Capa

Pinheiros é o campeão do Troféu Brasil 2024

30.06.2024  |    1.151 visualizações

O clube venceu na classificação geral, no feminino e no masculino para conquistar o seu nono título consecutivo na competição, com Praia Clube-Exército-Futel em segundo e Orcampi em terceiro; Viviane Lyra, da marcha atlética, e Luiz Maurício, do lançamento do dardo, foram os melhores atletas

São Paulo - O EC Pinheiros é o campeão do Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa de Atletismo 2024, após quatro dias de competições realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. O clube paulista conquistou o seu nono título consecutivo neste domingo (30/6) ao somar 542 pontos, vencendo também nos naipes feminino (284) e masculino (258).

O Praia Clube-Exército-Futel, de Uberlândia (MG) foi o vice-campeão brasileiro com 403 pontos e também conquistou a segunda colocação no pódio feminino de clubes (176) e masculino (227). A Orcampi, de Campinas (SP) foi a terceira colocada no geral (147 pontos) e no naipe feminino (84) e no masculino (63).

 Os melhores atletas do Troféu Brasil, eleitos por um júri técnico por suas performances, foram  dois atletas do Praia Clube-Exército-Futel: Luiz Maurício da Silva com o ouro, índice olímpico e recorde sul-americano no lançamento do dardo (85,57 m) e Viviane Lyra com 1:30.38.3 para os 20.000 m, recorde brasileiro e da competição para a pista.

"A competição superou as nossas expectativas. O evento foi um sucesso de público no Centro Paralímpico Brasileiro, uma estrutura elogiada pelos atletas. Foi bom para quem veio participar, para quem veio prestigiar o evento e para a competição também", afirmou Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo.

"Como era de se esperar foi um Troféu muito forte, com muita coisa em jogo por ser a última possibilidade de obtenção de pontos no ranking e de indices para Paris. Os atletas aproveitaram bastante e agora vamos aguardar a quarta-feira, o fechamento do ranking e a definição da nossa delegação olímpica", acrescentou Wlamir, destacando também a homenagem a João do Pulo, que estampou a medalha da competição. "O evento foi bem executado, tivemos resultados, performance e o tempo ajudou, com exceção do frio de domingo."

Iziane Marques, secretária Nacional de Esportes de Alto Desempenho esteve no CPB neste domingo (30/6). "O Troféu Brasil de Atletismo é um evento importante por valer o índice, a pontuação no ranking. A gente viu também a excelência da CBAt nesse evento realizado num lugar maravilhoso também que é o Comitê Paralímpico", comentou. Disse que estará apenas na cerimônia de abertura da Olimpíada com o ministro do Esporte André Fufuca, mas vai acompanhar o atletismo, a Confederação que "leva mais atletas e tem muitos inscritos no Bolsa Atleta" do Governo Federal. "Vou torcer pelo atletismo!" 

Todos os resultados estão disponíveis no minissite do Troféu Brasil – o acesso é pela home do site www.cbat.org.br

MINISSITE DO TROFÉU BRASIL

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).

Leia também...
17.09.2025

A competição será realizada de 3 a 5 de outubro, em Villavicencio, Colômbia, com a presença de 18 países e atletas que estão entre os seis melhores do Ranking Top List Pan-Americano

16.09.2025

Campeão mundial em 2022, barreirista brasileiro busca mais um pódio no palco onde conquistou a primeira de suas duas medalhas olímpicas: final será na manhã de sexta-feira (19/9), às 9h15 (no horário de Brasília)

15.09.2025

Alison dos Santos, Matheus Lima e Guilherme Viana, nos 400 m, e Thiago Resende e Eduardo de Deus, nos 110 m, fizeram boas eliminatórias nas provas de barreiras e brigam por um lugar na final na competição japonesa

14.09.2025

Em temporada de grandes resultados, saltadora participa da disputa de medalhas em Tóquio na manhã de quarta-feira (17/9), pelo horário de Brasília; última finalista foi Fabiana Murer, em Pequim-2015, quando foi vice-campeã mundial com recorde sul-americano