Capa

Seleção viaja para o Mundial nos Estados Unidos

10.07.2022  |    73 visualizações

O primeiro grupo de atletas, oficiais e integrantes das comissões técnica e médica, chega neste domingo (10/7), em Eugene; Rafael Pereira, dos 110 m com barreiras, quer se aclimatar e conhecer a pista do estádio para o seu objetivo de avançar até a final

Bragança Paulista - O primeiro grupo de atletas, integrantes das comissões técnica e médica e oficiais viajou neste sábado (9/7) para a cidade de Eugene, nos Estados Unidos, para a competição do atletismo mais importante do ano, o Campeonato Mundial, de 15 a 24 de julho, na pista do estádio Hayward Field da Universidade do Oregon. Na equipe que já viajou saindo do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, estão os atletas dos 110 m com barreiras - Eduardo de Deus, Gabriel Constantino e Rafael Pereira -, uma das provas em que o Brasil conseguiu colocar a força máxima de três participantes qualificados. O Brasil terá 58 atletas no Mundial, 23 mulheres e 35 homens.

Rafael Pereira (Clã-Delfos) é recordista brasileiro e sul-americano dos 110 m com barreiras, com 13.17, marca alcançada no Troféu Brasil de Atletismo, em junho, após a disputa de seis meetings na Europa, todos com pódios, inclusive nas etapas da Liga Diamante de Oslo e Paris, é o sexto do mundo no Ranking olímpico da World Athletics. Na última semana participou do Camping de Velocidade e Barreiras, organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), em parceria com a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) dentro do Programa de Preparação Olímpica, em Bragança Paulista (SP). 

Rafael quer sentir "o clima" do Hayward Field antes das eliminatórias de sua prova, no sábado, dia 16 de julho, descansar da viagem, se acostumar com o fuso horário de quatro horas a menos em relação ao horário de Brasília, com a temperatura local e a alimentação. "Ter um tempinho para se acostumar com todas essas variáveis vai ser importante", disse Rafael. "É uma pista histórica para o atletismo mundial e isso me deixa muito motivado", acrescentou Rafael - nessa pista trabalhou o campeão olímpico dos 800 m Joaquim Cruz, que é o Chefe da Delegação em Eugene - chega nesta terça-feira (12/7). 

"Apesar de eu me sentir feliz e empolgado com essa série de metas que venho alcançando prefiro manter os pés no chão para seguir no meu foco, tem um processo, estou no caminho", disse Rafael Pereira. "Tenho a meta de chegar a final do Mundial e daí fazer o meu melhor tempo do ano. Meu objetivo nos três tiros, eliminatórias, semifinal e final é chegar entre os três primeiros", acrescentou. Disse que competir a Olimpíada de Tóquio e fazer as temporadas europeias indoor e outdoor este ano levou a um amadurecimento necessário. 

Com Rafael viajaram também Gabriel Constantino (Equipe Medex-RJ), vice-campeão do Troféu Brasil com 13.23, e Eduardo de Deus (CT Maranhão-MA), terceiro na competição nacional, com 13.27 - foi o último torneio dos três. Bateram o recorde do campeonato de 13.34, que era de Matheus Inocêncio, desde 2005, e ratificaram o índice de 13.32 da World Athletics para o Mundial. Esta é sem dúvida a melhor geração do Brasil na prova.

O velocista Derick Silva que também seguiu com o grupo lembrou "que o revezamento 4x100 m do Brasil é um dos mais fortes e a expectativa é alta para o Mundial". Disse que o camping de treinamentos encerrado sexta-feira (8/7), em Bragança Paulista, foi ótimo, o que faz a confiança do grupo aumentar. "Ajeitamos todas as passagens e nossa expectativa está muito lá em cima." Derick e Rodrigo do Nascimento integraram o revezamento 4x100 m campeão mundial em Yokohama, em 2019.

Viajaram neste primeiro grupo, saindo de São Paulo e de outros destinos, os atletas Derick Silva, Eduardo de Deus, Erik Cardoso, Felipe Bardi, Gabriel Constantino, Gabriele Sousa dos Santos, José Márcio Leão, Lívia Avancini, Lucas da Silva Carvalho, Lucas Mazzo, Mahau Suguimati, Maria Victória Sena, Matheus Correa, Rafael Pereira, Rodrigo do Nascimento, Samory Uiki, Simone Ferraz, Tabata Vitorino de Carvalho, Tatiane Raquel da Silva, Thiago Moura, Tiffani Marinho, Vitor Hugo de Miranda, Vitória Rosa e Wellington Morais.

Também os treinadores Victor Fernandes (treinador-chefe), Katsuhico Nakaya, Mauro França, Darci Ferreira da Silva, Evandro Lazari, João Paulo Alves da Cunha e Luís Fernando Paula seguiram para Portland e de lá para Eugene, bem como os integrantes da comissão médica André Guerreiro (médico), Raquel Mugnaini Benetti (fisioterapeuta) e Jorge Antônio Lima, o Jorginho (massoterapeuta), e a delegada Anne Freitas de Paula.

Já estão no Centro Olímpico dos Estados Unidos, em Chula Vista, Alison dos Santos (400 m com barreiras) e Thiago Braz (salto com vara). Do Porto, em Portugal, viajou Paulo Roberto Paula (maratona).

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a entidade gestora do esporte e os atletas brasileiros, oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte, e apoio às competições.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.

Leia também...
14.10.2024

Podem ser feitas em formulário próprio (link abaixo), conforme informes divulgados pela Nota Oficial 155/2024: Provas Combinadas, Meio Fundo e Fundo e Marcha Atlética são os três grupos de provas dos cursos que serão ministrados por especialistas, em Bragança Paulista, São Paulo, no mês de novembro

26.08.2024

A entidade apresenta seu profundo pesar aos familiares e amigos pelo falecimento do ex-atleta e treinador, aos 85 anos, em Muriaé, Minas Gerais; Waldemar ajudou a descobrir talentos como João do Pulo, medalhista olímpico e recordista mundial no salto triplo e foi eleito Emérito pela Assembleia Geral

26.07.2024

A fundista, de 29 anos, morreu nesta sexta-feira (26/7), após dias de internação em hospital de Pelotas (RS), onde residia; a atleta tinha reclamações sobre fortes dores de cabeça. mas já estava insconsciente há dias; comunidade do atletismo apresenta votos de profundo pesar a familiares e amigos

23.07.2024

A fundista, que disputou a última São Silvestre e o Troféu Brasil em 2023, o Ibero-Americano com a seleção brasileira em maio, vinha reclamando de dores fortes de cabeça; segundo vídeo gravado por parente ela teve o seu quadro de saúde muito agravado nos últimos dias e nas últimas horas