Capa

Maratona de Valência tem o marketing de tratar bem os corredores e ser veloz

30.01.2024  |    257 visualizações

O espanhol Marc Roig, selecionador de atletas de elite internacional, foi um dos destaques do 2º Summit ABRACEO/CBAt; a prova existe há 40 anos, teve 21 recordes nacionais, 60 índices olímpicos e nada menos do que 300 mulheres correndo os 42,195 m abaixo das 3 horas: rapidez e cortesia

Bragança Paulista - O espanhol Marc Roig, que é selecionador de atletas de elite internacional e da Maratona de Valência, que fecha o calendário das grandes maratonas e é uma das mais rápidas do mundo com o selo Platinum Label da World Athletics, falou nesta terça-feira (30/1) para o público do 2º Summit ABRACEO/CBAt, que está sendo realizado no auditório da Associação Pequeno Mundo, no condomínio em que também se localiza a sede da CBAt e o Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista, São Paulo.

Roig destacou a cortesia com que os corredores são tratados na prova e a fama de ser uma das mais rápidas do mundo. "O que querem ser? Esta é a pergunta que um organizador deve fazer. Berlim é a maratona dos recordes, Nova York icônica, Londres, a que mais arrecada dinheiro e a Maratona de Valência é a que melhor trata os corredores. Não há canal de venda mais eficaz do que o que dizem os próprios corredores", ressaltou. 

Marc Roig destacou que a Maratona de Valência começou há 40 anos, nasceu em março de 1981, com 1.300 inscritos e que no início "levava a porta na cara" quando ia buscar patrocinadores. "A medida em que fomos crescendo a situação se inverteu e hoje temos uma lista de grandes patrocinadores e apoiadores e podemos escolher as marcas e serviços que queremos." Uma cota de patrocínio custa 30 mil euros e de apoio 18 mil euros, relevou.

Destacou que o apoio financeiro da Fundação Trinidad Afonso e co-organização com a associação de corredores Corre Caminos e com a Prefeitura de Valência também ajudaram a transformar a prova em uma das mais importantes do mundo. "Tem um grande impacto econômico para a cidade", afirmou.

A maratona foi mudando, de percurso para ficar mais atraente, de data, para aproveitar os treinamentos intensos na Europa em outubro, novembro e dezembro até chegar a top 5 mundial, em 2020, a fazer uma edição só para a elite por causa da pandemia da Covid-19, e ao recorde de Kelvin Kiptum, que correu abaixo de 2:02, para ser o terceiro homem mais rápido da história. Chegou a 40 corredores correndo sub-2:10, 132 sub-2:20, 561 corredores sub-2:30, 1.343 corredores sub-2:40. "Quando se é uma maratona com grande densidade de atletas correndo rápido isso traz um efeito bem benéfico porque todos querem correr lá para baixar suas marcas", afirmou. 

A última Maratona de Valência Trinidad Alfonso foi realizada no dia 3 de dezembro de 2023, com vitórias dos etíopes Sisay Lemma, com novo recorde da prova (2:01:48) e tornando-se o quarto homem mais rápido da história, e de Worknesh Degefa (2:15:51), recorde pessoal. A corrida registrou 20 novos recordes nacionais e mais de 60 atletas conseguiram o tempo da qualificação olímpica para Paris-2024, provando que é um lugar onde os atletas podem correr muito rápido. "Na rodada de imprensa pós-prova um patrocinador disse que vai pagar 1 milhão de euros pelo recorde mundial na prova de 2024. Vamos ver."

Adalberto Iriarte falou sobre a Maratona de Buenos Aires, que está em sua 22ª edição, tem 23 mil corredores e 35 países, percursos que passa por pontos históricos e shows de tango. "55% dos estrangeiros na prova são brasileiros", revelou.

O 2º Summit é uma parceria da Associação Brasileira de Organizadores de Corrida de Rua e Esportes Outdoor com a Confederação Brasileira de Atletismo e tem como objetivo conectar os stakeholders do mercado dos organizadores de eventos outdoor. Visa a aproximar os vários atores de instituições e empresas para troca de experiências e informações com especialistas nacionais e internacionais num ambiente de negócios.

O talk sobre Maratonas no Brasil, mediado por Guilherme Celso, presidente da ABRACEO, teve: James Jr - Maratona de Manaus; Paulo Carelli - SP City Marathon; Arthur Trauczynski - Maratona de Curitiba; Rafael Coelho - Maratona de João Pessoa; Anderson Oliveira - Maratona de Floripa; Ricardo Mendes - Maratona Nilson Lima Uberlândia. 

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 948245812 e Maiara Dias Batista - (11) 99127-2369.

Leia também...
25.10.2024

O evento será realizado na manhã deste domingo (27/10), na Escola Naval do Rio, com o objetivo de promover a prova que é uma das mais técnicas do atletismo e já levou o Brasil a pódios de Olimpíadas e Mundiais

25.10.2024

O símbolo de conquista é uma homenagem da comunidade do atletismo a um exemplo de resiliência e superação; atleta olímpica (Moscou-1980, Los Angeles-1984 e Seul-1988), campeã pan-americana do heptatlo (Caracas-1983), nove vezes campeã mundial máster se recupera de uma amputação do pé esquerdo

24.10.2024

As lições aprendidas com os trabalhos que obtiveram sucesso nacional e mundial, como os de Elson Miranda e Fabiana Murer, estão no centro do tema da mesa-redonda de sábado (26/10); as disputas da I Copa Nacional serão no domingo (27/10), na Escola Naval

23.10.2024

O campeonato será realizado em duas datas, dias 8 e 9 de novembro, na Villa La Angostura, e dias 22 e 23, na Villa de Merlo; o Brasil terá nove atletas (4 mulheres e cinco homens) nas categorias short trail, classic, vertical e sub-20