Capa

Brasil disputa do Sul-Americano Indoor de Cochabamba pelo tricampeonato

26.01.2024  |    230 visualizações

O País, que venceu as edições de 2020 e 2022, tem 35 atletas na Bolívia, com destaques como Darlan Romani, do arremesso do peso, que é campeão mundial indoor e já está qualificado para os Jogos Olímpicos de Paris

Bragança Paulista - O Brasil terá 35 atletas (17 mulheres e 18 homens) na disputa do Campeonato Sul-Americano Indoor de Atletismo, sábado e domingo (27 e 28/1), em Cochabamba, Bolívia, com destaque como Darlan Romani, atleta olímpico, campeão mundial indoor e bicampeão pan-americano no arremesso do peso.

O campeonato começa às 10:00 deste sábado (27/1), pelo horário de Brasília, no Estádio Atlético do Governo Autônomo Municipal de Cochabamba - tem a única pista indoor certificada pela World Athletics no continente -, com transmissão ao vivo pela TV Atletismo Brasil, canal do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). 

Em 2022, Darlan ganhou a medalha de ouro com recorde sul-americano indoor no arremesso do peso, com 21,71 m. Na sequência, Darlan foi campeão mundial indoor, em Belgrado, na Sérvia, com 22,53 m, melhorando três vezes o recorde sul-americano durante a prova. Também é o recordista ao ar livre, com 22,61 m.

"Estamos abrindo a temporada, mas a expectativa é de fazer um bom resultado já de início, verificar se a preparação está indo bem, ter certeza de que tudo está saindo como o planejado", disse Darlan, catarinense de Concórdia. Para Darlan, o Sul-Americano é uma etapa na preparação para o Mundial Indoor de Glasgow, na Escócia, de 1 a 3 de março, e especialmente para os Jogos Olímpicos de Paris - o atletismo será de 1 a 8 de agosto. "Essa preparação começou, na verdade, uma semana após o Mundial de Budapeste (realizado em agosto de 2023)", comentou Darlan, que conseguiu o seu índice olímpico em julho de 2023 no Troféu Brasil de Atletismo, em Cuiabá, com 21,58m (a marca de corte é 21,50 m).

"Vamos ver como a gente vai se comportar na competição. Estou tranquilo, sei o que fazer, é colocar a cabeça no lugar, focar no movimento e acertar." O arremesso do peso será disputado no domingo (28/1), às 16:30 (horário de Brasília).

Felipe Bardi, campeão em 2022 nos 60 m, entra na pista neste sábado (27/1), para defender o seu título. Bardi é o atleta mais rápido do Brasil nos 100 m rasos, com a marca de 9.96 feita em 2023 no Troféu Bandeirantes. O Brasil também terá na disputa dos 60 m os velocistas Erik Cardoso, Lorraine Martins e Vitória Rosa. A final feminina será às 18 horas e a masculina às 18:20 (horários de Brasília).

"Este ano faremos três preparações-alvo: Mundial Indoor, Mundial de Revezamentos e Jogos Olímpicos. Acredito que a preparação indoor é importante para o outdoor. Eles estão no primeiro macro. Finalizaram a base e entraram no período específico. A ideia é passar pelo Sul-Americano como forma de treinamento", afirmou Darci Ferreira, que é treinador de Felipe Barbi e Erik Cardoso e está com os velocistas na seleção brasileira que foi a Bolívia.

Em 2022, o Brasil comemorou o título de bicampeão sul-americano indoor de atletismo ao somar 159 pontos - também levou o título no masculino, com 89 pontos, e no feminino, com 70 pontos. A Bolívia foi vice-campeã, com 106 pontos, seguida da Venezuela, com 64. O Brasil conquistou 36 medalhas (16 de ouro, 10 de prata e 10 de bronze).

