Capa

Lançamento do calendário de corridas de 2024 fecha Summit ABRACEO/CBAt

01.02.2024  |    354 visualizações

Paulo Carelli, da ABRACEO, apresentou um calendário com 956 provas que está disponível no site da entidade; no encerramento o destaque foi a importância das Federações de Atletismo, que emitem o selo bronze para os eventos

Bragança Paulista - O lançamento do calendário de corridas de rua 2024, produzido pela Associação Brasileira de Organizadores de Corrida de Rua e Esportes Outdoor (ABRACEO), com 856 provas e que será atualizado conforme se confirmem outras provas, encerrou o 2º Summit ABRACEO/CBAt, realizado terça e quarta (30 e 31/1) com o objetivo de conectar os stakeholders do mercado dos organizadores de eventos, aproximar instituições e empresas para troca de experiências e informações num ambiente de negócio.

"Com um calendário mais estruturado teremos um mercado mais organizado", destacou Paulo Carelli, CEO da Iguana Sports e diretor da ABRACEO. O calendário está disponível no site da associação: https://abraceo.com.br/calendario-de-provas/

Paulo Carelli, diretor da ABRACEO, apresentou alguns números sobre o perfil do público dos eventos outdoor com base em pesquisa da TicketSports, plataforma de inscrições. Dentre os dados estão: 4,2 milhões de inscrições em eventos de corrida de rua (82% do total) e esportes outdoor; 53% homens e 47% mulheres; a maioria tem entre 36 e 45 anos e a média de idade é 39 anos. "A estimativa é de 5 milhões de corredores de rua atualmente no Brasil? Pode ser, mas o fato é que não temos esse número, não temos uma pesquisa", disse Carelli.

Uma pesquisa que produzisse o perfil do atleta, dos organizadores e o impacto econômico das corridas seria importante para ajudar a entender o mercado e a tomada de decisões estratégicas. 

"Já tem data o Summit de 2025 - 28 e 29 de janeiro - e a gente quer voltar para a casa da CBAt", disse Guilherme Celso, presidente da ABRACEO, comemorando a parceria entre as entidades. Gui brincou dizendo que o auditório do Pequeno Mundo, projeto da Associação de mesmo nome vizinha da CBAt, ficou 'pequeno' e a Confederação terá de construir um maior até 2025. "É uma honra conhecer os presidentes de Federações e isso é muito positivo para o nosso mercado. Nós e CBAt, nós e Federações estarmos mais juntos e fazermos coisas ainda maiores."

O presidente do Conselho de Administração da CBAt Wlamir Motta Campos também agradeceu aos presidentes de Federações pela presença e voltou a reforçar a importância do Permit. "Essa conversa era necessária, um entendimento para quebrar muros e construir pontes", afirmou.

"Agora vamos colocar em prática, fomentar a necessidade do respeito às normas, de que todos os organizadores tenham a preocupação com o Permit, mas não por ser obrigado, mas por entender que além de assegurar a integridade e segurança para os atletas é um selo de qualidade, que agrega valor ao evento e se transforma em business. Estamos falando na busca de excelência neste grande mercado que é a corrida de rua."

Wlamir destacou que a parceria entre ABRACEO, CBAt e Federações é fundamental. "Podemos ser ainda muito maiores. Corrida de rua é atletismo."

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 948245812 e Maiara Dias Batista - (11) 99127-2369.

Leia também...
25.10.2024

O evento será realizado na manhã deste domingo (27/10), na Escola Naval do Rio, com o objetivo de promover a prova que é uma das mais técnicas do atletismo e já levou o Brasil a pódios de Olimpíadas e Mundiais

25.10.2024

O símbolo de conquista é uma homenagem da comunidade do atletismo a um exemplo de resiliência e superação; atleta olímpica (Moscou-1980, Los Angeles-1984 e Seul-1988), campeã pan-americana do heptatlo (Caracas-1983), nove vezes campeã mundial máster se recupera de uma amputação do pé esquerdo

24.10.2024

As lições aprendidas com os trabalhos que obtiveram sucesso nacional e mundial, como os de Elson Miranda e Fabiana Murer, estão no centro do tema da mesa-redonda de sábado (26/10); as disputas da I Copa Nacional serão no domingo (27/10), na Escola Naval

23.10.2024

O campeonato será realizado em duas datas, dias 8 e 9 de novembro, na Villa La Angostura, e dias 22 e 23, na Villa de Merlo; o Brasil terá nove atletas (4 mulheres e cinco homens) nas categorias short trail, classic, vertical e sub-20