Capa

Comitê Feminino da CBAt tem projeto aprovado pelo COB

04.04.2023  |    71 visualizações

O projeto Mulher no Atletismo , composto de ações para a capacitação das mulheres - fórum, palestras e presença nas competições -, é um dos oito que passou no processo de seleção para aporte de recursos do Comitê Olímpico do Brasil

Bragança Paulista – O programa apresentado pelo Comitê Feminino da CBAt para a Mulher no Atletismo foi um dos oito aprovados no processo seletivo do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Foram 36 os projetos apresentados por 27 confederações de modalidades olímpicas para aporte de recursos do Programa de Desenvolvimento do Esporte Feminino do COB.

As propostas foram avaliadas por integrantes da Comissão da Mulher do COB e o projeto do atletismo entrou na categoria A – suporte a ações que integrem programas estruturados das confederações para promover o esporte feminino, com metas a médio e longo prazos. Atletismo, rugby, vela e vôlei, na categoria A, basquete 3x3, nado artístico, tiro com arco e wrestling, na categoria B (suporte a iniciativas pontuais voltadas a promoção do esporte feminino), tiveram projetos aprovados.

"O objetivo do nosso projeto é o desenvolvimento e a capacitação das mulheres que atuam no atletismo. Teremos ações como curso de liderança de gênero virtual e presencial, um fórum, palestras sobre o universo feminino por diferentes profissionais, além da presença de integrantes do Comitê Feminino nos Campeonatos Brasileiros e no Troféu Brasil", disse Elisângela Adriano, coordenadora do Comitê Feminino da CBAt, explicando que o programa vai de abril a novembro deste ano.

Integram o Comitê Feminino da CBAt como membros: Esmeralda de Jesus, Martina Lindemayer e Rita de Cássia Santos de Jesus.

Elisângela acrescentou que todos os segmentos do atletismo devem ser atendidos - gestoras, treinadoras, chefes de equipes, integrantes de comissões multidisciplinares, árbitras etc. "Temos de mostrar que a mulher pode estar onde ela quiser, pode ser de atleta a ocupar um cargo de chefia", acrescentou Elisângela. 

O Programa de Desenvolvimento do Esporte Feminino do COB tem como principais objetivos promover, por meio de parcerias com as confederações, ações relevantes que formem programas em prol do desenvolvimento e capacitação de atletas, treinadoras, árbitras e gestoras. "O número de projetos enviados evidencia o engajamento por parte das confederações para a evolução das mulheres no âmbito esportivo em geral. Percebemos a grande concorrência como um sinal de aprovação desta iniciativa e continuaremos buscando outras formas de promover o esporte feminino”, ressaltou Kenji Saito, Diretor de Desenvolvimento e Ciências do Esporte.

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 948245812 e (11) 991588337 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.

Leia também...
28.10.2024

A saltadora, que é recordista nacional da categoria do distância e triplo, disputa a competição que será realizada de sexta-feira a domingo (1 a 3/11), na Vila Olímpica da Parayba, em João Pessoa, com transmissão da TV Atletismo Brasil

28.10.2024

O treinador Elson Miranda, que preparou a campeã mundial e o campeão olímpico Thiago Braz, foi o principal ministrante; na prova realizada para encerrar a atividade o melhor colocado foi o campeão brasileiro Lucas Alisson Pedro

25.10.2024

O evento será realizado na manhã deste domingo (27/10), na Escola Naval do Rio, com o objetivo de promover a prova que é uma das mais técnicas do atletismo e já levou o Brasil a pódios de Olimpíadas e Mundiais

25.10.2024

O símbolo de conquista é uma homenagem da comunidade do atletismo a um exemplo de resiliência e superação; atleta olímpica (Moscou-1980, Los Angeles-1984 e Seul-1988), campeã pan-americana do heptatlo (Caracas-1983), nove vezes campeã mundial máster se recupera de uma amputação do pé esquerdo