Capa

Sergipe tem Clube Trota Mundo no Brasileiro Sub-18 de Atletismo

08.08.2023  |    228 visualizações

Equipes de Pirambu, reserva biológica de desova de tartarugas marinhas, Cotinguiba e UFS reúnem 34 atletas anfitriões dos mais de 600 participantes que competem de sexta a domingo (11 a 13/8), na pista da Universidade Tiradentes de Aracaju

Aracaju - O Clube Trota Mundo, de Pirambu, reserva biológica de Sergipe que fica a 30 km da capital Aracaju, é um dos anfitriões do Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-18 de Atletismo. A competição será realizada de sexta-feira a domingo (11 a 13/8), na pista da Universidade Tiradentes (Unit), em Aracaju, que recebeu inscrições de 643 atletas, de 134 clubes e associações de 22 Estados e do Distrito Federal. Sergipe tem três equipes inscritas, Cotinguiba e UFS são as outras duas no evento para atletas sub-18, porta de entrada para a seleção brasileira nas competições internacionais.

É em Pirambu - de dunas, trechos desertos e áreas de desova de tartarugas marinhas - que o Clube Trota Mundo desenvolve o seu projeto de atletismo, em praças e na praia. "Aqui está a primeira reserva de tartarugas do Brasil e a cidade só tem 8 mil habitantes, não pode crescer. Quando temos oportunidade vamos para a pista da Unit", comenta o professor Júnior Batista, o JB, mostrando que o atletismo é uma oportunidade para os jovens. "Sofremos um pouco na pandemia porque perdemos atletas de 12, 13 anos, a base para essa categoria. A maioria dos nossos atletas são novos, competindo no primeiro Brasileiro."

A equipe tem 28 inscritos no Brasileiro Sub-18, com destaques como Marcos Vinícius Santos Alves, nos 100 m e salto em altura - uma prova de pista e outra de campo, o que é comum nessa faixa etária. O próprio Renan Gallina, de 19 anos, da AA Maringá (PR), convocado para o Mundial de Budapeste, na Hungria, de 19 a 27 de agosto, para correr os 200 m, foi campeão sub-16 no salto em altura.

Marcos Vinícius tem 15 anos e 1,90 m, é alto e rápido e já foi medalhista nos JEBs e no Norte-Nordeste conforme conta JB, que também ensina atletismo numa escola em Japaratuba, e tem atletas na universidade.

Leonardo Batista de Oliveira Cruz, 3º no Ranking Brasileiro Sub-20 dos 100 m (10.41, em 7/4/2023), que foi a Universíade de Chengdu, na China, e Luiza Andreza Lima Alves e Silva, do Club Sportivo Sergipe, 5ª colocada no Ranking Brasileiro nos 3.000 m com obstáculos, treinam e estudam na Unit. "Eles ganharam bolsas de estudos. Ele faz fisioterapia e ela nutrição. Mando os treinos e também vou a Aracaju e levo os atletas que se destacam para também treinarem na pista no meu próprio carro", acrescenta JB. Passando a Ponte Construtor João, pela Barra dos Coqueiros (rodovia SE-100), são 31 km em um percurso de dunas, praias e manguezais.

Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt, ressalta que é a primeira vez que um Campeonato Brasileiro está sendo realizado em Sergipe, numa política de levar o atletismo brasileiro para outros Estados e regiões do Brasil. 

JB vê como estímulo aos atletas sergipanos. "São atletas novos, mas tendo o campeonato aqui e, principalmente com bons resultados, vai motivar a geração sub-16. Leonardo e Luiza, que estão na universidade, já motivam muito os mais novos", frisa JB.

A secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, ressalta o tamanho da competição, com mais de 600 atletas, e convida os sergipanos para o evento na pista da Unit. “Sergipe tem recebido grandes eventos esportivos como o Aberto de Judô, o Troféu Brasil de Ginástica e o Jungle Fight. Teremos o atletismo na pista da Unit, em Aracaju. São boas oportunidades de estar mais perto do esporte e de conhecer novas modalidades e se apaixonar."

Mais informações acesse o minisite da competição, com chamada na home do site da CBAt. CLIQUE AQUI

O Campeonato Brasileiro Sub-18 de Atletismo é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo, com patrocínio do Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (SEEL), apoio da Universidade Tiradentes (Unit) e da Federação Sergipana de Atletismo (FSAt).

A competição tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS: VEJA AQUI

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 948245812 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.

Leia também...
25.10.2024

O evento será realizado na manhã deste domingo (27/10), na Escola Naval do Rio, com o objetivo de promover a prova que é uma das mais técnicas do atletismo e já levou o Brasil a pódios de Olimpíadas e Mundiais

25.10.2024

O símbolo de conquista é uma homenagem da comunidade do atletismo a um exemplo de resiliência e superação; atleta olímpica (Moscou-1980, Los Angeles-1984 e Seul-1988), campeã pan-americana do heptatlo (Caracas-1983), nove vezes campeã mundial máster se recupera de uma amputação do pé esquerdo

24.10.2024

As lições aprendidas com os trabalhos que obtiveram sucesso nacional e mundial, como os de Elson Miranda e Fabiana Murer, estão no centro do tema da mesa-redonda de sábado (26/10); as disputas da I Copa Nacional serão no domingo (27/10), na Escola Naval

23.10.2024

O campeonato será realizado em duas datas, dias 8 e 9 de novembro, na Villa La Angostura, e dias 22 e 23, na Villa de Merlo; o Brasil terá nove atletas (4 mulheres e cinco homens) nas categorias short trail, classic, vertical e sub-20