São Paulo - O EC Pinheiros é o campeão do Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa de Atletismo 2024, após quatro dias de competições realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. O clube paulista conquistou o seu nono título consecutivo neste domingo (30/6) ao somar 542 pontos, vencendo também nos naipes feminino (284) e masculino (258).
O Praia Clube-Exército-Futel, de Uberlândia (MG) foi o vice-campeão brasileiro com 403 pontos e também conquistou a segunda colocação no pódio feminino de clubes (176) e masculino (227). A Orcampi, de Campinas (SP) foi a terceira colocada no geral (147 pontos) e no naipe feminino (84) e no masculino (63).
Os melhores atletas do Troféu Brasil, eleitos por um júri técnico por suas performances, foram dois atletas do Praia Clube-Exército-Futel: Luiz Maurício da Silva com o ouro, índice olímpico e recorde sul-americano no lançamento do dardo (85,57 m) e Viviane Lyra com 1:30.38.3 para os 20.000 m, recorde brasileiro e da competição para a pista.
"A competição superou as nossas expectativas. O evento foi um sucesso de público no Centro Paralímpico Brasileiro, uma estrutura elogiada pelos atletas. Foi bom para quem veio participar, para quem veio prestigiar o evento e para a competição também", afirmou Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo.
"Como era de se esperar foi um Troféu muito forte, com muita coisa em jogo por ser a última possibilidade de obtenção de pontos no ranking e de indices para Paris. Os atletas aproveitaram bastante e agora vamos aguardar a quarta-feira, o fechamento do ranking e a definição da nossa delegação olímpica", acrescentou Wlamir, destacando também a homenagem a João do Pulo, que estampou a medalha da competição. "O evento foi bem executado, tivemos resultados, performance e o tempo ajudou, com exceção do frio de domingo."
Iziane Marques, secretária Nacional de Esportes de Alto Desempenho esteve no CPB neste domingo (30/6). "O Troféu Brasil de Atletismo é um evento importante por valer o índice, a pontuação no ranking. A gente viu também a excelência da CBAt nesse evento realizado num lugar maravilhoso também que é o Comitê Paralímpico", comentou. Disse que estará apenas na cerimônia de abertura da Olimpíada com o ministro do Esporte André Fufuca, mas vai acompanhar o atletismo, a Confederação que "leva mais atletas e tem muitos inscritos no Bolsa Atleta" do Governo Federal. "Vou torcer pelo atletismo!"
Todos os resultados estão disponíveis no minissite do Troféu Brasil – o acesso é pela home do site www.cbat.org.br.
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
Pela Nota Oficial 188/2024, foram passadas as datas limite da pré-inscrição para a competição em pista coberta: dia 23 de dezembro de 2024 para as provas combinadas e 6 de janeiro de 2025 para as demais; os interessados devem oficializar junto a CBAt
A entidade dirigente do atletismo mundial também informou os programas horários do Mundial de Revezamentos - que terá o 4x100 m misto como novidade - , em maio, e do Mundial de Corridas de Rua, em setembro
Ele conta que precisou de quatro Jogos Olímpicos - Londres 2012, Rio 2016, Toquio 2021 e Paris 2024 - para conquistar a sonhada medalha; no caminho aprendeu várias lições, a principal delas: "Não desista de seus sonhos e trabalhe!"
O brasiliense da marcha atlética foi também o Atleta da Torcida e o Melhor do Ano no Atletismo e saiu carregado do Rio de Janeiro: recebeu os três troféus na cerimônia do Oscar do esporte brasileiro, o Prêmio Brasil Olímpico do COB, realizada na noite desta quarta-feira (11/12)