Bragança Paulista - Vanessa Sena dos Santos (AD Centro Olímpico-SP) ganhou sua segunda medalha de ouro no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa Sub-18 Interclubes de Atletismo, desta vez no salto em distância, com 6,00 m (4.3 m/s), numa manhã de ventos fortes neste sábado (20/8), em Bragança Paulista, São Paulo. Vanessa, que recém-chegou do Mundial Sub-20 de Cáli, Colômbia, também foi a campeã dos 100 m na sexta-feira (19/8). A competição prossegue até este domingo (21/8) no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo (CNLCDA), com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Youtube e TikTok da CBAt.
Nayza Gabrielli Rodrigues Donanzan (Barra Bonita-SP) ficou com a medalha de prata no salto em distância (5,87 m, 5.2 m/s) e Rayssa Caroline de Oliveira com a de bronze (IENH-RS) com a de bronze (5,58 m, 6.2 m/s).
"Foi muito difícil saltar por causa do frio e do vento, mas eu consegui ganhar, apesar de não ter chegado perto da minha melhor marca. Agora a expectativa é para o Sul-Americano Sub-18, que vai ser em casa", disse Vanessa, referindo-se ao Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo, que vai receber a competição de 9 a 11 de setembro.
Renan Akamine (AD Centro Olímpico-SP), medalha de prata no salto com vara, também foi o campeão do salto em distância com 7,09 m(5.2 m/s). Victor Rodrigues Leite (SESI-SP) ficou com a prata (6,98 m, 5,8 m/s) e Francisco Joaquim Oliveira (GAARRA-GO) com o bronze (6,82 m, 5,5 m/s). "Optei por não terminar o salto com vara, e ficar com a marca da medalha de prata, porque eu tinha a possibilidade de vencer no distância, e deu certo", disse Renan que começou a praticar atletismo aos 11 anos e ganhou o seu quarto título brasileiro, o segundo na categoria sub-18.
Renan, de 15 anos, explicou que mesmo estando a favor o vento muito forte atrapalha a corrida e vencer valeu pelo título e não pela marca obtida. Ainda não sabe qual prova adotará no futuro. Por enquanto, segue treinando as duas com o treinador Alexandre Moratto. "Eu gosto do salto com vara, mais técnica e complexa, mas vamos ver."
Nos 400 m a vitória foi de Júlia Rocha Ribeiro (IPEC-PR), que também estava na seleção brasileira que foi ao Mundial Sub-20 de Cáli, com 56.07. Amanda Miranda da Silva (Geração Atletismo Cianorte-PR), também da seleção do Mundial, conquistou a prata (57.60) e Luíse Rosa Braga (CASO-DF) o bronze (57.70).
"Foi uma prova muito difícil por causa das condições climáticas, do ventão. Mas eu vim focada, com a cabeça preparada e nada iria me atrapalhar. Foi uma vitória muito desejada, realizei a meta de me tornar campeã e estou feliz com o resultado", disse Júlia, de 17 anos, que treina com Gilberto Miranda.
Outro que estava na seleção brasileira que foi ao Mundial Sub-20, Vinícius Moura Galeno (CASO-DF) conquistou o bicampeonato nos 400 m, com o tempo de 49.25. Tainan Zart (CAC-SC) ficou com a medalha de prata (49.61) e Ruan dos Santos Souza (IPEC-PR) com a de bronze (50.81). Vinícius está na expectativa de disputar o Sul-Americano Sub-18 em São Paulo, de 9 a 11 de setembro, "com um clima que permita correr mais fácil". Disse que sua expectativa é buscar o ouro e o seu recorde pessoal nos 400 m para a categoria que foi batido justamente na pista do Centro Olímpico no Brasileiro Sub-20 deste ano com 46.68.
A treinadora Gianetti Sena Bonfim disse que Vinícius recém-chegou do Mundial de Cáli e comemorou o título lembrando que "é ruim correr com muito vento contra, é preciso fazer muita força. O título foi importante", comentou.
Juliany Francisca da Costa (Geração Atletismo Cianorte-PR) fez uma corrida estratégica para vencer os 2.000 m com obstáculos (7:56.87), à frente de Marcella Cocenza Marinelli (Orcampi-SP), com 7:57.92, e de Bianca Davi de Souza (IPEC-PR), com 8:08.41. "Fui junto com as meninas, na última volta eu tinha perna e fui pra frente para o título", disse Juliany, que treina com Tamires dos Santos - são 150 meninos e meninas, do sub-14 ao sub-23, treinando em Cianorte. "Juliany, que ainda está em processo de formação, vai correr também os 800 m", disse Tamires.
Samuel Costa Santana (Atletismo Casa do Garoto/Tupã-SP) foi o campeão dos 2.000 m com obstáculos (6:20.55) e dividiu o pódio com Bryan Rus Alves (ACA-SC), com 6:24.15, e Diego Gonçalves Alexandre (ACJA-Alexandrina-GO), com 6:33.18.
Mais informações sobre a competição como programa horário, resultados e participantes: CLIQUE AQUI
A competição tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS: VEJA AQUI
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
O atleta conquistou o ouro na Gymnasíade do Bahrein, nesta terça-feira (29/10), com a marca de 20,59 m; ainda compete no Sul-Americano de San Luis (Argentina) em dezembro com o Atletismo Brasil
A Nota Oficial 167/2024 também traz orientações para os profissionais que vão fazer os cursos de Marcha Atlética, Meio-Fundo e Fundo e Provas Combinadas, todos em novembro, no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista (São Paulo)
A saltadora, que é recordista nacional da categoria do distância e triplo, disputa a competição que será realizada de sexta-feira a domingo (1 a 3/11), na Vila Olímpica da Parayba, em João Pessoa, com transmissão da TV Atletismo Brasil
O treinador Elson Miranda, que preparou a campeã mundial e o campeão olímpico Thiago Braz, foi o principal ministrante; na prova realizada para encerrar a atividade o melhor colocado foi o campeão brasileiro Lucas Alisson Pedro