Capa

Conceição Geremias comemora ouro e festa na Taça Brasil Master

11.11.2023  |    191 visualizações

A atleta olímpica, campeão pan-americana no heptatlo, compete na categoria 65+ e venceu o salto em altura e o arremesso do peso; ainda disputará o lançamento do dardo e exalta a realização do evento no calendário do atletismo nacional: "É melhor do que spa, do que resort"

Bragança Paulista - A presença da campineira Conceição Geremias, de 67 anos, atleta que representou o Brasil em três Jogos Olímpicos (Moscou-1980, Los Angeles-1984 e Seul-1988), foi destaque nas competições da III Taça Brasil Master Loterias Caixa de Atletismo, neste sábado (11/11), em Bragança Paulista. Conceição, que compete na categoria 65+, pela ACECAMP, foi campeã do salto em altura e do arremesso do peso. Com o seu repertório de atleta das provas combinadas - foi campeã do heptatlo nos Jogos Pan-Americanos de Caracas-1983 - Conceição Geremias ainda vai competir no lançamento do dardo neste domingo (12/11), ultimo dia de disputas da Taça Brasil Master.

"Este tipo de evento é muito, muito importante. Eu dou a minha vida para estar num evento desses, é melhor do que spa, do que resort... Fazer o que se ama de paixão é ótimo. E são pouco os eventos master. As pessoas mais velhas gostam. Eu jogo vôlei também com a terceira idade e estou vendo 'as meninas' - viu o que falei?- de Sorocaba, de Caraguatatuba que jogam também e vieram para competir no atletismo."

Conceição venceu o arremesso do peso com 9,84 m, seguida por Maria Aparecida Barbosa Cesca (avulsa), com 5,84 m, e por Rosa Karnoshi dos Santos (CIUS Caraguá Ilha-SP), com 5,68 m.  "Foi uma prova tranquila, com muita gente, de todas as categorias, ao contrário do salto em altura, em que competi sozinha. Eu consegui 9,84 m, poderia ter sido melhor, mas estou com uma inflamação no osso do pé - na semana que vem o ortopedista vai fazer uma raspagem", explicou Conceição, que compete na categoria 65+.

A Taça Brasil Master reúne atletas de vários Estados do Brasil, como Alessandro Costa Rosa, de 52 anos, da ADAC de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, campeão do lançamento do disco (53,94 m) na categoria 50+. A medalha de prata ficou com Silvio João Van Dijk (Nippon Atletismo), com 38,68 m, e a de bronze com Reinaldo Rosa da Costa (Monte Sião- MG), com 36,72 m.

Alessandro competiu até 2008, inclusive integrou a seleção brasileira nos Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Entrou no Master em 2017. "Eu faço competições da categoria por influência do meu pai (Ivan). Estou feliz porque essa marca de 53,94 m é o recorde sul-americano da categoria. Acho importante esse tipo de competição e, inclusive, já agreguei dois amigos meus. A competição faz com que a gente tenha objetivos no treinamento", disse Alessandro.

Pedro Roque Della Vecchia que também competiu no arremesso do peso foi ao pódio - medalha de prata da categoria 75+ (5,50 m) - com um cartaz divulgando a doação de órgãos.

Marcos Macedo, presidente do CMC - com sedes em Limeira e Ribeirão Preto, mas apoio a atletas em todo o Brasil - disse que o clube tem 25 atletas na Taça Brasil Master. "Competimos no Brasil e no exterior. Esta Taça é importante porque é inclusiva. Essas categorias (pré-master e master) trazem oportunidade e qualidade de vida", afirmou o empresário que espera apoiar atletas brasileiros no Mundial Indoor de Gotemburgo, na Suécia.

SERVIÇO - Os fãs do atletismo poderão acompanhar as provas no estádio, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível. O total arrecadado será doado a entidades assistenciais de Bragança. A instalação esportiva fica na Estrada Municipal Antônio Franco de Lima, 64, bairro do Campo Novo (acesso pela Rodovia Alkindar Monteiro, km 50,5). Outra maneira de assistir à competição ao vivo é por meio da transmissão da TV Atletismo Brasil pelo YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo.

NOVEMBRO AZUL - O evento está divulgando também o Novembro Azul, mês que marca a divulgação da importância de prevenir o câncer de próstata. O diagnóstico precoce é a única forma de possibilitar a cura da doença. Mesmo sem sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou dos 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista e fazer os exames preventivo

Todos os resultados bem como o programa horário deste domingo podem ser obtidos no minissite da competição no site da CBAt.

CLIQUE AQUI

O Grupo Prevent Senior patrocina o atletismo brasileiro, oferece medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 948245812 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.

Leia também...
25.10.2024

O evento será realizado na manhã deste domingo (27/10), na Escola Naval do Rio, com o objetivo de promover a prova que é uma das mais técnicas do atletismo e já levou o Brasil a pódios de Olimpíadas e Mundiais

25.10.2024

O símbolo de conquista é uma homenagem da comunidade do atletismo a um exemplo de resiliência e superação; atleta olímpica (Moscou-1980, Los Angeles-1984 e Seul-1988), campeã pan-americana do heptatlo (Caracas-1983), nove vezes campeã mundial máster se recupera de uma amputação do pé esquerdo

24.10.2024

As lições aprendidas com os trabalhos que obtiveram sucesso nacional e mundial, como os de Elson Miranda e Fabiana Murer, estão no centro do tema da mesa-redonda de sábado (26/10); as disputas da I Copa Nacional serão no domingo (27/10), na Escola Naval

23.10.2024

O campeonato será realizado em duas datas, dias 8 e 9 de novembro, na Villa La Angostura, e dias 22 e 23, na Villa de Merlo; o Brasil terá nove atletas (4 mulheres e cinco homens) nas categorias short trail, classic, vertical e sub-20