Capa

Renan Gallina ganha pelo segundo ano a categoria revelação do Prêmio

24.03.2024  |    385 visualizações

Vanessa Sena foi a campeã entre as mulheres; os dois atletas brilharam nas categorias de base e Renan foi além: ganhou ouro nos 200 m e no revezamento 4x100 m dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, e foi semifinalista dos 200 m no Campeonato Mundial de Budapeste, na Hungria

 São Paulo – O paranaense Renan Gallina (AA Maringá-PR) e a paulistana Vanessa Sena dos Santos (AD Centro Olímpico-SP) ganharam o bicampeonato da categoria revelação do Prêmio Melhores do Ano Loterias Caixa de 2023, em cerimônia realizada na noite deste domingo (24/3), em São Paulo.

Vanessa adoeceu e não pode ir a festa, mas a entrega do prêmio a Renan Gallina teve a participação de estrelas do atletismo brasileiro medalhistas olímpicos com os revezamentos 4x100 m nos Jogos de Pequim-2008, feminino e masculino, Sydney-2000 e Atlanta-1996 masculino. Todas as premiações na Festa dos Melhores do Ano -2023 foram apadrinhas por campeões mundiais e medalhistas olímpicos, representando todos os integrantes do Programa Ídolos do Atletismo Loterias Caixa, um dos prograas mais antigo do movimento olímpico do Brasil.

Renan, de 20 anos, completados no dia 15 de março, é treinado pela professora Sandra Regina Crul. Em 2023, ganhou a medalha de ouro nos 200 m e integrou a equipe campeã do revezamento 4x100 nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Além disso, obteve a proeza de ser semifinalista nos 200 m no Campeonato Mundial de Budapeste, na Hungria, em agosto.

Pelo retrospecto, foi convocado para o Camping de Treinamento e Competições do Revezamento 4x100 m de 2024, que será realizado de 25 de março a 1 de maio, na cidade de Bradenton, na Flórida, Estados Unidos. A preparação visa o Mundial de Revezamentos das Bahamas, que será realizado de , qualificatório para os Jogos Olímpicos de Paris, em agosto.

“Tenho muito o que agradecer. à minha família, à minha treinadora e à equipe multidisciplinar, que me ajuda muito", disse Renan. "Tenho objetivos grandes em 2024 e tentar correr os 200 m abaixo dos 20 segundos."

Renan recebeu o Troféu de Revelação do Ano das mãos de Rosângela Santos e a premiação foi apadrinhada por ela e por Bruno Linz, Sandro Viana, José Carlos Moreira, o Codó,  Rosemar Coelho Neto e Thaissa Presti, dos revezamentos de 2008, e ainda por Arnaldo de Oliveira, André Domingos, Edson Luciano Ribeiro, Claudinei Quirino, Claudio Roberto de Souza e Vicente Lenílson, dos revezamentos de 1996 e 2000.

Vanessa Santos adoeceu e não conseguiu ir a festa, mas vai receber o seu troféu. Vanessa, de 18 anos, treinada por Ricardo de Souza Barros, é uma atleta jovem em ascensão na carreira e com muito potencial de crescimento. Ela mereceu esse reconhecimento do júri de especialistas. Vanessa foi ouro no Sul-Americano Sub-20 no salto em distância e no 4x100 e prata no Pan Sub-20 no salto em distância.

A atleta é recordista brasileira sub-18 do salto em distância, com 6,39 m (0.4), marca obtida no Campeonato Sul-Americano da categoria, em São Paulo. Ela também disputa provas de velocidade, com resultados muito positivos. Nascida a 30 de maio de 2005, foi campeã dos Jogos Sul-Americanos da Juventude, em Rosário, Argentina, e da Gymnasíade, na região da Normandia, na França.

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

 

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br; e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br.

 

Leia também...
25.10.2024

O evento será realizado na manhã deste domingo (27/10), na Escola Naval do Rio, com o objetivo de promover a prova que é uma das mais técnicas do atletismo e já levou o Brasil a pódios de Olimpíadas e Mundiais

25.10.2024

O símbolo de conquista é uma homenagem da comunidade do atletismo a um exemplo de resiliência e superação; atleta olímpica (Moscou-1980, Los Angeles-1984 e Seul-1988), campeã pan-americana do heptatlo (Caracas-1983), nove vezes campeã mundial máster se recupera de uma amputação do pé esquerdo

24.10.2024

As lições aprendidas com os trabalhos que obtiveram sucesso nacional e mundial, como os de Elson Miranda e Fabiana Murer, estão no centro do tema da mesa-redonda de sábado (26/10); as disputas da I Copa Nacional serão no domingo (27/10), na Escola Naval

23.10.2024

O campeonato será realizado em duas datas, dias 8 e 9 de novembro, na Villa La Angostura, e dias 22 e 23, na Villa de Merlo; o Brasil terá nove atletas (4 mulheres e cinco homens) nas categorias short trail, classic, vertical e sub-20