Capa

Sul-Americano de Marcha Atlética será em Pernambuco

23.01.2024  |    335 visualizações

O Governo do Estado, a Federação Sul-Americana e a Confederação Brasileira de Atletismo lançam a competição nesta quinta-feira (25/1), em evento marcado para às 15 horas, no Parque Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem

Bragança Paulista - O público pernambucano poderá ver de perto a disputa da atrativa prova olímpica da marcha atlética, por meio de uma parceria entre o Governo do Estado de Pernambuco, a Federação Sul-Americana e a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). O Campeonato Sul-Americano de Marcha Atlética será realizado na cidade no dia 10 de março. O Continente tem atletas fortíssimos na marcha atlética, dentre eles o brasiliense Caio Bonfim e a pernambucana Érica Sena, ambos qualificados para os Jogos Olímpicos de Paris, França, em agosto.

Em evento marcado para esta quinta-feira (25/1), às 15 horas, no Parque Esportivo Santos Dumont, o Campeonato Sul-Americano de Marcha Atlética será lançado pelo secretário executivo de Esportes do Governo de Pernambuco Luciano Leonidio, o presidente da Sul-Americana Hélio Gesta de Melo, e o presidente do Conselho de Administração da CBAt Wlamir Motta Campos. O evento também vem recebendo um grande apoio da Federação Pernambucana de Atletismo (FEPA), por meio de seu presidente Daniel Ricardo Pereira.

"Receber o Sul-Americano de Marcha, uma competição internacional do atletismo é muito importante por colocar o Estado na vitrine do movimento esportivo nacional. Essa articulação junto às confederações localiza o Estado na rota dos eventos, impacta no turismo e na economia, o que é positivo para Pernambuco", ressaltou Luciano Leonidio, secretário Executivo de Esportes.

Hélio Gesta de Melo observou que a marcha é a prova que mais glórias em competições globais deu aos atletas da América do Sul. "Com a realização do Sul-Americano de Marcha Atlética em Recife, a CBAt fortalece essa especialidade no Brasil, reforça a política de descentralização e permite que outras regiões brasileiras possam aproveitar os benefícios que eventos internacionais proporcionam às cidades", disse Hélio.

A competição tem importância estratégia para o Estado de Pernambuco e a região Nordeste na opinião de Wlamir Motta Campos. "A descentralização é fundamental para a promoção do esporte em todo o País. Temos em nosso continente e também em nosso País alguns dos melhores marchadores do mundo. O Sul-Americano proporciona visibilidade para o Estado de Pernambuco e para o Brasil, já que o evento é acompanhado por pessoas de diferentes países e pode servir como uma vitrine para o turismo esportivo, atraindo visitantes e promovendo ainda a cultura e a economia local", destacou Wlamir.

Nos últimos dois anos, a CBAt tem sido a principal parceira da Atletismo Sul-Americano na organização de competições internacionais. O Brasil sediou o Pan-Americano de Cross Country em Serra (ES), os Sul-Americanos Sub-18, em São Paulo (SP), e Sub-23, em Cascavel (PR), em 2022; o Sul-Americano de Cross Country, em Poços de Caldas (MG), e o Campeonato Sul-Americano de Atletismo adulto, em São Paulo, em 2023.

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 948245812 e Maiara Dias Batista - (11) 99127-2369.

 

Leia também...
25.10.2024

O evento será realizado na manhã deste domingo (27/10), na Escola Naval do Rio, com o objetivo de promover a prova que é uma das mais técnicas do atletismo e já levou o Brasil a pódios de Olimpíadas e Mundiais

25.10.2024

O símbolo de conquista é uma homenagem da comunidade do atletismo a um exemplo de resiliência e superação; atleta olímpica (Moscou-1980, Los Angeles-1984 e Seul-1988), campeã pan-americana do heptatlo (Caracas-1983), nove vezes campeã mundial máster se recupera de uma amputação do pé esquerdo

24.10.2024

As lições aprendidas com os trabalhos que obtiveram sucesso nacional e mundial, como os de Elson Miranda e Fabiana Murer, estão no centro do tema da mesa-redonda de sábado (26/10); as disputas da I Copa Nacional serão no domingo (27/10), na Escola Naval

23.10.2024

O campeonato será realizado em duas datas, dias 8 e 9 de novembro, na Villa La Angostura, e dias 22 e 23, na Villa de Merlo; o Brasil terá nove atletas (4 mulheres e cinco homens) nas categorias short trail, classic, vertical e sub-20