Capa

O checkjogolimpo indica se medicamentos têm substâncias proibidas

15.08.2023  |    204 visualizações

A ABCD - Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem - está divulgando nas competições uma ferramenta, existente em seu site, que permite aos atletas saber se um remédio é proibido ou não a partir do nome comercial do produto

Aracaju - A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) disponibiliza em seu site - www.abcd.gov.br - uma ferramenta que permite ao atleta ou qualquer interessado fazer consultas para saber se uma substância é proibida ou não a partir do nome comercial do medicamento. A informação foi divulgada pela representante da ABCD Angélica Almeida de Araújo, coordenadora de Autorização de Uso Terapêutico (AUT), durante o Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-18 de Atletismo, realizado de 11 a 13 de agosto, na pista da Unit, em Aracaju, Sergipe.

"O checkjogolimpo é uma ferramenta de pesquisa para medicamentos. O atleta vai no site da ABCD coloca o nome do remédio e vai saber se está na lista de substâncias proibidas ou não. Aparece em vermelho quando é proibido. É um alerta. Esta é uma ferramenta desenvolvida em parceria com a Anvisa", afirma Angélica, que passou os três dias de competições transmitindo informações aos jovens atletas brasileiros. "Contamos como são selecionados para os exames e sobre como podem minimizar os riscos de doping", resume.

Um total de 150 atendimentos foram feitos na barraca da ABCD instalada na Unit em Aracaju. Os jovens receberam informações e puderam fazer perguntas. "A CBAt é uma de nossas principais parceiras nessa tarefa de educar os jovens atletas", observa Angélica.

Um banner alerta sobre os direitos e os deveres dos atletas no processo de controle de dopagem. Nos direitos, por exemplo, estão cuidados como verificar as credenciais dos agentes, ser informado sobre todas as etapas do controle, ter um representante ou um intérprete acompanhando, com escolta receber premiação, atenção médica e atender a imprensa antes de ir para o exame, dentre outros.

Nos deveres estão itens como levar documento com foto, informar ao seu médico que é atleta e está sujeito a Controle de Dopagem, não usar medicação que tenha substância proibida sem AUT - Autorização de Uso Terapêutico, em competição ou fora permanecer sempre à vista do Oficial uma vez notificado, observar a amostra até que seja lacrada e ter certeza de que a documentação está corretamente preenchida.

COMITÊ FEMININO E COMISSÃO DE ATLETAS - A treinadora Diana Gamboa recebeu a visita de Mariana Dantas, secretária de Estado do Esporte e Lazer (SEEL) do Governo de Sergipe, na barraca do Comitê Feminino. Elas falaram sobre o papel do Comitê Feminino que ganhou espaço da CBAt para divulgar os seus objetivos nas competições. 

O Comitê preparou uma ecobag, com bloquinho e caneta, que leva o logo Atletismo Mulheres para se aproximar, conversar e conhecer melhor as mulheres do atletismo. O Comitê representa atletas, treinadoras, árbitras, integrantes de equipe multidisciplinar, dentre outras, apresenta propostas de igualdade, proteção ao assédio e educação da mulher. Elisângela Adriano é a presidente e integram o grupo Esmeralda de Jesus, Daiana Gamboa, Martina Lindemayer e Rita de Cássia de Jesus. 

Também a Comissão de Atletas - com representatividade na gestão da CBAt - com Sophia Salvi em Aracaju levou sua mensagem aos jovens atletas que disputaram o Brasileiro Sub-18. O presidente da Comissão é Cleiton Cesário e seus membros são Jaqueline Weber, vice-presidente, Allan Wolski (eleito também para a Comissão de Atletas na Sul-Americana), Cisiane Dutra Lopes, Elianay Barbosa, Janaina dos Santos, Kelvin de Jesus, Sophia Salvi e Pedro Nascimento. É a Comissão que leva as demandas dos atletas à CBAt, um canal aberto também aos mais jovens atletas. 

O Campeonato Brasileiro Sub-18 de Atletismo foi uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo, com patrocínio do Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (SEEL), apoio da Universidade Tiradentes (Unit) e da Federação Sergipana de Atletismo (FSAt).

A competição teve o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS: VEJA AQUI

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 948245812 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.

Leia também...
25.10.2024

O evento será realizado na manhã deste domingo (27/10), na Escola Naval do Rio, com o objetivo de promover a prova que é uma das mais técnicas do atletismo e já levou o Brasil a pódios de Olimpíadas e Mundiais

25.10.2024

O símbolo de conquista é uma homenagem da comunidade do atletismo a um exemplo de resiliência e superação; atleta olímpica (Moscou-1980, Los Angeles-1984 e Seul-1988), campeã pan-americana do heptatlo (Caracas-1983), nove vezes campeã mundial máster se recupera de uma amputação do pé esquerdo

24.10.2024

As lições aprendidas com os trabalhos que obtiveram sucesso nacional e mundial, como os de Elson Miranda e Fabiana Murer, estão no centro do tema da mesa-redonda de sábado (26/10); as disputas da I Copa Nacional serão no domingo (27/10), na Escola Naval

23.10.2024

O campeonato será realizado em duas datas, dias 8 e 9 de novembro, na Villa La Angostura, e dias 22 e 23, na Villa de Merlo; o Brasil terá nove atletas (4 mulheres e cinco homens) nas categorias short trail, classic, vertical e sub-20