Bragança Paulista - Um Camping de Velocidade e Barreiras, com os atletas que vão ao Mundial do Oregon, nos Estados Unidos, começa na segunda-feira (4/7), no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo em Bragança Paulista, São Paulo. O camping prossegue até e embarque do grupo de atletas para a cidade de Eugene - o Mundial será realizado no período de 15 a 24 de julho, no Estádio Hayward Field.
Do Brasil, a programação de viagens prevê partidas de atletas da seleção brasileira para os Estados Unidos nos dias 11, 13 e 16 de julho.
A atividade, uma parceria da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e do Comitê Olímpico do Brasil (COB), vai reunir atletas dos 100 m, dos 200 m e dos 110 metros com barreiras.
Foram chamados os velocistas: Erik Cardoso (SESI-SP) - 100 m - 4x100 m; Felipe Bardi (SESI-SP) - 100 m - 200 m - 4x100 m; Rodrigo do Nascimento (CT Maranhão-MA) - 100 m - 4x100 m; Gabriel Aparecido Garcia (Adefut-SP) - 4x100 m; Derick Souza (Pinheiros-SP) - 4x100 m; Lucas Rodrigues da Silva (Equipe Medex-RJ) - 200 m; e Lucas Vilar (SESI-SP) - 200 m. Lucas Silva não participará das atividades por questões relacionadas ao visto americano. A velocista Vitória Rosa se integra ao camping no meio da semana. Das barreiras participam Rafael Pereira (Clã-Delfos), Eduardo de Deus (CT Maranhão-MA) e Gabriel Constantino (Equipe Medex-RJ).
Os treinadores serão Carlos Alberto Cavalheiro, coordenador, Darci Ferreira e Victor Fernandes, da velocidade, e Mauro França e Renan Valdiero, das barreiras.
"O camping para atletas da velocidade e barreiras, onde também vamos treinar o revezamento 4x100 m, está sendo organizado em conjunto pela CBAt e o COB", disse Jorge Bichara, diretor Técnico da CBAt. "Vamos ter um suporte de profissionais da área de biomecânica", completou.
Mais campings - Alison dos Santos está desde o dia 3 de março no Centro Olímpico dos Estados Unidos, em Chula Vista, na Califórnia, para onde voltou depois de um camping na Turquia e do ouro nos 400 m com barreiras (46.80) na etapa de Estocolmo, na Suécia, da Liga Diamante, acompanhado do treinador Felipe de Siqueira. Alison fica até o dia 13 de julho.
Thiago Braz, campeão olímpico no Rio-2016 e bronze em Tóquio-2021 no salto com vara, tem base na Itália e contará com o apoio do treinador ucraniano Vitaly Petrov, de 6 a 19 de julho, também em Chula Vista, na Califórnia, Estados Unidos.
Já Darlan Romani (ABRA-SP), campeão mundial indoor do arremesso do peso, em Belgrado-2022, está no Centro de Treinamento de León, na Espanha, acompanhado do especialista cubano Justo Navarro. Eles ficam no CT até o dia 11 julho, depois seguem para os Estados Unidos, para se adaptar ao clima e fuso horário do Mundial.
Caio Bonfim está em Flagstaff, no Arizona, para um treinamento de altitude, já que a cidade fica a mais de 2.100 m em relação ao nível do mar. Caio fica lá até do dia 13 de julho, e depois segue para Eugene, onde compete nos dias 15 (20 km) e 24 de julho (35 km).
Os Campings de Preparação para o Mundial de Atletismo da CBAt contam com o apoio do Programa de Preparação Olímpica do Comitê Olímpico do Brasil (COB).
Informações sobre o Mundial estão disponíveis no site do evento: https://www.worldathletics.org/competitions/world-athletics-championships/oregon22
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a entidade gestora do esporte e os atletas brasileiros, oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte, e apoio às competições.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
Podem ser feitas em formulário próprio (link abaixo), conforme informes divulgados pela Nota Oficial 155/2024: Provas Combinadas, Meio Fundo e Fundo e Marcha Atlética são os três grupos de provas dos cursos que serão ministrados por especialistas, em Bragança Paulista, São Paulo, no mês de novembro
A entidade apresenta seu profundo pesar aos familiares e amigos pelo falecimento do ex-atleta e treinador, aos 85 anos, em Muriaé, Minas Gerais; Waldemar ajudou a descobrir talentos como João do Pulo, medalhista olímpico e recordista mundial no salto triplo e foi eleito Emérito pela Assembleia Geral
A fundista, de 29 anos, morreu nesta sexta-feira (26/7), após dias de internação em hospital de Pelotas (RS), onde residia; a atleta tinha reclamações sobre fortes dores de cabeça. mas já estava insconsciente há dias; comunidade do atletismo apresenta votos de profundo pesar a familiares e amigos
A fundista, que disputou a última São Silvestre e o Troféu Brasil em 2023, o Ibero-Americano com a seleção brasileira em maio, vinha reclamando de dores fortes de cabeça; segundo vídeo gravado por parente ela teve o seu quadro de saúde muito agravado nos últimos dias e nas últimas horas