Capa

Reformada, pista do Miécimo no Rio pode receber treinos e competições

09.06.2023  |    173 visualizações

Localizada em complexo esportivo da Prefeitura na Zona Oeste do Rio de Janeiro foi batizada como Professora Jurema Henrique da Silva, em homenagem a ex-atleta e treinadora que se dedicou a trabalhar pelo esporte e a educação de crianças e jovens; local pode ser uado para treinos e competições

Bragança Paulista - A pista do Centro Esportivo Miécimo da Silva, localizado em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, uma das sedes dos Jogos Pan-Americanos de 2007, foi recuperada e devolvida para a população nesta sexta-feira (9/6) pelo prefeito Eduardo Paes, em evento com a participação do presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) Wlamir Motta Campos, de representantes da cidade e da comunidade do atletismo. A pista de atletismo do Miécimo da Silva agora tem o nome Professora Jurema Henrique da Silva (em memória).

O presidente da Federação Estadual de Atletismo (FERAT) Robson Maia explica que a reforma do equipamento foi total: pista sintética, áreas de saltos, lançamentos e arremesso, além da pista de aquecimento sob a arquibancada. "O campo terá prioridade para o atletismo", informa o dirigente. "Estão comprando equipamentos e vão instalar a gaiola do disco e martelo", acrescenta Nelson Ferreira, o Nelsinho que foi atleta olímpico. O centro é muito bem localizado e conta também com ginásio de vôlei e basquete, o Algodão. 

"A recuperação dessa pista é de uma importância imensa. Ela fica em Campo Grande, maior bairro do Rio, com um milhão de pessoas, tem certificação nível 2 e arquibancada. Pode ser utilizada da base ao alto rendimento e sediar eventos. O próprio prefeito e o presidente da FERAT já se mostraram dispostos a olhar o calendário de 2024 e quem sabe trazer um Sul-Americano para o Rio", disse Wlamir Motta Campos. "Essa pista recuperada tem uma importância gigante para essa retomada do atletismo no Rio de Janeiro."

"O atletismo do Rio de Janeiro vivencia hoje dois motivos para celebrar: a reinauguração da pista e a bela homenagem a grande educadora e treinadora de atletismo, professora Jurema Henrique da Silva - o espaço ganhou o seu nome em função do dedicado trabalho por ela aqui realizado", afirmou Robson Maia. 

O centro é muito bem localizado e conta também com ginásio de vôlei e basquete, o Algodão. "Reconquistar acessos em equipamentos públicos que contemplem as práticas do atletismo, seja no esporte educacional ou alto rendimemto é fundamental para o desenvolvimento humano dos cidadãos cariocas e fluminenses", acrescentou Robson Maia. 

Jurema Henrique da Silva, que faleceu aos 67 anos em 2020, no Rio, defendeu a seleção brasileira de atletismo em várias competições, dentre elas o Pan-Americano do México-1975.  Ela fazia várias provas, mas sempre obteve mais destaque no salto em altura, sendo campeã brasileira e sul-americana. 

Ex-coordenadora do Projeto Futuro Olímpico, do medalhista olímpico Arnaldo de Oliveira, foi responsável pelo atletismo do Centro Esportivo Miécimo da Silva e professora do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CEFAP). Foi treinadora também do Criciúma, Vasco e Polícia Militar do Rio de Janeiro. Jurema era madrinha da velocista Evelyn dos Santos, filha de Nelsinho e que também foi atleta olímpica - ambos compareceram ao evento de reinauguração da pista. 

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 948245812 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.

 

 

Leia também...
25.10.2024

O evento será realizado na manhã deste domingo (27/10), na Escola Naval do Rio, com o objetivo de promover a prova que é uma das mais técnicas do atletismo e já levou o Brasil a pódios de Olimpíadas e Mundiais

25.10.2024

O símbolo de conquista é uma homenagem da comunidade do atletismo a um exemplo de resiliência e superação; atleta olímpica (Moscou-1980, Los Angeles-1984 e Seul-1988), campeã pan-americana do heptatlo (Caracas-1983), nove vezes campeã mundial máster se recupera de uma amputação do pé esquerdo

24.10.2024

As lições aprendidas com os trabalhos que obtiveram sucesso nacional e mundial, como os de Elson Miranda e Fabiana Murer, estão no centro do tema da mesa-redonda de sábado (26/10); as disputas da I Copa Nacional serão no domingo (27/10), na Escola Naval

23.10.2024

O campeonato será realizado em duas datas, dias 8 e 9 de novembro, na Villa La Angostura, e dias 22 e 23, na Villa de Merlo; o Brasil terá nove atletas (4 mulheres e cinco homens) nas categorias short trail, classic, vertical e sub-20