Capa

Wesley Dionisio e Hakelly de Souza, os mais velozes do Brasileiro Sub-18

11.08.2023  |    344 visualizações

Ambos foram estreantes no pódio dos 100 m em competições nacionais e comemoraram muito os seus títulos; o torneio prossegue até domingo (13/8), na pista da Unit de Aracaju com transmissão da TV Atletismo Brasil

Aracaju - A disputa dos 100 m foi um dos destaques do programa de provas da tarde desta sexta-feira (11/8) no Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-18 de Atletismo, que prossegue até domingo (13/8), na pista da Universidade Tiradentes, em Aracaju, Sergipe. E tanto no feminino quanto no masculino os campeões levaram os seus primeiros títulos brasileiros: Hakelly de Souza, da AECD Macaé-RJ, com 12.50 (-0.5 m/s), e Wesley Dionísio da Silva, da AD Centro Olímpico-SP, com 10.87 (-1.3 m/s). 

"Estou bem feliz por meu título brasileiro porque só treino atletismo desde o ano passado. Tenho 9.37 nos 75 m e ainda sou sub-16", disse Hakelly, de 14 anos. Ela foi descoberta pelo professor Hiller Franco, no Programa Atletismo Macaé, projeto sócio-educacional desenvolvido no contraturno da escola, uma parceria do CIEP 455 Maringá, das Secretarias de Educação e Esportes da Prefeitura de Macaé, com patrocínio da Etesco, uma empresa offshore da área do Petróleo.

"Treinamos na quadra da escola e nos arredores, em praças e na praia", comentou o professor. O "espelho" de Hakelly é Nykolli Alves, dos 400 m com barreiras, sua colega de projeto, "que já disputou o Troféu Brasil". 

A prata ficou com Ana Karoliny Almeida (Metahum/Fecop), com 12.55, e a medalha de bronze com Isadora Pereira (Clube Espéria-SP), com 12.66.

Wesley Dionísio, de 17 anos, é atleta do estruturado projeto do Centro Olímpico, da Prefeitura de São Paulo. "Eu estava feliz, confiante", disse o atleta que treina desde os 10 anos, em 2016, quando passou em uma peneira. Mora no bairro Butantã e vem de metrô até o treino no Centro Olímpico. Compete nos 100 m e nos 200 m e tem como ídolos os velocistas jamaicano Usain Bolt e o brasileiro Paulo André Camilo de Oliveira. Mas se inspirou em outro velocista, Erik Cardoso, para apontar para o céu e agradecer na largada e chegada.

A medalha de prata foi conquistada por Matheus Gama (IPEC Londrina FEL-PR), com 11.00, e a de bronze com Pedro Henrique Ramos Dutra (Teutônia), com 11.02 (014), numa chegada muito apertada com o quarto colocado, Tiago Bonfim (CASO-DF), com 11.02 (018).

Cerimônia de abertura - A secretária de Estado do Esporte e Lazer Mariana Dantas participou da cerimônia de abertura e falou em nome do governador Fabio Mitidieri da satisfação de Sergipe receber pela primeira vez um Brasileiro de Atletismo.

Mariana informou que "Sergipe, o menor Estado do Brasil, quer estimular a sua população a conhecer outros esportes de perto". Também observou que o Governo do Estado do Sergipe faz um trabalho para integrar o esporte as áreas da educação, economia e cultura. "Quando trazemos um evento juntamos todas essas áreas, também estamos aproveitando a expertise da CBAt para capacitar profissionais e queremos que os atletas sejam exemplos de oportunidade para os nossos jovens. O esporte é uma saída de crescimento para o indivíduo."

Participaram do evento o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Wlamir Motta Campos, o CEO da entidade Claudio Castilho, a presidente da Federação Sergipana de Atletismo Ethel de Menezes, o secretário Executivo da SEEL Washington Coração Valente, o diretor de Esporte da Unit Walter Thiirssen, representando o reitor Joubert Uchoa de Mendonça, e Antonio Hora Filho, da CBDE.

Todos os resultados estão disponíveis no minisite da competição CLIQUE AQUI

O Campeonato Brasileiro Sub-18 de Atletismo é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo, com patrocínio do Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (SEEL), apoio da Universidade Tiradentes (Unit) e da Federação Sergipana de Atletismo (FSAt).

A competição tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS: VEJA AQUI

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 948245812 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.

Leia também...
25.10.2024

O evento será realizado na manhã deste domingo (27/10), na Escola Naval do Rio, com o objetivo de promover a prova que é uma das mais técnicas do atletismo e já levou o Brasil a pódios de Olimpíadas e Mundiais

25.10.2024

O símbolo de conquista é uma homenagem da comunidade do atletismo a um exemplo de resiliência e superação; atleta olímpica (Moscou-1980, Los Angeles-1984 e Seul-1988), campeã pan-americana do heptatlo (Caracas-1983), nove vezes campeã mundial máster se recupera de uma amputação do pé esquerdo

24.10.2024

As lições aprendidas com os trabalhos que obtiveram sucesso nacional e mundial, como os de Elson Miranda e Fabiana Murer, estão no centro do tema da mesa-redonda de sábado (26/10); as disputas da I Copa Nacional serão no domingo (27/10), na Escola Naval

23.10.2024

O campeonato será realizado em duas datas, dias 8 e 9 de novembro, na Villa La Angostura, e dias 22 e 23, na Villa de Merlo; o Brasil terá nove atletas (4 mulheres e cinco homens) nas categorias short trail, classic, vertical e sub-20