Érica Sena (Pinheiros-SP) foi a melhor brasileira na prova feminina da marcha atlética de 20 km. A atleta de 39 anos terminou a disputa em Paris-2024 na 13ª posição (1:29:32) e anunciou sua despedida olímpica. A atleta pernambucana teve uma pausa na carreira para o nascimento do filho Kylian, em junho de 2022, e voltou da gestação para sua terceira participação olímpica.
"Eu tive apoio da minha equipe e da minha família, que me ajudou e eu pude voltar a treinar. Hoje encerro meus últimos Jogos Olímpicos muito feliz, com coração cheio de gratidão. Minha evolução foi muito grande, brigar por uma medalha em Tóquio foi histórico. Agora o Brasil é uma potência na marcha. Pela primeira vez com uma equipe completa, é extraordinário. Ganhamos uma medalha olímpica, a primeira, então é só comemorar", disse a marchadora à imprensa em Paris.
Estreante nos Jogos, Viviane Lyra (Praia Clube-Exército-Futel-MG), que até a metade da prova estava à frente de Érica, recebeu a terceira advertência no km 11, quando era 13ª, e foi para o pit lane no km 12 - após os dois minutos de punição, voltou no 28º lugar e terminou em 18º (1:30:31).
A atleta carioca volta a competir no dia 7 de agosto (quarta-feira), às 2h30 (de Brasília), na maratona de marcha em revezamento misto, prova que estreia no programa olímpico, em parceria com o vice-campeão olímpico Caio Bonfim.
Também em sua primeira Olimpíada, Gabriela Muniz (CASO-DF) foi 36ª (1:35:50).
A chinesa Jiayu Yang, recordista mundial, liderou a prova inteira e conquistou o ouro com 1:25:54. Campeã mundial, a espanhola Maria Perez foi prata (1:26:19). Jemima Montag, da Austrália, conquistou o bronze (1:26:25) e bateu o recorde da Oceania.
Acompanhe a programação e os resultados do atletismo em Paris
Acesse o Guia de Imprensa da equipe brasileira nos Jogos Olímpicos de 2024
A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
O presidente do Conselho de Administração da CBAt Wlamir Motta Campos foi convidado para ir a Brasília para debater a Lei de Incentivo ao Esporte e as regras de uso de pistas de atletismo no País
Também os troféus aos clubes campeões são inspirados na única mulher na Olimpíada de Tóquio 1964, dona do melhor resultado olímpico feminino de todos os esportes até 1996, por 32 anos, e do atletismo por mais de quatro décadas; foi campeã brasileira várias vezes nos anos 60 e 70
O período de registro das candidaturas é de 25 dias - prossegue até o dia 18 de julho - e as inscrições são para: 1 atleta ou medalhista olímpico para compor o Conselho de Administração, um membro suplente para o Conselho Fiscal e 3 integrantes para o Conselho de Ética (1 efetivo e 2 suplentes)
A competição será realizada de 31 de julho a 3 de agosto, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, com entrada gratuita e transmissão ao vivo no Time Brasil e Canal Olímpico; uma oportunidade para a obtenção de índices e soma de pontos para o Mundial