Capa

Eduardo de Deus vence 110 m com barreiras no último dia do Troféu Adhemar

07.04.2024  |    411 visualizações

O último dia de competições em Bragança Paulista também teve as vitórias de Andessa de Morais no lançamento do disco e a disputa do salto triplo, prova do bicampeão olímpico Adhemar Ferreira da Silva, que deu nome ao Troféu

Bragança Paulista - O último dia de disputas do Troféu Adhemar Ferreira da Silva Loterias Caixa de Atletismo, neste domingo a tarde (7/4), em Bragança Paulista, foi marcado por muitas finais e resultados bons. Eduardo de Deus (Praia Clube/Exército/Futel-MG) conquistou o ouro nos 110 m com barreiras com 13.35 (-2.3 m/s), seguido por Thiago Resende Ornelas dos Santos (AETA - Atletismo Taubaté), com 13.68, e por Jonathas Brito (ORCAMPI-SP), que fez 13.84.

"Quando eu passei a última barreira, estava acabando os 12 segundos e achei que ia dar (o índice olímpico). Até cheguei a apontar o cronômetro…Se não fosse o vento, acho que teria dado bem abaixo do índice", disse Eduardo de Deus, que pegou um forte vento contra. "Mas agora é pegar uma 'carguinha' a mais de treino, como foco no Ibero-Americano", acrescentou. “Acredito que dá para bater não só o índice, como o recorde brasileiro. Já igualei o dos 60 m (com barreiras), agora a meta é igualar ou pelo menos bater o dos 110.”

O índice olímpico definido pela World Athletics para os 110 m com barreiras é 12.77. E o Ibero-Americano de Atletismo será realizado e Cuiabá, Mato Grosso, de 10 a 12 de maio.

Eduardo de Deus contou que teve apenas um curto período de descanso após os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, no fim de 2023. "Fiquei longe da minha família e dos meus cachorros - foi um pouco difícil - para ficar treinando em São Paulo porque não tem pista onde minha mãe mora. Mas isso me valeu muito a pena, o resultado está aí.”

Nos 110 m feminino, a medalha de ouro foi conquistada por Ketiley Batista (ASPMP-SP), com 13.20 (-0.6 m/s), seguida por Lays Cristina Rodrigues Silva (Corville-SC), com 13.52, e por Adelly Oliveira Brito (Praia Clube/Exército/Futel-MG), com 13.55.

Andressa Oliveira de Morais (Pinheiros-SP) conquistou a medalha de ouro no lançamento do disco com a marca de 59,03 m. “Sempre dá para melhorar, mas uma vitória é sempre bem-vinda. Eu estou em busca do índice olímpico e o ano está só começando. Mês que vem tem Ibero-Americano e eu espero que essa marca saia. Esse ano eu estou muito bem e acredito que dá para bater o índice”, disse Andressa. 

Lidiane Milena Cansian (ORCAMPI-SP) ganhou a medalha de prata, com 51.31, e Gabriela Otsubo Camilo dos Santos (Santana de Parnaíba-SP.) a de bronze, com 49.62.

Lucas Conceição Villar (SESI - SP), com 20.79, e Gabriela Silva Mourao (Pinheiros-SP), com 23.94 (-1.6 m/s) foram os campeões dos 200 m. 

SALTO TRIPLO - Kauam Kamal Aleixo Bento (ECPG-SP), com 16.56 m, e Gabriele Sousa dos Santos (Pinheiros-SP), com 13,97 m, foram os atletas que conquistaram o salto triplo, prova em que Adhemar Ferreira da Silva, que dá nome ao Troféu, foi bicampeão olímpico (Helsinque-1952 e Melbourne-1956).

"Estou feliz pelos resultados e na expectativa de quebrar essa barreira dos 14 metros. Estou  animada para as próximas competições. O que mais esperamos é melhorar a marca. Os nossos grandes objetivos são entrar para os Jogos Olímpicos, confirmar a vaga e ganhar uma medalha no Ibero-Americano", comentou Gabriele.

Disse ainda que se sentiu orgulhosa por disputar um Troféu em homenagem a Adhemar Ferreira da Silva. "Um homem negro e em condições complicadas ser campeão, recordista e no tempo em que ele foi... Ele rompeu barreiras, criou a nossa volta olímpica. É um orgulho muito grande ser triplista, mulher, negra e estar no campeonato do Adhemar."

Para todos os resultados CLIQUE AQUI

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br). 

Leia também...
25.10.2024

O símbolo de conquista é uma homenagem da comunidade do atletismo a um exemplo de resiliência e superação; atleta olímpica (Moscou-1980, Los Angeles-1984 e Seul-1988), campeã pan-americana do heptatlo (Caracas-1983), nove vezes campeã mundial máster se recupera de uma amputação do pé esquerdo

24.10.2024

As lições aprendidas com os trabalhos que obtiveram sucesso nacional e mundial, como os de Elson Miranda e Fabiana Murer, estão no centro do tema da mesa-redonda de sábado (26/10); as disputas da I Copa Nacional serão no domingo (27/10), na Escola Naval

23.10.2024

O campeonato será realizado em duas datas, dias 8 e 9 de novembro, na Villa La Angostura, e dias 22 e 23, na Villa de Merlo; o Brasil terá nove atletas (4 mulheres e cinco homens) nas categorias short trail, classic, vertical e sub-20

22.10.2024

As principais competições nacionais já têm datas definidas - o Troféu Brasil, maior competição interclubes da América Latina será de 21 a 24 de agosto; os detalhes estão na Nota Oficial 160/2024 para que os interessados em receber os eventos possam manifestar a intenção até o dia 29 de novembro