O Brasil no Sul-Americano de Cochabamba-2024

Equipe Feminina
Lorraine Barbosa Martins (Pinheiros-SP) - 60 m (*)
Vitoria Cristina Silva Rosa (Pinheiros-SP) - 60 m
Tiffani Beatriz Marinho (Orcampi-SP) - 400 m
Tábata Vitorino de Carvalho (IABC/FMEBC-SC) - 400 m
Flávia Maria de Lima (FECAM/ASSERCAM) - 800 m/1500 m
Uhuru Figueira Rocha (UCA-SC) - 800 m
Ketiley Batista (ASPMP-SP) - 60 m com barreiras
Vitória Sena Batista Alves (Praia Clube/Exército/Futel-MG) - 60 m com barreiras
Valdiléia Martins (Orcampi-SP) - salto em altura
Arielly Kailayne Monteiro Rodrigues (Pinheiros-SP) - salto em altura
Isabel Demarco de Quadros (AABLU-SC) - salto com vara
Beatriz Benjamin Chagas (Pinheiros-SP) - salto com vara
Lissandra Maysa Campos (IVL-MT) - salto em distância
Eliane Martins (Pinheiros-SP) - salto em distância
Gabriele Sousa dos Santos (Pinheiros-SP) - salto triplo
Raiane Vasconcelos Procópio (Pinheiros-SP) - pentatlo
Tainara Mees (Praia Clube/Exército/Futel-MG) - pentatlo
Equipe Masculina
Felipe Bardi dos Santos (SESI-SP) - 60 m
Erik Felipe Barbosa Cardoso (SESI-SP) - 60 m
Lucas da Silva Carvalho (Pinheiros-SP) - 400 m
Lucas Conceição Vilar (SESI-SP) - 400 m
Eduardo Ribeiro Moreira (Pinheiros-SP) - 800 m
Thiago do Rosário André (Orcampi-SP) - 1.500 m
Guilherme Kurtz (UCA-SC) - 800 m/1.500 m
Denner Cordeiro da Silva (Praia Clube/Exército/Futel -MG) - 60 m com barreiras
Eduardo dos Santos Rodrigues de Deus (Praia Clube/Exército/Futel) - 60 m com barreiras
Fernando Carvalho Ferreira (IEMA-SP) - salto em altura
Thiago Moura (Projeto Atletismo Campeão-PE) - salto em altura
Augusto Dutra (SEL/CBM-SP) - salto com vara
Lucas Marcelino dos Santos (Pinheiros-SP) - salto em distância
Mateus Daniel Adão de Sá (Pinheiros-SP) - salto triplo
Darlan Romani (Praia Clube/Exército/Futel) - arremesso do peso
Welington Silva Morais (Pinheiros-SP) - arremesso do peso
José Fernando Ferreira Santana (Praia Clube/Exército/Futel-MG) - heptatlo
Lucas Cerqueira Catanhede (Pinheiros-SP) - heptatlo

Equipe técnica
Treinadora Chefe: Tania Fernandes de Paula Moura (SP)
Treinador Chefe: Neilton Salvador Alfano Moura (SP)
Treinadores CBAt: Darci Ferreira da Silva (SESI-SP), Dino de Aguiar Cintra Filho (Orcampi-SP), Renan da Mota Valdiero (Equipe Medex-RJ), Ricardo de Souza Brarros (A.D. Centro Olímpico-SP), Thiago Moraes de Melo (AM)
Delegado: Edemar Alves dos Santos (CBAt)
Médico: Rodrigo Morette Arantes (SP)
Fisioterapeutas: Kamilla Felix Miranda de Araujo (SP), Sheyla Souza Alves Oechsler (SC)
Massagista: Jadson Alves dos Santos (SP)

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 948245812 e Maiara Dias Batista - (11) 99127-2369.

Leia também...
25.10.2024

O evento será realizado na manhã deste domingo (27/10), na Escola Naval do Rio, com o objetivo de promover a prova que é uma das mais técnicas do atletismo e já levou o Brasil a pódios de Olimpíadas e Mundiais

25.10.2024

O símbolo de conquista é uma homenagem da comunidade do atletismo a um exemplo de resiliência e superação; atleta olímpica (Moscou-1980, Los Angeles-1984 e Seul-1988), campeã pan-americana do heptatlo (Caracas-1983), nove vezes campeã mundial máster se recupera de uma amputação do pé esquerdo

24.10.2024

As lições aprendidas com os trabalhos que obtiveram sucesso nacional e mundial, como os de Elson Miranda e Fabiana Murer, estão no centro do tema da mesa-redonda de sábado (26/10); as disputas da I Copa Nacional serão no domingo (27/10), na Escola Naval

23.10.2024

O campeonato será realizado em duas datas, dias 8 e 9 de novembro, na Villa La Angostura, e dias 22 e 23, na Villa de Merlo; o Brasil terá nove atletas (4 mulheres e cinco homens) nas categorias short trail, classic, vertical e sub-20