Bragança Paulista - O IPEC, de Londrina, Paraná, é o campeão do Brasileiro Loterias Caixa Sub-18 de Atletismo Interclubes, realizado de sexta-feira a domingo (19 a 21/8), em Bragança Paulista, São Paulo. A equipe, que competiu no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo (CNLCDA), somou 167,5 pontos para levar o título de 2022. Competiu com 23 atletas (12 mulheres e 11 homens) e também foi a campeã nos naipes feminino (83,5 pontos) e masculino (84 pontos).
O IPEC ainda teve um dos dois melhores atletas da competição - Luís Felipe Abílio Gomes Barbosa que conquistou a medalha de ouro no lançamento do martelo. Júlia Marconato Leite (SEL/CBM), campeã do heptatlo com recorde brasileiro, foi a melhor atleta feminina da competição. Ambos foram indicados pelo júri eleito no Congresso Técnico do Brasileiro.
Foi o quinto título de campeão sub-18 da equipe, que investe nas categorias de base desde 2000. "Este título é fruto da continuidade deste trabalho iniciado há 22 anos. Vários desses atletas estão na equipe desde o sub-14", disse Gilberto Miranda, treinador e gestor do projeto, dizendo que também é fruto do investimento sólido de patrocinadores e parceiros como a Prefeitura Municipal de Londrina.
A equipe treina na pista da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Além do melhor atleta da competição o IPEC também teve Júlia Ribeiro, com três medalhas de ouro nos 200 m, 400 m e revezamento 4x400 m misto. "Foi a única atleta que ganhou três medalhas de ouro na competição", destacou Gilberto.
A AD Centro Olímpico, de São Paulo, foi a segunda colocado na classificação geral (112 pontos) e também no feminino (55) e no masculino (57). A Orcampi-SP foi a terceira colocada na disputa masculina (50). O CASO-DF foi o terceiro colocado na classificação geral (98 pontos) e na disputa feminina também (55).
Por Estados, São Paulo ocupou a primeira posição no quadro geral de medalhas, com 31 (13 de ouro, 9 de prata e 9 de bronze), seguido do Paraná, com 27 (13, 7, 7), do Distrito Federal com 8 (4, 2, 2), de Santa Catarina com 20 (3,10,7) e do Mato Grosso com 7 (2, 4, 1). No feminino, o Paraná foi o Estado com mais medalhas :19 (8 de ouro, 5 de prata e 6 de bronze). No masculino, São Paulo foi quem mais conquistou medalhas, com 18 (6 de ouro, 5 de prata e 7 de bronze).
Mais de 50 mil pessoas assistiram ao vivo a competição pelo YouTube e TikTok da CBAt. Durante os três dias de disputas 3.300 copos foram enviados para a reciclagem.
"Foi uma competição com desafios extras pelas condições climáticas, frio e ventos muito fortes, o que prejudicou todo mundo e comprometeu um pouco os resultados, mas por outro lado mostrou resiliência porque ninguém desistiu ou se desanimou. Quero fazer um registro especial para a arbitragem que ficou exposta ao tempo nos três dias de competições", disse Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt.
"Houve a confirmação dos destaques que já esperávamos e também muitos atletas sub-16 se destacando, de várias equipes de todo o País. Muito importante também muitos atletas de várias regiões do Brasil presentes e se destacando, a gente vê o trabalho se desenvolvendo. E também conseguimos ver o papel dos 'centrinhos' (Centros de Formação). Vamos com uma equipe muito forte para o Campeonato Sul-Americano", acrescentou Wlamir.
Os campeões do Brasileiro se qualificaram para o Sul-Americano Sub-18, marcado para São Paulo, de 9 a 11 de setembro.
Veja os resultados completos da competição CLIQUE AQUI
A competição tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS VEJA AQUI
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
O atleta conquistou o ouro na Gymnasíade do Bahrein, nesta terça-feira (29/10), com a marca de 20,59 m; ainda compete no Sul-Americano de San Luis (Argentina) em dezembro com o Atletismo Brasil
A Nota Oficial 167/2024 também traz orientações para os profissionais que vão fazer os cursos de Marcha Atlética, Meio-Fundo e Fundo e Provas Combinadas, todos em novembro, no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista (São Paulo)
A saltadora, que é recordista nacional da categoria do distância e triplo, disputa a competição que será realizada de sexta-feira a domingo (1 a 3/11), na Vila Olímpica da Parayba, em João Pessoa, com transmissão da TV Atletismo Brasil
O treinador Elson Miranda, que preparou a campeã mundial e o campeão olímpico Thiago Braz, foi o principal ministrante; na prova realizada para encerrar a atividade o melhor colocado foi o campeão brasileiro Lucas Alisson Pedro