São Paulo - O presidente da World Athletics Sebastian Coe chegou ao Brasil neste sábado (10/9) e nas primeiras horas da manhã já estava no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo, para acompanhar o Campeonato Sul-Americano Sub-18 de Atletismo, competição que prossegue até este domingo (11/9).
"É muito bom estar de volta ao Brasil, eu estive aqui pela última vez em 2019, com os meus amigos da Federação Sul-Americana de Atletismo em Manaus. Ainda mais em um campeonato importante em que vemos a performance do futuro do nosso esporte. Muito importante ver essa estrutura montada para os jovens para que eles não saiam do esporte", disse Coe que nesta segunda-feira (12/9) participa da Assembleia da Sul-Americana, em São Paulo.
O presidente da Sul-Americana Hélio Gesta de Melo que presidirá a Assembleia informou que também a vice-presidente da World Athletics Ximena Restrepo, bem como 12 dos 13 presidentes de federações do continente, estarão em São Paulo para o encontro. Dentre outros pontos da agenda, está a definição do calendário de 2023 e o Brasil apresentará candidaturas a sede dos Sul-Americanos Adulto e de Cross Country.
"Estou muito bem impressionado com o desenvolvimento do atletismo na América do Sul como mostrou a performance dos atletas do continente em Eugene", disse Sebastian Coe referindo-se ao Mundial de Atletismo dos Estados Unidos, em agosto. "Toda a América do Sul foi bem. E obviamente teve o o Alison dos Santos nos 400 metros com barreiras que também foi destaque na Diamond League - eu estava lá, em Zurique - correndo abaixo dos 47 segundos e com um clima não tão favorável."
Questionado sobre o jeito descontraído de do brasileiro Alison dos Santos, campeão mundial e da grande final da Diamond League nos 400 m com barreiras, Sebastian Coe disse que o atletismo "precisa de atletas como ele, de alta performance e um grande comunicador." Sebastian Coe acrescentou que Alison não só é espelho para a jovem geração de atletas brasileiros como inspira pessoas comuns. "Vocês têm um modelo, heróis inspiram gerações."
Wlamir Motta Campos, presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), disse que o momento é histórico. "O mais importante para nós é tê-lo aqui na pista, mostra todos os valores que a gente vem trazendo. Para mim, pessoalmente, é uma inspiração. É uma pessoa que fez tanta história e saber que está aqui na beira da pista, prestigiando um evento que a CBAt organiza é um momento histórico."
Sebastian Coe esteve no Brasil em 2008, em Belém (PA) e Manaus (AM), para os 90 anos da Sul-Americana e o Mundial de Meia Maratona, em 2009, 2015 e 2019 em Manaus, e 2016 para acompanhar os Jogos Olímpicos do Rio. No Centro Olímpico fez fotos com atletas e participou da premiação do salto em distância vencido por Vanessa Sena dos Santos, com 6,39 m, recorde brasileiro e do campeonato e quarto lugar no Ranking Mundial Sub-18.
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
O atleta conquistou o ouro na Gymnasíade do Bahrein, nesta terça-feira (29/10), com a marca de 20,59 m; ainda compete no Sul-Americano de San Luis (Argentina) em dezembro com o Atletismo Brasil
A Nota Oficial 167/2024 também traz orientações para os profissionais que vão fazer os cursos de Marcha Atlética, Meio-Fundo e Fundo e Provas Combinadas, todos em novembro, no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista (São Paulo)
A saltadora, que é recordista nacional da categoria do distância e triplo, disputa a competição que será realizada de sexta-feira a domingo (1 a 3/11), na Vila Olímpica da Parayba, em João Pessoa, com transmissão da TV Atletismo Brasil
O treinador Elson Miranda, que preparou a campeã mundial e o campeão olímpico Thiago Braz, foi o principal ministrante; na prova realizada para encerrar a atividade o melhor colocado foi o campeão brasileiro Lucas Alisson Pedro