Bragança Paulista - A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) pediu informações a Prefeitura Municipal de Guarulhos sobre um evento de carros realizado no Estádio Arnaldo José Celeste, na Ponte Grande, na pista de atletismo onde treinam atletas olímpicos. O objetivo da CBAt é levantar os fatos para tomar as medidas cabíveis para a responsabilização pelos estragos causados ao local. Nessa pista, treinou João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, ex-recordista mundial do salto triplo, dono de duas medalhas olímpicas no salto triplo e tetracampeão pan-americano, duas vezes no triplo e duas no salto em distância.
"Juntaremos as informações, fotos e relatos e apresentaremos uma representação ao Ministério Público do Estado de São Paulo para que apure o cometimento de infrações funcionais que, certamente, resultarão em prejuízo ao erário municipal, por ação ou omissão", explicou Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt.
A CBAt também encaminhará ofício à Câmara Municipal de Guarulhos pedindo que apure e responsabilize os agentes públicos que autorizaram o evento, cobrando ressarcimento do prejuízo causado ao local. "A Câmara Municipal tem o poder de 'guardiã da sociedade'", acrescentou Wlamir.
As informações e fotos mostram que os carros foram estacionados sobre o local de treinos, deteriorando o piso. "Usaram a pista para um evento de automóveis", denunciou o ex-atleta olímpico Wilson David dos Santos, que representou Guarulhos por 12 anos e não se conforma com os estragos causados pela exposição realizada no domingo (7/8). "Foram afetados o sistema de drenagem, a borda de cimento e o piso da pista, que ficou ondulada", revelou ao Blog Ultrajano e ao jornal O Estado de S. Paulo.
Além de João do Pulo treinaram na pista de Guarulhos atletas como Conceição Geremias (heptatlo), Agberto Guimarães (800 m e 1.500 m), campeões pan-americanos em Caracas-1983, e Zequinha Barbosa (800 m), campeão mundial indoor em Indianápolis-1987. “Eu treinei lá de 1980 a 1983 e acho um absurdo uma cidade do porte de Guarulhos não ter até hoje uma pista sintética”, declarou Zequinha Barbosa ao Blog Ultrajano. “Isso só acontece porque a gestão pública não quer entender que o esporte e a cultura são a espinha dorsal da educação.”
Thiago Moura, atleta olímpico do salto em altura falou ao IG-Guarulhos dizendo que encontrou a pista cheia de buracos no dia seguinte a exposição quando foi treinar. "Os carros foram estacionados em cima da pista, sobre as raias, e no campo", disse o atleta. "Isso criou buracos na pista que estava com poças d’água e lama no meio dos setores. Os setores dos saltos em distância e triplo, onde também colocaram carros, foi prejudicado, e é o único espaço sintético do estádio."
O historiador Elmi Omar disse ao Click Guarulhos que houve mau uso do espaço de esportes. “É um desrespeito ao esporte e ao Patrimônio Histórico. O Estádio está para ser tombado, um evento como esse teria de passar pelo Conselho do Patrimônio Histórico. Responsabilidade precisa ser apurada."
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
O atleta conquistou o ouro na Gymnasíade do Bahrein, nesta terça-feira (29/10), com a marca de 20,59 m; ainda compete no Sul-Americano de San Luis (Argentina) em dezembro com o Atletismo Brasil
A Nota Oficial 167/2024 também traz orientações para os profissionais que vão fazer os cursos de Marcha Atlética, Meio-Fundo e Fundo e Provas Combinadas, todos em novembro, no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista (São Paulo)
A saltadora, que é recordista nacional da categoria do distância e triplo, disputa a competição que será realizada de sexta-feira a domingo (1 a 3/11), na Vila Olímpica da Parayba, em João Pessoa, com transmissão da TV Atletismo Brasil
O treinador Elson Miranda, que preparou a campeã mundial e o campeão olímpico Thiago Braz, foi o principal ministrante; na prova realizada para encerrar a atividade o melhor colocado foi o campeão brasileiro Lucas Alisson Pedro