Capa

Atletismo leva famosos, interage com crianças e faz sucesso na COB Expo

30.09.2023  |    209 visualizações

O estande da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) recebeu atletas como Alison Piu dos Santos e Darlan Romani, campeões mundiais, Erik Cardoso e Felipe Bardi, os mais rápidos do País e ídolos que fizeram a história da modalidade; todas as entrevistas estão disponíveis na TV Atletismo Brasil

São Paulo - A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) teve uma participação destacada na COB Expo, a Feira de Todos os Esportes, realizada no Pró Magno Centro de Eventos, São Paulo, de segunda a sexta-feira (22 a 29/9). Além da interação com o público - cerca de 1.000 crianças de escolas de São Paulo passaram pelo estande de 18 metros quadrados - , recebeu atletas de grande destaque na atualidade e ídolos do esporte olímpico brasileiro, expôs implementos que despertaram muito interesse - peso, disco, dardo, barreiras, martelo, bloco de partida e bastão de revezamento - os uniformes e as sapatilhas de competição da PUMA e distribuiu brindes de seus patrocinadores.

A concepção da montagem do estande teve o objetivo de divulgar o atletismo, o esporte número um no programa olímpico. "Ficou muito bom, com a nossa cara, simples, bonito e interativo", afirmou Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt que esteve todos os dias em São Paulo participando de palestras, mesa-redonda e reuniões, bem como de conversas com representantes de empresas e demais confederações do movimento olímpico.

Na mesa-redonda da CBAt realizada na terça-feira (26/9), Wlamir Motta Campos, falou sobre a importância dos Centros de Formação, e a história da conquista do Troféu de Melhor Confederação do Mundo, recebido da World Athletics, em 2022. O especialista em marketing esportivo, Cesar Sbrighi, discorreu sobre a criação e o sucesso da TV Atletismo Brasil, plataforma streaming no canal do YouTube da CBAt. Cleiton Cesário, da Comissão de Atletas e Elisângela Maria Adriano, do Comitê Feminino, falaram das atuações na gestão do atletismo brasileiro. A mesa-redonda foi mediada pelo CEO Claudio Castilho.

Caio Bonfim respondeu perguntas da plateia e recebeu muitos aplausos por sua vitoriosa carreira. Agora, ele tem duas medalhas de bronze em mundiais, duas em Jogos Pan-Americanos e diversas conquistas em competições internacionais. Está totalmente concentrado para a disputado no Pan de Santiago e já sonha com Paris-2024. "Nas Olimpíadas o sarrafo é mais acima", lembra e vai buscar um up-grade, dizendo ser movido a desafios.

Estiveram no estande da CBAt e em todos os estúdios de TV e mídia montados na COB Expo os velocistas Felipe Bardi – que correu 9.96 no Troféu Bandeirantes, no dia 9 de setembro, em São Bernardo do Campo – e Erik Cardoso – que marcou 9.97 no Campeonato Sul-Americano, em julho, em São Paulo. São os dois únicos atletas brasileiros da história a correr a prova mais rápida do atletismo em menos de 10 segundos. Deram entrevistas para a TV Atletismo Brasil, a BandSports, o COBCast, a ESPN, o Olimpíada Todo Dia e o UOL. Felipe e Erik também participaram do quadro 'Sabe ou Não Sabe', um quiz para identificar por fotos alguns dos principais atletas brasileiros e internacionais.

Alison Piu dos Santos, campeão mundial dos 400 m com barreiras no Oregon-2022 e medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2021, passeou pela feira, tirou fotos com os fãs e deu entrevistas para a imprensa. Uma das maiores estrelas do esporte brasileiro – ganhou no ano passado o Prêmio Brasil Olímpico e foi eleito o melhor do atletismo no Prêmio Loterias Caixa da CBAt -, Alison está totalmente focado para a Olimpíada de Paris-2024. “A preparação começou assim que acabou Tóquio. A partir daquele dia, tudo o que eu fizesse ia contar. Já comecei a sonhar com nova final olímpica. Preciso de tranquilidade para só treinar, ter calma e construir nova medalha um dia após o outro.” 

