Capa

Lissandra afirma que Ibero em casa é motivação pelo índice olímpico

23.04.2024  |    363 visualizações

Quatro atletas do Mato Grosso integram a seleção brasileira que disputa o campeonato de países onde o idioma é espanhol e português, de 10 a 12 de maio, por vaga nos Jogos do Paris-2024 e pela emoção de estar perto de uma torcida especial que inclui familiares e amigos

Bragança Paulista - A saltadora Lissandra Maysa Campos, de 22 anos, está ansiosa para a disputa do Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, de 10 a 12 de maio, na pista do Centro de Treinamento da Universidade Federal do Mato Grosso, em Cuiabá. Está treinando duro para obter uma ótima marca no salto em distância - "até o índice olímpico (6,86 m)", comenta - e com a família na arquibancada. Lissandra disse que até van alugada virá de sua cidade natal Nossa Senhora do Livramento para Cuiabá com a mãe Jucileide, familiares e amigos, torcida que vai tomar as arquibancadas pelo seu sucesso. No estádio, a entrada é franca, e a competição será transmitida ao vivo pelo Canal Olímpico do Brasil.

Lissandra, que começou em brincadeiras de rua e em recreação na praça, e correndo aos 12 anos em provas kids como a Maratoninha da Caixa e a Corrida de Reizinho - "ganhei umas 13 bicicletas", relembra - chegou para treinar no Instituto Vicente Lenílson Atletismo em 2014. "Saltava 4,86 m e depois de dois meses fez 5,20 m no Brasileiro Escolar, com apenas 13 anos", comentou a treinadora Maria Aparecida de Souza Lima, a Cida, que foi atleta olímpica do salto triplo em Atlanta-1996. "Como única mulher mato-grossense a ir para uma Olimpíada quero passar o bastão para a Lissandra", acrescenta Cida. 

Mas a treinadora disse que aprendeu com Aristides Junqueira, o Tide, já falecido e com quem trabalhou por 24 anos, a respeitar as faixas etárias dos atletas, como é o caso de Lissandra que compete com ela desde os sub-16. "Mas ela está preparada tanto na parte física como psicológica e o salto longo está perto", comenta Cida.

Lissandra também acha que pode fazer o índice olímpico. "Tem saído beirando nos treinos. Eu sempre sonho com a Olimpíada, desde que eu entendi o que é o atletismo", disse a saltadora que ainda bem jovem teve a experiência de ir ao Mundial de Budapeste, Hungria, em 2023. A sua melhor marca é 6,69 m (-1,4), do Troféu Adhemar Ferreira da Silva, do ano passado, recorde brasileiro e sul-americano na categoria sub-23.

"Da tarde para a noite não vai estar muito calor, todo mundo já vai ter saído do trabalho e vem assistir - aqui as pessoas gostam de atletismo - e posso conseguir uma boa marca", completa Lissandra, que lidera o Ranking Brasileiro Adulto com 6,67 m, marca feita em Cuiabá, em março.

A seleção brasileira terá 90 atletas (45 no feminino e 45 no masculino) e quatro deles são do Mato Grosso. Além de Lissandra, Jânio Marcos Gonçalves Varjão (Barra do Garças), dos 800 m, Wendell Jeronimo Souza (ACORR), dos 5.000 m e 10 km corrida de rua, também de Barra do Garças, e Almir Cunha dos Santos (Sogipa-RS), do salto triplo, que nasceu em Matupá, foi criado em Peixoto de Azevedo e é radicado em Porto Alegre.

O Ibero-Americano reúne a cada dois anos atletas de países ou territórios onde o português ou espanhol são as línguas predominantes. Um total de 23 países confirmaram presença na competição pré-olímpica. Está em pauta a briga pelos índices da World Atlhetics ou pontos no Ranking Mundial na corrida para ir aos Jogos Olímpicos de Paris-2024 - o atletismo será disputado de 1 a 11 de agosto.

O Campeonato Ibero-Americano de Atletismo é uma competição da Associação Ibero-Americana de Atletismo (AIA), com realização do Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e do Governo do Estado do Mato Grosso, e parcerias com a Federação de Atletismo do Mato Grosso (FAMT), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e SESI-MT.

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).

 

Leia também...
24.10.2024

As lições aprendidas com os trabalhos que obtiveram sucesso nacional e mundial, como os de Elson Miranda e Fabiana Murer, estão no centro do tema da mesa-redonda de sábado (26/10); as disputas da I Copa Nacional serão no domingo (27/10), na Escola Naval

23.10.2024

O campeonato será realizado em duas datas, dias 8 e 9 de novembro, na Villa La Angostura, e dias 22 e 23, na Villa de Merlo; o Brasil terá nove atletas (4 mulheres e cinco homens) nas categorias short trail, classic, vertical e sub-20

22.10.2024

As principais competições nacionais já têm datas definidas - o Troféu Brasil, maior competição interclubes da América Latina será de 21 a 24 de agosto; os detalhes estão na Nota Oficial 160/2024 para que os interessados em receber os eventos possam manifestar a intenção até o dia 29 de novembro

22.10.2024

A nota oficial 159/2024 trouxe informes sobre o Campeonato Sul-Americano de Trilha e Montanha, em novembro, o Mundial de Ultramaratona (100 Km), em dezembro, os Sul-Americanos Indoor e Adulto e o Mundial de Revezamentos, em 2025; o barreirista Eduardo de Deus tem foco no Sul-Americano Indoor