresenta seu profundo pesar aos familiares e amigos pelo falecimento do ex-atleta e treinador, aos 85 anos, em Muriaé, Minas Gerais; Waldemar ajudou a descobrir talentos como João do Pulo, medalhista olímpico e recordista mundial no salto triplo e foi eleito Emérito pela Assembleia Geral
A fundista, de 29 anos, morreu nesta sexta-feira (26/7), após dias de internação em hospital de Pelotas (RS), onde residia; a atleta tinha reclamações sobre fortes dores de cabeça. mas já estava insconsciente há dias; comunidade do atletismo apresenta votos de profundo pesar a familiares e amigos
A fundista, que disputou a última São Silvestre e o Troféu Brasil em 2023, o Ibero-Americano com a seleção brasileira em maio, vinha reclamando de dores fortes de cabeça; segundo vídeo gravado por parente ela teve o seu quadro de saúde muito agravado nos últimos dias e nas últimas horas