Capa

Atletismo é destaque no Prêmio CBDU Melhores do Ano 2023

28.03.2024  |    238 visualizações

Anny de Bassi, Letícia Nonato de Lima, Marlene Ewellyn Santos e Giovana Rosália dos Santos receberam seus troféus e foram homenageadas em festa realizada no Rio pelo desempenho nos Jogos Mundiais Univesitários de Chengdu, China, e pela temporada

Bragança Paulista - As atletas Anny Caroline de Bassi (IA Balneário Camboriú/FMEBC-SC), Giovana Rosália dos Santos (SESI-SP), Letícia Maria Nonato Lima (Praia Clube/Exército/Futel-MG) e Marlene Ewellyn Santos (Orcampi-SP) e foram reconhecidas pelo desempenho nos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu, na China, e também pela temporada 2023. A premiação Melhores do Ano, organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), foi realizada na noite de terça-feira (26/3), no Rio de Janeiro, para celebrar as conquistas de atletas de Instituições de Ensino Superior (IES) e Federações Universitários Estaduais (FUEs), com a presença de patrocinadores e parceiros.

As atletas do atletismo foram reconhecidas pela medalha de prata conquistada com o revezamento 4x400 m no Mundial Universitário de Chengdu, China. Marlene Santos também recebeu o troféu de destaque internacional. A atleta conquistou uma segunda medalha de prata no Mundial nos 400 m com barreiras, com 56.45, marca que a colocou nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, de onde trouxe outra medalha de prata na prova. Letícia Nonato foi destaque nacional por resultado no Brasileiro Universitário de 2023.

A Confederação Brasileira de Atlletismo (CBAt) também foi homenageada e o presidente do Conselho de Administração Wlamir Motta Campos participou da premiação às atletas.

Marlene disse que ficou bem feliz num evento "que estava incrível, tudo muito lindo" e em que conseguiu levar sua mãe, irmã e irmão. "Durante a caminhada ter o apoio da família é super importante. Vim para Campinas há seis anos e poder estar com eles nesse momento, tendo o feito da China reconhecido, foi muito bom. Dá um gás para seguir firme nos treinos buscando os meus objetivos. Ajuda e mostra que o trabalho feito tem dado resultado." Agradeceu ao treinador Evandro Lázari e a sua equipe de Campinas. 

Letícia Nonato, que treina com Antonio Nilson de Souza, fez uma excelente temporada também nas competições de clubes e pela seleção brasileira - integrou o revezamento 4x400 m misto que levou a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. A piauiense de Terezina, que mora em Timon, Maranhão, venceu os 200 m e os 400 m nos Jogos Universitários Brasileiro (JUBs), realizados em Brasília (DF), e também ganhou as duas distâncias no Campeonato Brasileiro Sub-23 de 2023.

"O prêmio é um evento muito legal, bonito, elegante, um momento diferente e é uma honra sermos homenageadas pela conquista. O Mundial foi uma competição muito intensa, boa e também muito bem organizada. Para mim, é uma honra esse reconhecimento pela conquista que obtivemos para o Brasil", disse Anny de Bassi, que treina com Diogo Mourão e é atleta de Balneário Camboriú, Santa Catarina.

Giovana Rosália dos Santos, de 23 anos - namorada do velocista Erik Cardoso, treinando para o Mundial de Revezamentos da Bahamas com a seleção, nos Estados Unidos -, foi medalhista de bronze no Mundial Sub-18 de Nairóbi, Quênia, em 2017, nos 400 m e de ouro com o revezamento 4x400 m misto. Giovana treina em Santo André com os treinadores Rosana Soares e Darci Ferreira.

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br; e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br.

 

Leia também...
25.10.2024

O evento será realizado na manhã deste domingo (27/10), na Escola Naval do Rio, com o objetivo de promover a prova que é uma das mais técnicas do atletismo e já levou o Brasil a pódios de Olimpíadas e Mundiais

25.10.2024

O símbolo de conquista é uma homenagem da comunidade do atletismo a um exemplo de resiliência e superação; atleta olímpica (Moscou-1980, Los Angeles-1984 e Seul-1988), campeã pan-americana do heptatlo (Caracas-1983), nove vezes campeã mundial máster se recupera de uma amputação do pé esquerdo

24.10.2024

As lições aprendidas com os trabalhos que obtiveram sucesso nacional e mundial, como os de Elson Miranda e Fabiana Murer, estão no centro do tema da mesa-redonda de sábado (26/10); as disputas da I Copa Nacional serão no domingo (27/10), na Escola Naval

23.10.2024

O campeonato será realizado em duas datas, dias 8 e 9 de novembro, na Villa La Angostura, e dias 22 e 23, na Villa de Merlo; o Brasil terá nove atletas (4 mulheres e cinco homens) nas categorias short trail, classic, vertical e sub-20