Capa

Pela saúde masculina, CBAt apoia a Campanha Novembro Azul

08.11.2023  |    127 visualizações

Assim como esteve presente na Campanha Outubro Rosa, sobre os perigos do câncer de mama, agora o inventivo e a busca é para conscientizar os homens da importância da prevenção ao câncer de próstata, o mais comum depois do câncer de pele

Bragança Paulista – A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) incentiva e busca conscientizar a população masculina sobre a importância da prevenção do câncer de próstata por meio da Campanha Novembro Azul. A entidade também apoiou a Campanha Outubro Rosa, sobre os perigos do câncer de mama.

A divulgação do tema será intensificada durante a realização da Taça Brasil Máster Loterias Caixa de Atletismo, neste sábado e domingo (11 e 12/11), no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, na cidade de Bragança Paulista (SP), que reunirá atletas a partir dos 30 anos, por ações como mensagens em vídeos e na transmissão da competição pelo Canal Atletismo Brasil, pelo YouTube da CBAt.

O objetivo é despertar a atenção e esta campanha de conscientização é realizada por diversas entidades, dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, como alerta a respeito de doenças masculinas.

Depois do câncer de pele, o de próstata é o mais comum entre os homens. E causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um mal da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pelo aumento na expectativa de vida.

A campanha indica cuidados também com os tumores de bexiga, o oitavo mais comum para os homens, com estimativa de 7.590 novos casos neste ano. E, claro, as pautas do mês também giram em torno de tumores de pênis, rins e testículos.

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Os principais sintomas são dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e ou no sêmen.

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou dos 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Os principais fatores de risco são histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão e tio), raça (homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer) e obesidade.

Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde, estágio da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz o monitoramento da evolução da doença e a intervenção cirúrgica em caso de necessidade.

Fazer um check-up é a melhor forma de prevenir doenças e evitar que sejam tratadas apenas em estágios mais avançados. Em todas as faixas etárias o urologista deve ser consultado.

A iniciativa internacional Novembro Azul teve origem na Austrália no ano de 2003 e foi adotada no Brasil pela primeira vez em 2008.

O Grupo Prevent Senior patrocina o atletismo brasileiro, oferece medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 948245812 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.

 

Leia também...
25.10.2024

O evento será realizado na manhã deste domingo (27/10), na Escola Naval do Rio, com o objetivo de promover a prova que é uma das mais técnicas do atletismo e já levou o Brasil a pódios de Olimpíadas e Mundiais

25.10.2024

O símbolo de conquista é uma homenagem da comunidade do atletismo a um exemplo de resiliência e superação; atleta olímpica (Moscou-1980, Los Angeles-1984 e Seul-1988), campeã pan-americana do heptatlo (Caracas-1983), nove vezes campeã mundial máster se recupera de uma amputação do pé esquerdo

24.10.2024

As lições aprendidas com os trabalhos que obtiveram sucesso nacional e mundial, como os de Elson Miranda e Fabiana Murer, estão no centro do tema da mesa-redonda de sábado (26/10); as disputas da I Copa Nacional serão no domingo (27/10), na Escola Naval

23.10.2024

O campeonato será realizado em duas datas, dias 8 e 9 de novembro, na Villa La Angostura, e dias 22 e 23, na Villa de Merlo; o Brasil terá nove atletas (4 mulheres e cinco homens) nas categorias short trail, classic, vertical e sub-20