Capa

Em prova com erro de medição do circuito, Viviane Lyra termina em quarto

29.10.2023  |    219 visualizações

Os 20 km marcha atlética na categoria feminina dos Jogos Pan-Americanos de Santiago foram disputados na manhã deste domingo, com frio e chuva; as marcas obtidas pelas atletas não foram homologadas por falha da organização

Santiago – Viviane Lyra terminou em quarto lugar na prova dos 20 km marcha atlética, que reabriu neste domingo (29/10) o torneio de atletismo dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. A largada da competição, às 7 horas, foi dada com chuva e temperatura de 9 graus. Após a primeira volta no circuito já foi constatado erro da organização na medida do percurso – menor do que o oficial de 1 km. Com isso, as marcas não foram homologadas, valendo só a classificação na chegada.

Apesar do problema grave – os atletas marcharam por volta de 18 km (a prova deveria ter 20 km) –, a carioca Viviane Lyra, de 30 anos, comemorou a colocação. “Fui um quarto lugar, com gostinho de medalha. Ainda tenho a maratona de revezamento no sábado (4/11) e depois vou descansar um pouquinho. Volto depois com foco total em Paris”, disse a marchadora, que já está qualificada para a Olimpíada de Paris-2024.

A atleta do Praia Clube/Exército/Futel-MG lembrou que o erro do percurso a fez esquecer o relógio. “A gente controla muito o ritmo e logo de cara, na primeira volta, já deu um ritmo muito forte, abaixo do que o masculino faria. A gente sabia que tinha algo estranho e nosso objetivo nem foi mais o relógio, foi fazer o melhor possível.”

Depois dessa percepção, segundo a marchadora, a vontade foi de buscar a melhor colocação. “Eu estava ali no bolo, a prova estava muito forte, cheguei aqui com o quinto melhor tempo e no final consegui pegar a quarta colocação. Não deu medalha, mas estou feliz com minha performance e agora é recuperar para o revezamento. As meninas que estavam ali na frente foram campeãs mundiais, apertaram um pouco a prova e cada um sabe a sua condição. Eu briguei pelo bronze, dei duro, mas foi o que eu consegui hoje”, completou a atleta, que completou o circuito em 1:15.33, o que seria recorde mundial também (as 12 primeiras atletas teriam marchado abaixo do recorde). 

A brasiliense Gabriela Muniz (Caio Bonfim-DF), aos 21 anos, ficou em 9º lugar. “O percurso estava um pouco menor, os tempos não foram compatíveis. A prova estava muito forte, com a presença de campeã mundial”, comentou. “Mas é o meu primeiro Pan. Sei que tem muita coisa por vir ainda e estou muito feliz pela minha participação.”

A peruana Kimberly Garcia, bicampeã mundial, ganhou a medalha de ouro. A equatoriana Glenda Morejon, recordista da área pan-americana, ficou em segundo lugar, seguida da peruana Evelyn Inga.

As competições de atletas prosseguem nesta segunda-feira (30/10) e as transmissões do Pan, ao vivo e gratuitas, podem ser acompanhadas no Canal Olímpico do Brasil, no Youtube do Time Brasil e também pela Cazé TV. A programação é anunciada pelas plataformas.

O Grupo Prevent Senior patrocina o atletismo brasileiro, oferece medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 948245812 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.

 

Leia também...
25.10.2024

O evento será realizado na manhã deste domingo (27/10), na Escola Naval do Rio, com o objetivo de promover a prova que é uma das mais técnicas do atletismo e já levou o Brasil a pódios de Olimpíadas e Mundiais

25.10.2024

O símbolo de conquista é uma homenagem da comunidade do atletismo a um exemplo de resiliência e superação; atleta olímpica (Moscou-1980, Los Angeles-1984 e Seul-1988), campeã pan-americana do heptatlo (Caracas-1983), nove vezes campeã mundial máster se recupera de uma amputação do pé esquerdo

24.10.2024

As lições aprendidas com os trabalhos que obtiveram sucesso nacional e mundial, como os de Elson Miranda e Fabiana Murer, estão no centro do tema da mesa-redonda de sábado (26/10); as disputas da I Copa Nacional serão no domingo (27/10), na Escola Naval

23.10.2024

O campeonato será realizado em duas datas, dias 8 e 9 de novembro, na Villa La Angostura, e dias 22 e 23, na Villa de Merlo; o Brasil terá nove atletas (4 mulheres e cinco homens) nas categorias short trail, classic, vertical e sub-20