O arremessador de peso Darlan Romani, campeão mundial indoor e recordista sul-americano (22,61 m), chamou a atenção da garotada. No estande, muitas pessoas quiseram pegar nas mãos um peso de 6 kg que estava exposto, com dificuldades, mesmo com as duas mãos. O peso adulto é de 7,260 kg, usado pelo Sr. Incrível - apelido dado a Darlan -, considerado um gigante. "Eles nos dão uma energia muito gostosa, muito positiva", disse Darlan, pai de Alice e Helena, que tem muito carinho com as crianças. "O esporte é democrático, tem lugar para todos, altos, baixos, magros e gordos."

DESTAQUE PARA OS ÍDOLOS - Outro que interagiu com o público foi Robson Caetano, que tem duas medalhas olímpicas de bronze (200 m em Seul-1988 e no revezamento 4x100 m em Atlanta-1996). Ele chamou a garotada para participar do Quiz e concorrer a prêmios. Até deu corridinhas na frente do estande, comemorando os acertos que tinha no 'Sabe ou Não Sabe' num duelo com a repórter Ivana Negrão da ESPN, praticante de maratonas. 

A medalhista olímpica Thaíssa Barbosa Presti participou de atividades em frente ao estande da CBAt. Deu dicas sobre as passagens de bastão para alunos da EMEF Júlio Marcondes Salgado, do Parque Edu Chaves, na Zona Norte da Capital Paulista. “Muitas vezes depende do professor, da escola ensinar o atletismo e hoje eles tiveram essa vivência. Entender que o atletismo é uma modalidade como o futebol e o vôlei", disse Thaíssa, medalha de bronze no 4x100 m da Olimpíada de Pequim-2008, ao lado de Rosemar Maria Coelho Neto, Lucimar Aparecida de Moura e Rosângela Santos.

Raphael Raymundo, medalhista mundial com o revezamento 4x100 m, Fabiana Murer e Mauro Vinícius Hilário da Silva, o Duda, também interagiram com o público na feira, posando para fotos ao lado de fãs, em entrevistas para a mídia presente e em especial para a TV Atletismo Brasil - todas as entrevistas estão disponíveis no Youtube da CBAt e vale a pena conferir o conteúdo gerado na COB Expo.

Vanderlei Cordeiro de Lima - O vídeo documentário Vanderlei: pernas, cabeça e coração, disponível para o público no Canal Olímpico do Brasil e no YouTube do Time Brasil, também teve sua première na COB Expo. Um dos principais personagens do atletismo brasileiro, a trajetória de Vanderlei Cordeiro de Lima até a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas foi tema do filme lançado na quinta-feira (28/9) com a presença do maratonista pelo COB.

O Grupo Prevent Senior patrocina o atletismo brasileiro, oferece medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 948245812 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.

Leia também...
25.10.2024

O evento será realizado na manhã deste domingo (27/10), na Escola Naval do Rio, com o objetivo de promover a prova que é uma das mais técnicas do atletismo e já levou o Brasil a pódios de Olimpíadas e Mundiais

25.10.2024

O símbolo de conquista é uma homenagem da comunidade do atletismo a um exemplo de resiliência e superação; atleta olímpica (Moscou-1980, Los Angeles-1984 e Seul-1988), campeã pan-americana do heptatlo (Caracas-1983), nove vezes campeã mundial máster se recupera de uma amputação do pé esquerdo

24.10.2024

As lições aprendidas com os trabalhos que obtiveram sucesso nacional e mundial, como os de Elson Miranda e Fabiana Murer, estão no centro do tema da mesa-redonda de sábado (26/10); as disputas da I Copa Nacional serão no domingo (27/10), na Escola Naval

23.10.2024

O campeonato será realizado em duas datas, dias 8 e 9 de novembro, na Villa La Angostura, e dias 22 e 23, na Villa de Merlo; o Brasil terá nove atletas (4 mulheres e cinco homens) nas categorias short trail, classic, vertical e sub-20