Capa

Comissão de Atletas da CBAt participa de audiência pública na Comissão de Esportes

O atletismo esteve representado por Cleiton Cezário Abrão no encontro realizado na Câmara dos Deputados em Brasília (DF) que debateu a representação dos atletas nas confederações do movimento olímpico brasileiro; a agenda ainda incluiu visitas a ABCD e ao Ministério do Esporte

04.07.2024  |  169 visualizações

Bragança Paulista - A Comissão de Atletas da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), representada pelo presidente Cleiton Cezário Abrão, participou na última terça-feira (2/7), de audiência pública realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), para debater com os representantes de comissões de atletas de confederações olímpicas a participação e a governança nas entidades. O debate foi coordenado pelos deputados Luiz Lima, Maurício do Vôlei e Douglas Viegas. 

"Foi fantástico tratar dos avanços do trabalho das comissões de atletas. Tivemos a oportunidade de falar sobre o trabalho da comissão do atletismo que tem paridade de gênero, participação nas decisões dos Conselhos Técnico e de Administração da CBAt, mostrar o que os atletas têm feito e também ouvir outras comissões", ressaltou Cleiton, atleta do meio fundo, atualmente treinador do São Paulo FC. 

A Comissão de Atletas da CBAt tem Cleiton na presidência, Jaqueline Beatriz Weber é vice-presidente e os membros são: Allan Wolski, Cisiane Dutra Lopes, Elianay Pereira Barbosa, Kleidiane Barbosa Jardim, Kelvin Vieira de Jesus, Sophia Laura do Amaral Salvi e Pedro Honório Nascimento.

"Somos nove integrantes na Comissão de Atletas - cinco mulheres e quatro homens - e a gente participa ativamente do Conselho Técnico da nossa confederação - critérios de convocação, programas horários, locais de competições, de tudo o que gira em torno dos atletas. E no Conselho Administrativo também. Os atritos existem, claro, mas temos diálogo constante e buscamos mostrar a visão do atleta para a gestão", disse Cleiton na audiência.

Observou ainda que os representantes dos atletas participam "de todas as missões", indo aos Brasileiros para conversar e produzir relatórios com pontos positivos e negativos. "Os atletas passaram a nos conhecer, principalmente os da base."

Reforçou a preocupação que a Comissão tem com a equidade de gênero e foco em temas relevantes como abuso e assédio sexual. E sobre a vontade de ter mais atletas interessados em participar das comissões. "É preciso fazer com que os nossos pares sejam mais participativos, fazer com que as políticas sejam pensadas também por nós."

Cleiton ainda cumpriu uma agenda em Brasília, ao lado do presidente do Conselho Administrativo da CBAt Wlamir Motta Campos e do assessor Institucional Ricardo Vidal, que incluiu encontro com o deputado Douglas Viegas na Câmara Federal e visita ao gabinete da senadora Leila Barros.

Também foram recebidos na sede da Autoridade Brasileira de Controle de Doping (ABCD), pela presidente Adriana Taboza, e no Munistério do Esporte, por Iziane Marques, secretária Nacional de Esportes de Alto Desempenho, e Diogo Silva, coordenador Geral de Esporte de Base e de Alto Desempenho.

"Foi bem produtiva a agenda. Pudemos falar sobre o trabalho para que os testes antidoping aos atletas olímpicos que estarão em Paris fossem realizados e o reajuste de 10% na Bolsa Atleta, entre outros assuntos. Vi também a importância de a CBAt ter um assessor institucional em Brasília, para o encaminhamento de temas como o pemit (corridas de rua) na Lei Geral do Esporte", apontou Cleiton.

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).

Cleiton Cesário Abrão, na Câmara pela Comissão de Atletas
(Divulgação)

Na audência da Câmara Federal sobre comissões de atletas
(Divulgação)

Leia também...

23.07.2024

Darlan Romani pede dispensa por questões médicas e não disputa Jogos Olímpicos de Paris-2024

Campeão mundial e finalista olímpico passará por cirurgia na região lombar; parte da delegação, composta por 18 atletas, deixa o Brasil nesta terça-feira (23/7) rumo a aclimatação em Portugal

21.07.2024

Há 100 anos, em Paris, atletismo do Brasil iniciava sua história nos Jogos Olímpicos

Atletismo brasileiro fez sua primeira participação olímpica nos Jogos de Paris, em 1924, com uma delegação de oito atletas; um século depois, Brasil volta à terceira Olimpíada na capital francesa com 19 medalhas conquistadas

20.07.2024

Alison dos Santos encerra preparação olímpica com vitória na Diamond League de Londres

Medalhista olímpico e campeão mundial, brasileiro dos 400 m com barreiras conquistou a 5ª vitória em seis provas no principal circuito do atletismo mundial; agora, segue para camping na Turquia antes de ir para a Vila Olímpica de Paris

19.07.2024

Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-16 será em novembro, em João Pessoa

A competição será realizada na pista da Vila Olímpica Parahyba, na capital, de 1 a 3 de novembro; a data inicial foi alterada por causa do calendários das eleições municipais e as restrições impostas pela legislação eleitoral

Entre em contato