Capa

Alison dos Santos e Matheus Lima estão na semifinal dos 400 m com barreiras em Paris-2024

Bronze em Tóquio-2020, Piu está curtindo a experiência do estádio olímpico lotado e tingiu o cabelo de roxo, mesma cor da pista; volta ao Stade de France na quarta-feira (7/8), às 14h35 (de Brasília), na companhia do estreante Matheus, que seguiu o instinto e abriu mão dos 400 m rasos

05.08.2024  |  746 visualizações

O Brasil terá dois representantes na semifinal dos 400 metros com barreiras. Alison dos Santos, o Piu, e Matheus Lima (ambos do Pinheiros-SP) passaram bem pelas eliminatórias disputadas na manhã desta segunda-feira (5/8) e voltam ao Stade de France na quarta-feira (7/8), às 14h35 (horário de Brasília).

Piu foi o primeiro a entrar na pista, na 3ª série, e passou pela eliminatória com a terceira posição – fez 48.75. Medalha de bronze em Tóquio-2020 (46.72) e campeão mundial em Eugene-2022 (46.29, recorde pessoal, brasileiro e sul-americano), Alison chegou na disputa olímpica como o segundo melhor do mundo na temporada, com a marca de 46.63, obtida na Diamond League de Oslo, em 30 de maio.

Alison, de 24 anos, está aproveitando toda a experiência que não teve em Tóquio, já que, por causa da pandemia de covid-19, subiu ao pódio em um estádio sem público. "A atmosfera está incrível. Quando entrei na pista, geral gritando para a prova, foi lindo. Essa experiência é mágica", afirmou. 

Sobre a prova, disse que, na eliminatória, é fazer o necessário para passar, sem gastar muita energia. "A final é o objetivo, mas tem que chegar lá, não se pode descartar eliminatória ou semifinal. Esse round foi mais para sentir a pista, ficar confortável e saber o que posso fazer na próxima corrida". Alison também confirmou que a pista está muito rápida. "Tem que ter cuidado para não atropelar as barreiras."

Sempre descontraído, Alison chegou à Olimpíada com o cabelo tingido de roxo, no mesmo tom da pista do Stade de France. "Prometi que ia pintar hoje e cumpri. Sou um homem de palavra!", brincou.

Na 5ª e última série, Matheus Lima fez o 2º tempo (48.90) e garantiu a passagem de fase em sua estreia olímpica. O cearense de 21 anos também tinha índice para os 400 metros, mas optou pela prova de barreiras.

"Estou muito feliz de estar aqui. É um sonho realizado, mas não totalmente, porque eu quero a final. Por mais que meus adversários estejam em um nível mais forte que eu, vou buscar medalha. Não tenho medo de ninguém", afirmou o atual campeão dos Jogos Pan-Americanos.

A decisão de correr nos 400 m com barreiras foi do "instinto", apoiada pelo treinador Sanderlei Parrela. "Eu e meu treinador passamos meses pensando nisso. Passei dois meses competindo na Europa para tentar definir. Meu instinto dizia que era os 400 m com barreiras. No fim, foi uma decisão minha, e ele confiou."

Matheus disse que, há 10 dias, sentiu a posterior da coxa. "Desde que cheguei aqui, estou sem treinar. Mas ontem recebi uma mensagem da Lili, esposa do meu treinador, para confiar em Deus e que tudo iria dar certo. E fui para cima classificar".

Acompanhe a programação e os resultados do atletismo em Paris

Acesse o Guia de Imprensa da equipe brasileira nos Jogos Olímpicos de 2024

A Newon é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).

Leia também...
23.10.2024

O campeonato será realizado em duas datas, dias 8 e 9 de novembro, na Villa La Angostura, e dias 22 e 23, na Villa de Merlo; o Brasil terá nove atletas (4 mulheres e cinco homens) nas categorias short trail, classic, vertical e sub-20

22.10.2024

A nota oficial 159/2024 trouxe informes sobre o Campeonato Sul-Americano de Trilha e Montanha, em novembro, o Mundial de Ultramaratona (100 Km), em dezembro, os Sul-Americanos Indoor e Adulto e o Mundial de Revezamentos, em 2025; o barreirista Eduardo de Deus tem foco no Sul-Americano Indoor

22.10.2024

Foram chamados 67 atletas (32 mulheres e 35 homens) que competirão de 6 a 8 de dezembro na cidade argentina de San Luis, alguns deles pela primeira vez, na categoria que é a porta de entrada para o atletismo internacional; o anúncio da equipe foi feito ao vivo pela TV Atletismo Brasil

18.10.2024

O campeonato interclubes da categoria - 13 a 15 anos - que é a porta de entrada nos eventos nacionais será realizado de 1 a 3 de novembro, na Vila Olímpica Parayba, em João Pessoa; as disputas terão transmissão ao vivo da TV Atletismo Brasil