Capa

COB apresenta esportes para crianças de escolas públicas do Rio

23.06.2023  |    159 visualizações

Em comemoração do Dia Olímpico e como parte da campanha Let's Move do COI para incentivar a prática de atividades esportivas o COB também ilumina o Maracanã, nesta sexta-feira (23/6), com as cores dos aros olímpicos - azul, amarelo, preto, verde e vermelho -, representando a união dos 5 continentes

Bragança Paulista - O Dia Olímpico – 23 de junho – é comemorado em todo o mundo em homenagem à fundação do Comitê Olímpico Internacional (COI) em 1894 pelo Barão Pierre de Coubertin. O atletismo – chamado esporte base e número 1 do programa olímpico – participou com a velocista Rosângela Santos, na quinta-feira (22/6), das comemorações do Comitê Olímpico do Brasil (COB) que envolveu as escolas públicas do Rio e o movimento Let’s Move (Vamos nos mexer, traduzido para o português) de estímulo a prática de atividades físicas.

Por meio do T­ransforma, programa socioeducativo que atua em parceria com as escolas na Educação Olímpica, foram realizadas no SESC Madureira clínicas de atletismo, boxe, breaking, basquete 3x3, judô e tênis de mesa, direcionadas para 280 alunos do 6º ano de sete Ginásios Educacionais Olímpicos (GEO), que integram a rede pública de ensino do Rio de Janeiro.

O encontro começou com um bate-papo com a medalhista olímpica Rosângela Santos. “É muito importante para as crianças estarem inseridas no esporte, conhecendo os valores olímpicos. Quem sabe não estão aqui novas ‘Fabiana Murer’, novos ‘Alison dos Santos’ e grandes atletas de outras modalidades", afirmou Rosângela.

Disse que estava se vendo nos meninos e meninas por ter começado praticamente na idade deles. "Moro aqui perto, sou de comunidade e hoje, aos 32 anos, medalhista olímpica, busco minha quinta participação em Jogos Olímpicos. Fiquei muito feliz pelo convite do COB e quero aproveitar para inspirar essas crianças”, acrescentou Rosângela, bronze com o revezamento 4x100 m em Pequim-2008 aos 17 anos e primeira brasileira a correr os 100 metros abaixo dos 11 segundos.

Nesta sexta (23/6), o Maracanã ganha as cores dos aros olímpicos - azul, amarelo, preto, verde e vermelho. Os aros foram idealizados em 1914, pelo barão Pierre de Coubertin, e representam a união dos cinco continentes. A iluminação do Maracanã também faz parte do Let’s Move, que promoverá show de luzes em marcos olímpicos de Barcelona, Pequim, Cidade do México e Tóquio, dentre outras cidades.

O Let’s Move no Dia Olímpico é o primeiro evento de uma série de iniciativas do COI com o objetivo de apoiar e inspirar o mundo a se mover. Liderado por atletas olímpicos e criado em colaboração com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é um convite para que as pessoas reservem um tempo todos os dias para fazer alguma atividade física por uma saúde melhor.

“O Dia Olímpico é um marco que sensibiliza todo o Movimento Olímpico e nos convoca a disseminar a importância da prática esportiva para a construção de uma sociedade mais ativa e saudável. O COB, com seus programas e ações, está totalmente engajado em difundir os valores olímpicos de respeito, amizade e excelência e, dessa maneira, não só incentivar o surgimento de novos atletas, como de cidadãos ainda mais conscientes”, resume Paulo Wanderley, presidente do COB.

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 948245812 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.

Leia também...
25.10.2024

O evento será realizado na manhã deste domingo (27/10), na Escola Naval do Rio, com o objetivo de promover a prova que é uma das mais técnicas do atletismo e já levou o Brasil a pódios de Olimpíadas e Mundiais

25.10.2024

O símbolo de conquista é uma homenagem da comunidade do atletismo a um exemplo de resiliência e superação; atleta olímpica (Moscou-1980, Los Angeles-1984 e Seul-1988), campeã pan-americana do heptatlo (Caracas-1983), nove vezes campeã mundial máster se recupera de uma amputação do pé esquerdo

24.10.2024

As lições aprendidas com os trabalhos que obtiveram sucesso nacional e mundial, como os de Elson Miranda e Fabiana Murer, estão no centro do tema da mesa-redonda de sábado (26/10); as disputas da I Copa Nacional serão no domingo (27/10), na Escola Naval

23.10.2024

O campeonato será realizado em duas datas, dias 8 e 9 de novembro, na Villa La Angostura, e dias 22 e 23, na Villa de Merlo; o Brasil terá nove atletas (4 mulheres e cinco homens) nas categorias short trail, classic, vertical e sub-20