Capa

Gabi Muniz é uma das atrações do Brasileiro Sub-23

12.09.2023  |    150 visualizações

A marchadora do CASO, do Distrito Federal, que treina junto com o medalhista em Mundiais Caio Bonfim é um talento da modalidade e tem tudo para melhorar com a soma de treinamentos e competições

Bragança Paulista - A marchadora Gabriela Muniz (CASO-DF) é um dos destaques do Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-23 que será realizado de sexta a domingo (15 a 17/9), em Bragança Paulista, São Paulo. A pista do Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo (CNLCDA) reunirá jovens atletas como Gabi Muniz, que ainda integram a categoria sub-23, mas já competem entre os adultos. A competição será transmitida ao vivo pela TV Atletismo Brasil, canal do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Gabriela Muniz, de 21 anos, venceu os 20 km (dia 6 de julho) e os 35 km (dia 9 de julho) no Troféu Brasil de Atletismo em Cuiabá (MT). Assim como Caio Bonfim, a marchadora obteve duas vitórias e dois recordes do Troféu Brasil na ausência de Érica Sena e Viviane Lyra. Fez 1:33.21 nos 20 km, recorde pessoal (o anterior era de 1:34:43) e 3:01:16 na segunda vez em que competiu nos 35 km em sua carreira (superando o recorde da competição, que pertencia a Viviane Santana Lyra, com 3:05:00, desde 2021, em Bragança Paulista). No Sul-Americano de São Paulo, Gabi fez 1:33:31.8 em pista nos 20.000 m e foi a terceira colocada - a vitória ficou com a peruana Mary Luz Andia (1:29:07.5, recorde do campeonato). 

Para o Brasileiro Sub-23, Gianetti Bonfim, mãe e treinadora de Caio Bonfim, duas vezes medalhista de bronze em Mundiais (Londres-2017 e Budapeste-2023), e que treina também Gabi Muniz brincou dizendo que "ela está devendo fazer 1:31" que era pra ter saído no Mundial de Budapeste (foi 26ª).

Gia, como é chamada pela comunidade, disse que a temporada foi muito produtiva porque a equipe médica conseguiu equilibrar os problemas hormonais que atrapalhavam os treinos de Gabi. "Ela conseguiu fazer treinos de muita qualidade e manter, por um mês, os seus tempos. Fez três 20 km seguidos, com espaço pequeno entre eles, para uma hora e 33 minutos", observou a treinadora.

"Ela só não foi melhor no Mundial porque ficou menstruada. Mas é uma menina de futuro e nenhuma das atletas de ponta hoje - e temos ótimas marchadoras no Brasil - faziam os resultados dela nessa idade que ela tem", ressaltou. "Se a gente não tiver errado para os próximos anos vamos 'pras cabeças' com o nosso time feminino, juntando Érica (Sena), Vivi (Viviane Lyra) e a Gabi", disse a treinadora.

Elogiou a dedicação de sua atleta. "A Gabi é aquela atleta que todo treinador quer. Eu tive a benção do céu de ter o Caio e agora a Gabi. Me perguntaram se eu tinha algum menino, algum atleta que eu penso que pode fazer os resultados que o Caio faz e eu respondi que tenho uma menina! Ela é uma atleta de qualidade técnica, física, de mente e vai longe." 

Comentou que aos 19 anos Gabi ficou muito perto da vaga para ir para a Olimpíada de Tóquio-2021 e vem crescendo. A treinadora disse que talentos como os de Caio e Gabi também dependem de um bom trabalho, que vem sendo feito pela equipe técnica e multidisciplinar de Sobradinho. "Temos conseguido fazer bons atletas com nossa metodologia de treinamento e ela está aí para corroborar isso, confirmar que não é o acaso."

Mais informações acesse o minisite da competição na home de www.cbat.org.br.

CLIQUE AQUI

INGRESSO SOLIDÁRIO - Em mais uma ação social do atletismo o ingresso é solidário - um quilo de alimento não perecível - e a CBAt pede que não só o público, mas todos os participantes - atletas, árbitros, treinadores, dirigentes, integrantes de comissões multidisciplinares e do staff da competição - façam as suas doações. O arrecadado será doado a entidades assistenciais de Bragança Paulista.

O Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo (CNLCDA) fica na Estrada Municipal Antônio Franco de Lima, 64 (acesso pela Rodovia Alkindar Monteiro, km 50,5 – SP 063), no Bairro do Campo Novo, em Bragança Paulista.

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 948245812 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.

Leia também...
25.10.2024

O evento será realizado na manhã deste domingo (27/10), na Escola Naval do Rio, com o objetivo de promover a prova que é uma das mais técnicas do atletismo e já levou o Brasil a pódios de Olimpíadas e Mundiais

25.10.2024

O símbolo de conquista é uma homenagem da comunidade do atletismo a um exemplo de resiliência e superação; atleta olímpica (Moscou-1980, Los Angeles-1984 e Seul-1988), campeã pan-americana do heptatlo (Caracas-1983), nove vezes campeã mundial máster se recupera de uma amputação do pé esquerdo

24.10.2024

As lições aprendidas com os trabalhos que obtiveram sucesso nacional e mundial, como os de Elson Miranda e Fabiana Murer, estão no centro do tema da mesa-redonda de sábado (26/10); as disputas da I Copa Nacional serão no domingo (27/10), na Escola Naval

23.10.2024

O campeonato será realizado em duas datas, dias 8 e 9 de novembro, na Villa La Angostura, e dias 22 e 23, na Villa de Merlo; o Brasil terá nove atletas (4 mulheres e cinco homens) nas categorias short trail, classic, vertical e sub-20