Capa

Atletismo do Brasil dá parabéns a CAIXA pelos seus 163 anos

12.01.2024  |    250 visualizações

Banco social, que apoia a educação e o esporte, a Caixa Econômica Federal é patrocinadora máster da CBAt, por meio das Loterias Caixa; em 2024, a modalidade comemora o 23º ano de parceria com a instituição

Bragança Paulista - O atletismo brasileiro dá os parabéns a CAIXA que completa 163 anos de história nesta sexta-feira, dia 12 de janeiro de 2024. A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), que tem as Loterias Caixa como patrocinador máster, orgulha-se de fazer parte da vida dessa grande instituição financeira, que marca seus investimentos no Brasil pela educação e o esporte, além de seu papel importante de banco social.

O contrato de patrocínio entre a CAIXA e a CBAt foi renovado em 1 de setembro de 2023 e prossegue até fevereiro de 2025. A parceria, que está em seu 23º ano de vida - o primeiro contrato foi assinado em 3 de abril de 2001 -, é fundamental para as grandes conquistas do atletismo para o Brasil como as medalhas olímpicas e em Mundiais e como mecanismo de inclusão e transformação social nas categorias de base e de iniciação esportiva.

"12 de janeiro - hoje nós e o Brasil todo celebramos os 163 anos de criação da CAIXA, o maior banco social do mundo. Em nome do atletismo brasileiro gostaríamos da saudar e agradecer a CAIXA e cada um de seus mais de 85 mil funcionários. Muitíssimo obrigado CAIXA, esse banco que ajuda na transformação do nosso País, está presente na vida de todos os brasileiros, tem uma visão de transformação social e desde 2001 é o patrocinador máster do atletismo brasileiro. Para a CBAt é um prazer estar com vocês, é um prazer ter o logo da CAIXA, das Loterias Caixa e da Mega-Sena no nosso uniforme. Parabéns CAIXA, 163 anos de história, vitórias, conquistas e transformação social", afirmou Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt, em sua mensagem ao patrocinador máster do atletismo brasileiro em nome da comunidade da modalidade que é número 1 no programa olímpico.

VEJA NO INSTAGRAM ATLETISMO BRASIL

Em 2023, ano que a CBAt foi reconhecida com o Prêmio Sou do Esporte Gestor do Ano, que contempla a boa governança - dentre todas as confederações brasileiras -, a camisa da seleção de atletismo estampou a marca Mega-Sena no Mundial de Budapeste, Hungria, com a medalha de bronze de Caio Bonfim nos 20 km marcha atlética, e com o top dois dentre todos os países no Pan-Americano de Santiago, no Chile, com a conquista de 23 medalhas (7 de ouro, 10 de prata e 6 de bronze).

Tão importante quanto os pódios de competições internacionais é a iniciação esportiva, o descobrimento de talentos e o desenvolvimento de novos valores - pontos de destaque na parceria. As Loterias Caixa apoiam os 60 'centrinhos' do Programa Centros de Formação do Atletismo, que visam a aumentar a base da pirâmide e fomentar o atletismo para 3.600 crianças e jovens de 6 a 19 anos. No Edital de Chamamento Público para 2023-2025 foram homologados 60 projetos, de 20 Estados do Brasil.

A marca Loterias Caixa está presente em competições tradicionais como o Troféu Brasil Loterias Caixa de Atletismo que teve a sua 42ª edição realizada em 2023 em Cuiabá, pela primeira vez no Centro Oeste do Brasil, e os Campeonatos Brasileiros sub-16, sub-18, sub-20 e sub-23. Além dos Brasileiros ainda levam o nome das Loterias Caixa as Copas de Marcha Atlética, Cross Country, Fundo e Meio-Fundo e Combinadas, o Troféu Adhemar Ferreira da Silva (universitário) e a Taça Brasil Máster.

A CAIXA também está presente na formação e desenvolvimento do atletismo brasileiro com os campings, clínicas e cursos a atletas, treinadores e árbitros. O desenvolvimento foi marcado em 2023 também por cursos ministrados pela World Athletics no Brasil para aperfeiçoamento de treinadores e para medidores de percurso de corridas de rua.

História - No dia 12 de janeiro de 1861, Dom Pedro II assinou o Decreto nº 2.723, que fundou a Caixa Econômica da Corte. Desde então, a CAIXA caminha lado a lado com a trajetória do País, acompanhando seu crescimento e o de sua população. A CAIXA sempre esteve presente em todas as principais transformações da história do país, como mudanças de regimes políticos, processos de urbanização e industrialização, no apoio e ajuda ao Brasil nos mais variados aspectos da sociedade, como programas sociais, de educação, esporte, habitação, para trabalhadores e, claro, as loterias, geradoras de recursos fundamentais direcionados para a educação, cultura e esporte.

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 948245812 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.

Leia também...
25.10.2024

O evento será realizado na manhã deste domingo (27/10), na Escola Naval do Rio, com o objetivo de promover a prova que é uma das mais técnicas do atletismo e já levou o Brasil a pódios de Olimpíadas e Mundiais

25.10.2024

O símbolo de conquista é uma homenagem da comunidade do atletismo a um exemplo de resiliência e superação; atleta olímpica (Moscou-1980, Los Angeles-1984 e Seul-1988), campeã pan-americana do heptatlo (Caracas-1983), nove vezes campeã mundial máster se recupera de uma amputação do pé esquerdo

24.10.2024

As lições aprendidas com os trabalhos que obtiveram sucesso nacional e mundial, como os de Elson Miranda e Fabiana Murer, estão no centro do tema da mesa-redonda de sábado (26/10); as disputas da I Copa Nacional serão no domingo (27/10), na Escola Naval

23.10.2024

O campeonato será realizado em duas datas, dias 8 e 9 de novembro, na Villa La Angostura, e dias 22 e 23, na Villa de Merlo; o Brasil terá nove atletas (4 mulheres e cinco homens) nas categorias short trail, classic, vertical e sub-20