São Paulo - O Comitê Olímpico do Brasil (COB) reuniu presidentes de confederações, dirigentes, atletas, patrocinadores e imprensa, para apresentar a missão do Time Brasil na Olimpíada de Paris-2024. A cerimônia foi realizada nesta terça-feira (26/7), na Casa Itaim, em São Paulo, em evento que celebrou a contagem regressiva para os próximos Jogos que serão realizados de 26 de julho a 11 de agosto de 2024.
Pelo atletismo, participaram do evento a campeã olímpica do salto em distância Maurren Maggi e o presidente do Conselho de Administração da CBAt Wlamir Motta Campos, que recebeu os parabéns de muitos dos presentes pela melhor campanha do Brasil em Mundiais de Atletismo.
O Mundial de Oregon terminou no domingo (24/7), nos Estados Unidos, e o Brasil fez dez finais (na pista e entre os top 8 nas provas de rua) e ganhou duas medalhas - ouro com Alison dos Santos nos 400 m com barreiras e bronze com Letícia Oro Melo no salto em distância, com o 13º lugar e 34 pontos. "Eu já tinha me emocionado com a Letícia no Troféu Brasil. Ela é muito focada e tem mais é que brigar pelos 7 metros", disse Maurren que é dona de um salto de 7,26 m, recorde sul-americano.
Com destaque para a base de Saint-Ouen - a apenas 600 metros da Vila Olímpica -, a principal das cinco que serão instaladas em Paris, o COB apresentou detalhes do planejamento esportivo e da logística operacional que montará para receber a delegação brasileira em Paris.
“Estamos reunidos para celebrar um marco fundamental na caminhada brasileira para os Jogos Olímpicos Paris 2024. Será um ciclo curto e intenso para todos nós, em que seguimos tendo ótimos resultados esportivos. Seguimos confiantes nessa caminhada até 2024”, declarou Paulo Wanderley, presidente do COB.
Também será adotado em Paris o Programa Vivência Olímpica, para 20 jovens atletas brasileiros a primeira experiência na maior competição multiesportiva do mundo. O COB anunciou ainda que levará a Paris grandes ídolos do esporte nacional para atuarem como embaixadores e inspirarem a delegação nacional.
Durante a cerimônia do marco de dois anos para os Jogos Olímpicos Paris-2024, o COB também homenageou mais duas lendas do esporte brasileiro. Gustavo Borges, dono de quatro medalhas olímpicas na natação - prata em Barcelona 1992, prata e bronze em Atlanta 1996, e bronze em Sydney 2000 - e Rogério Sampaio, ouro em Barcelona 1992 no judô, eternizaram suas mãos no Hall da Fama do COB.
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369
O atleta conquistou o ouro na Gymnasíade do Bahrein, nesta terça-feira (29/10), com a marca de 20,59 m; ainda compete no Sul-Americano de San Luis (Argentina) em dezembro com o Atletismo Brasil
A Nota Oficial 167/2024 também traz orientações para os profissionais que vão fazer os cursos de Marcha Atlética, Meio-Fundo e Fundo e Provas Combinadas, todos em novembro, no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista (São Paulo)
A saltadora, que é recordista nacional da categoria do distância e triplo, disputa a competição que será realizada de sexta-feira a domingo (1 a 3/11), na Vila Olímpica da Parayba, em João Pessoa, com transmissão da TV Atletismo Brasil
O treinador Elson Miranda, que preparou a campeã mundial e o campeão olímpico Thiago Braz, foi o principal ministrante; na prova realizada para encerrar a atividade o melhor colocado foi o campeão brasileiro Lucas Alisson Pedro