Capa

Atletismo destaca Dia Nacional da Consciência Negra

20.11.2023  |    180 visualizações

A data de 20 de novembro é especial também para o atletismo brasileiro por conta do grande número de afrodescendentes no esporte e pelas conquistas e o sucesso alcançados por muitos negros como o bicampeão olímpico Adhemar Ferreira da Silva

Bragança Paulista – Hoje é um dia muito especial para o atletismo brasileiro. Afinal, nesta data de 20 de novembro é comemorado em todo o País o Dia Nacional da Consciência Negra. Concebido em 1971, foi formalizado nacionalmente em 2003, como uma efeméride no calendário, até ser instituído como data oficial pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011.

O atletismo, como modalidade esportiva de grande inclusão, está aberto para todas as raças e os negros, por suas habilidades, acabam se destacando, conseguindo títulos e sucesso. Adhemar Ferreira da Silva, bicampeão olímpico do salto triplo, é um grande exemplo. Com um dom muito especial, lapidado por anos de treinamento, levou a bandeira do Brasil por dezenas de países, conquistando ouro nos Jogos de Helsinque-1952 e de Melbourne-1956.

De lá para cá, dezenas de afrodescendentes brilharam nos pódios olímpicos e de Campeonatos Mundiais. Um dos destaques ainda em atividade é Alison Piu dos Santos, medalha de ouro nos 400 m com barreiras em Oregon-2022 e bronze nos Jogos de Tóquio-2021.

Embora a força dos negros seja reconhecida e exaltada, o racismo, infelizmente, ainda está ativo, com muitas denúncias e inquéritos, como manda a legislação que pune como crime a discriminação racial. A grande maioria dos casos ocorre no futebol, por ser um esporte de muitos fãs e por sua grande visibilidade, vemos casos como de Vinícius Júnior, do Real Madri, da Espanha, que constantemente é vítima de atos racistas.

No atletismo, pela força da comunidade, os casos são raros e acontecem, poucas vezes, fora do Brasil. Há algum tempo, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) exige dos atletas, treinadores e de integrantes das equipes multidisciplinares para integrarem as seleções nacionais a conclusão de uma série de cursos, entre eles o Esporte Antirracista, produzido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Feriado em centenas de cidades pelo País, o Dia da Consciência Negra é uma oportunidade para a sociedade refletir sobre questões como o racismo, a discriminação racial e as desigualdades que afetam a população negra brasileira. Além disso, é mais um convite para que as pessoas reconheçam e valorizem a contribuição cultural, social, econômica e política negra.

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro para homenagear Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, um dos grandes nomes da resistência negra na luta contra a escravidão e que foi morto nesta mesma data em 1695.

Os quilombos eram comunidades organizadas por escravizados que conseguiam fugir e que resistiram à escravidão colonial no Brasil. Palmares, o maior quilombo, foi um dos maiores símbolos de liberdade para a população negra.

O Grupo Prevent Senior patrocina o atletismo brasileiro, oferece medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 948245812 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.

 

Leia também...
25.10.2024

O evento será realizado na manhã deste domingo (27/10), na Escola Naval do Rio, com o objetivo de promover a prova que é uma das mais técnicas do atletismo e já levou o Brasil a pódios de Olimpíadas e Mundiais

25.10.2024

O símbolo de conquista é uma homenagem da comunidade do atletismo a um exemplo de resiliência e superação; atleta olímpica (Moscou-1980, Los Angeles-1984 e Seul-1988), campeã pan-americana do heptatlo (Caracas-1983), nove vezes campeã mundial máster se recupera de uma amputação do pé esquerdo

24.10.2024

As lições aprendidas com os trabalhos que obtiveram sucesso nacional e mundial, como os de Elson Miranda e Fabiana Murer, estão no centro do tema da mesa-redonda de sábado (26/10); as disputas da I Copa Nacional serão no domingo (27/10), na Escola Naval

23.10.2024

O campeonato será realizado em duas datas, dias 8 e 9 de novembro, na Villa La Angostura, e dias 22 e 23, na Villa de Merlo; o Brasil terá nove atletas (4 mulheres e cinco homens) nas categorias short trail, classic, vertical e sub-20